Governadores de direita e centro-direita, incluindo Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC), articularam uma comitiva para visitar o Rio de Janeiro em apoio ao governador Cláudio Castro (PL).
A iniciativa ocorre em meio à crise de segurança deflagrada pela megaoperação policial.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/p89bQeyWBNQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:01Os governadores estão se organizando e devem ir ao Rio de Janeiro prestar apoio a Cláudio Castro.
00:07Repórter Matheus Dias traz as informações agora.
00:11Eu falei os governadores, mas agora eu te pergunto quais governadores devem ir até o Rio de Janeiro prestar solidariedade a Cláudio Castro.
00:19Bem-vindo, Matheus. Boa noite.
00:23Oi, Tiago. Boa noite pra você. Boa noite a quem nos acompanha.
00:25A gente fala então de três governadores da direita, tanto Ronaldo Caiado, governador de Goiás, quanto Romeu Zema, governador de Minas Gerais e Jorginho Mela, governador de Santa Catarina.
00:35Isso tudo acontece então no dia seguinte à mega operação no Rio de Janeiro, nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou mais de 100 mortos pelo caminho.
00:44Por mais que Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, tenha julgado que a operação foi um sucesso, o Estado, pelo menos pra esses outros governadores, é de alerta.
00:53E Ronaldo Caiado foi o primeiro deles a mostrar apoio ao Rio de Janeiro e dizer que todos os governadores estarão amanhã no Estado Carioca reunidos pra prestar apoio não só a Cláudio Castro, mas também a população do Rio.
01:07Vamos ouvir.
01:07Acreditamos que amanhã, que está sendo organizado neste momento pelo governador Jorge Gilmela, estaremos todos nós no Rio de Janeiro para prestar solidariedade ao governador Cláudio Castro e ao mesmo tempo também oferecer um apoio ali às forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro.
01:27Para vocês terem uma ideia, nós temos que entender que o Rio de Janeiro hoje é um local onde todas as lideranças do Comando Vermelho do Brasil estão ali concentradas, porque ali eles têm um verdadeiro espaço totalmente dominado e imune a qualquer ação da justiça ou da lei do Brasil.
01:47O momento é de solidariedade pra poder devolver o Rio de Janeiro aos cariocas e também àqueles que vivem nessa região que estão hoje subordinados a esta violência do narcotráfico.
01:58Na mesma linha, quem também se posicionou foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
02:06Ele disse que o momento é de prestar apoio às forças policiais no Rio de Janeiro, que estiveram à frente da operação, mas também à população que ficou no meio de todo esse fogo cruzado.
02:18Vamos ouvir.
02:18Estamos alinhando uma ida ao Rio de Janeiro quanto antes, preferencialmente quinta-feira, para prestarmos solidariedade ao governador Cláudio Castro, para as forças de segurança do Rio, que tiveram perdas, e também para a população que tem vivido esse clima de terror.
02:41Esse terror tem sido algo contínuo no Brasil, infelizmente, há muito tempo.
02:50Nós já vivemos uma guerra e espero que o que aconteceu no Rio sirva para iniciar um movimento que venha a terminar com essa perda de vidas que acomete o Brasil há décadas.
03:06Jorginho Melo, governador de Santa Catarina, foi além, viu, Tiago?
03:13Ele disse que agora é o momento também de não deixar que as forças criminosas, que o crime organizado se reagrupe e tente dominar ainda mais setores, mais territórios do Rio de Janeiro, na cidade e também no Estado como um todo.
03:27Os Estados precisam estar unidos para enfrentar o crime organizado, hoje o Rio de Janeiro, se a coisa não for contida, amanhã vai se espalhar pelo Brasil, por isso que Santa Catarina e os outros governadores precisam trabalhar juntos.
03:48É uma união operacional da sociedade contra o crime organizado e sobre isso é que vamos discutir amanhã no Rio, formas de unir nossas inteligências, nossas estratégias e nossas ações.
04:05Pois é, Tiago, o balanço da operação até agora, pelo menos os números mais atualizados, falam de 132 mortes que aconteceram tanto no Complexo da Penha quanto do Alemão na operação de ontem.
04:20Operação essa que foi promovida pelo governo Cláudio Castro na tentativa de minar ali mais domínio do Comando Vermelho.
04:28Fala-se muito sobre uma nova tentativa da organização criminosa de dominar mais territórios no Rio de Janeiro, no caso seria o território do Jacarepaguá, seria um território que a inteligência das forças policiais do Rio de Janeiro tiveram acesso,
04:42que seria uma área que seria boa para o tráfico de drogas, seria útil para os traficantes usarem, por isso o governo então se adiantou junto com as forças policiais para tentar minar essa ação.
04:53E além disso, apreender muitos fuzis que estavam em posse das forças criminosas, viu Tiago?
04:59Em relação aos governadores, são governadores mais alinhados ideologicamente ao governador do Rio de Janeiro, a gente, claro, vai acompanhar essa reunião amanhã.
05:07Matheus Dias com as últimas informações, bom trabalho para vocês.
Seja a primeira pessoa a comentar