Bares e restaurantes em São Paulo enfrentam forte impacto econômico devido à intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. A Fhoresp alerta que alguns estabelecimentos registraram quedas de até 50% na receita com destilados, como vodca, uísque e gim, e estima perdas de até 30% nos negócios no estado. Alan Ghani analisou. Comentarista: Alan Ghani
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/ZujOG20j-1s
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O aumento de casos por suspeita de intoxicação por metanol, bares e restaurantes de São Paulo estimam que na última semana tiveram uma perda de 50% da receita com bebidas destiladas.
00:13Esse é um número, né, Gani, de fato, que a gente já esperava, né, um setor que tá sofrendo bastante com esse número, essa crescente de intoxicação por metanol.
00:21Exatamente. Olha o impacto na economia, claro, além do impacto humanitário, na saúde pública, na crise sanitária.
00:31Primeiro, você tem um impacto econômico porque as pessoas estão recorrendo, muitas vezes, a hospitais públicos, ao serviço público de saúde, principalmente as pessoas mais pobres.
00:42Depois, você tem um impacto na máquina pública porque tudo isso custa muito dinheiro. É comitê de crise, são viagens, reuniões, também custa.
00:52Mas o principal é o impacto na perda da atividade econômica dos bares e dos restaurantes. São bebidas com margens de lucro muito altas, né, e as pessoas estão com receio.
01:04E não tá fácil, não, a vida para o cidadão médio. Antes, você já tinha um receio de ir a um bar, a um restaurante, porque ocorriam assaltos em bares e restaurantes.
01:14E agora, toda essa questão das bebidas adulteradas. Olha, não tá fácil para o cidadão brasileiro.
01:22Só lembrando, né, Gani, que esse foi um setor, né, setor de serviços e tal, que sofreu muito também durante a pandemia.
01:29Aí, de um modo geral, não especificamente a respeito de bebidas. Mas, claro, bebida também é um ponto forte para esses estabelecimentos, né?
01:36É, exatamente. Muito bem lembrado, né? Quer dizer, é um setor que já vinha com uma dificuldade de recuperação.
01:43Não foi brincadeira o que aconteceu durante a pandemia para o setor de hotéis, para o setor de bares, para o setor também de restaurantes.
01:52E agora, novamente, aí, uma crise sanitária no setor, justamente quando o setor começou a se recuperar e começou a ter uma normalidade com os seus lucros de volta.
02:05Infelizmente, novamente, uma crise sanitária e a gente espera aí que o poder público, o Estado, esteja vigilante para evitar esta situação.
02:16É isso, Alan Gani. Só lembrando, né, que a gente tem uma reunião daqui a pouco, daqui a um minuto, do Comitê de Crise em São Paulo.
02:24E foi criada também uma sala de situação em nível nacional para ter uma coordenação nos mais diferentes municípios da Federação a respeito dessa crise relacionada ao metanol.
Seja a primeira pessoa a comentar