Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que está se preparando para declarar estado de emergência no país, como medida preventiva para se proteger de um possível ataque dos Estados Unidos. A declaração aumenta a tensão política e militar na região.
Reportagem: Eliseu Caetano

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/MjHFPalEhXw

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00No cenário internacional, o presidente da Venezuela, o Nicolás Maduro, disse que está se preparando para declarar estado de emergência para proteger o país no caso de um ataque dos Estados Unidos.
00:12O Eliseu Caetano está de volta aqui com a gente e tem outras informações em torno desse tema, à medida em que a situação tem ficado tensa entre venezuelanos e americanos, não Eliseu?
00:22Exatamente, Donato. Muito bom dia novamente para você, para a Paula e para todos que acompanham o Jornal da Manhã.
00:28A gente segue acompanhando também aquilo que acontece na América Latina e da Venezuela vem essa informação na manhã de hoje.
00:33Em um discurso televisionado, Nicolás Maduro declarou que em caso de intervenção militar dos Estados Unidos, ele poderá invocar um estado de emergência nacional, conforme prever a Constituição venezuelana, a fim de mobilizar poderes especiais de segurança.
00:51Esse discurso foi transmitido ao vivo pela rede de televisão estatal e ele afirmou que já inclusive foi instaurado um processo de consulta, perdão, que foi iniciado um processo de consulta para a instauração de um decreto de comoção externa, viu?
01:10Destinado a autorizar a mobilização das Forças Armadas Nacionais, do controle de serviços públicos, do fechamento de fronteiras e de execução de planos econômicos e também políticos considerados excepcionais.
01:27A Venezuela tem visto aí com desconfiança o envio de navios de guerra americanos para o Mar do Caribe, ali muito próximos da costa da Venezuela.
01:38Washington coloca essa situação como apenas um combate normal ao narcotráfico internacional.
01:45Mas Caracas considera isso uma medida, parte de uma estratégia militar, uma estratégia militar de presença forte, constante, muito próxima ao território venezuelano,
01:57usando aí esse pretexto, essa é a palavra utilizada por Nicolás Maduro, do tráfico para legitimar movimentos estratégicos.
02:07Além disso, os Estados Unidos também já haviam aumentado a recompensa por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro para 50 milhões de dólares.
02:15Inclusive, no dia que isso aconteceu, nós trouxemos essa informação em primeira mão aqui na programação da Jovem Pan.
02:21Os Estados Unidos acusam Maduro de envolvimento com o narcotráfico, uma acusação que é rejeitada veementemente por seu regime.
02:30Agora, obviamente, há possíveis desdobramentos para isso e a gente também está de olho nessas possibilidades,
02:35porque a Venezuela pode emitir ainda hoje declarações mais firmes, inclusive com relação a organismos internacionais.
02:43E aí a gente está falando da ONU, da Organização das Nações Unidas, da OEA.
02:48A Venezuela também pode mobilizar diplomatas para censurar a presença militar dos Estados Unidos em águas próximas à sua costa
02:58ou até mesmo anunciar aí essas medidas de reforço na segurança da região fronteiriça.
03:05Dependendo das reações americanas, pode inclusive haver aí uma escalada verbal entre os dois países.
03:12E claro que a gente vai seguir daqui também acompanhando essas e outras notícias importantes do dia de hoje
03:17ao longo dessa edição do Jornal da Manhã e da programação da Jovem Pan.
03:21Eu volto com vocês no estúdio.
03:23Está combinado então. Obrigado, Eliseu Caetano, direto dos Estados Unidos.
03:26Obrigado.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado