Apesar da crise causada pelos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, bares e restaurantes de São Paulo mantiveram o movimento. Segundo a Abrasel-SP, 74% dos estabelecimentos registraram faturamento estável no primeiro fim de semana após a repercussão. O impacto foi sentido sobretudo no consumo de destilados, que caiu em parte dos bares mais dependentes dessas vendas. Reportagem: Julia Firmino
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/B7m-aRYndrY
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E segundo o levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo, 74% dos estabelecimentos mantiveram faturamento no primeiro fim de semana após a repercussão do caso.
00:13A reportagem é de Júlia Firmino.
00:16Apesar do aumento de casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes registrou estabilidade no faturamento em São Paulo.
00:27Segundo o diretor da Brasel SP, Gabriel Pinheiro, bares voltados a coquetelaria e destilados tiveram um maior prejuízo.
00:35A gente teve um impacto pontual em alguns tipos de estabelecimentos, mas esse impacto foi muito mais na questão da troca da bebida, da troca do que estava sendo consumido, não tanto do movimento.
00:51Os clientes continuam confiando nos bares e restaurantes, os bares e restaurantes eles já fazem um trabalho super correto ali, de trazer todo o protocolo de segurança dos alimentos.
01:03Mas é importante nesse momento também mostrar para o cliente e tranquilizar o cliente das boas práticas.
01:09Esse é o melhor momento de mostrar o bom trabalho.
01:11Ainda de acordo com a Associação, houve estabilidade na comparação entre um fim de semana comum e um fim de semana em que o número de casos de contaminação por metanol aumentaram.
01:21Segundo o levantamento, 74% dos estabelecimentos mantiveram o faturamento, número que demonstra a força econômica e a fidelidade dos consumidores.
01:31O diretor da Brasel SP, Gabriel Pinheiro, ainda reforça que esse é o momento para adotar medidas de transparência, como exibir notas fiscais e certificados de origem dos produtos para tranquilizar os clientes.
01:45O mais do que você está fazendo tudo corretamente, a gente trouxe no nosso levantamento, que é importante também demonstrar.
01:5580% dos bares e restaurantes que trouxeram informação, conversaram com o cliente, fizeram treinamento com a brigada para explicar a situação, o nível de faturamento se manteve estável.
02:08Então, é muito importante nesse momento os estabelecimentos trazerem informação ali, tranquilizar ali sobre as melhores práticas que ele está oferecendo ali para manter a segurança da saúde dos consumidores.
02:25A pesquisa também mostrou que muitos consumidores não deixaram de comprar bebidas alcoólicas, mas trocaram os drinks servidos com destilados pela cerveja.
02:34Para evitar o risco de ingerir metanol por meio de bebidas falsificadas, a Brasel orienta que os estabelecimentos e clientes busquem sempre por fornecedores confiáveis,
02:44comprem apenas mediante a apresentação de nota fiscal e desconfiem de preços muito abaixo do mercado, que podem indicar produtos irregulares.
Seja a primeira pessoa a comentar