Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tentou negociar com os Estados Unidos oferecendo concessões em petróleo e mineração como forma de aliviar a pressão econômica e política. Segundo o The New York Times, a proposta visava uma trégua política com o presidente Donald Trump.
Reportagem: Eliseu Caetano

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/rZteeyK-35I

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Mas nós da Europa agora vamos para os Estados Unidos, porque de acordo com autoridades venezuelanas, o governo de Nicolás Maduro ofereceu ao governo dos Estados Unidos uma participação dominante no petróleo, na esperança de encerrar o conflito entre os países.
00:15O Eliseu Caetano já está de volta. Eliseu, naquela crise havia um embargo lá para a Venezuela, mas o Biden comprou petróleo justamente, acreditando que haveria eleições feitas de uma maneira muito correta lá na Venezuela.
00:30Mas claro que a questão financeira pesa muito, né Eliseu? A gente sabe que uma das maiores reservas do mundo fica na Venezuela e agora então, mais uma vez, os Estados Unidos podem fazer a questão econômica mais importante do que as divergências ideológicas e políticas. Seja bem-vindo, Eliseu.
00:50Agora sim, Marcelo, no meu lugar aqui na fila de entrada dos repórteres da Jovem Pan no Jornal da Manhã. Muito bom dia novamente para você, para a Paula e para todos que acompanham a nossa programação.
01:00A gente volta a falar ao vivo direto aqui dos Estados Unidos, porque existe um termo para isso que você está falando, viu Matos? Petrodiplomacia. É assim que é chamado aqui nos Estados Unidos e também acho que em alguns outros países do mundo, essa negociação que Venezuela pretende abrir agora com os Estados Unidos.
01:17Nicolás Maduro está tentando abrir um canal de comunicação com Donald Trump, oferecendo as riquezas do próprio país aí para tentar mitigar tanto a pressão diplomática quanto a questão financeira que é imposta à Venezuela já há alguns anos, viu?
01:36De acordo com uma reportagem publicada na manhã desta terça-feira pelo jornal The New York Times, as negociações entre os representantes venezuelanos e da administração Trump já estão acontecendo e já de alguns meses inclusive, viu?
01:49Durante os quais Caracas se propôs a dar participação dominante aos Estados Unidos em projetos petrolíferos e minerais existentes, além de futuros, além de reverter aí os fluxos de exportações de petróleo, que hoje vai majoritariamente ao mercado chinês,
02:08e também reduzir acordos de energia e de mineração com empresas chinesas, russas e também iranianas.
02:17Essa oferta teria sido formulada dentro de um pacote de incentivos econômicos para que o Washington aliviasse aí as sanções e também reduzisse as suas hostilidades diplomáticas contra o regime de Nicolás Maduro.
02:32No entanto, ainda segundo fontes da Casa Branca, o jornal The New York Times, a administração Trump acabou rejeitando a última e atual proposta que foi colocada na mesa,
02:44endurecendo ainda mais a sua postura contra Nicolás Maduro, classificando ainda o governo venezuelano, como fez recentemente, como um cartel narcoterrorista.
02:55O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi incluído nessa lista e, segundo os Estados Unidos, é o maior narcotraficante de seu país e um dos maiores do mundo.
03:07Por conta dessa justificativa, está acontecendo já há cerca de um mês, um mês e meio, em águas internacionais próximos da costa da Venezuela, uma mega operação militar.
03:17A princípio, segundo a Casa Branca, essa operação ocorre somente para fazer patrulhamento de rotina e evitar que drogas passem pela Venezuela ou saiam da Venezuela em direção aqui para os Estados Unidos.
03:29Mas, mas, existe ainda uma possibilidade muito grande de um ataque e ocupação do território venezuelano por parte dos americanos.
03:39E aí, por causa disso, Nicolás Maduro já está armando a sua população, também armando e reforçando as guardas nas suas fronteiras.
03:48E, claro, tentando também, via diplomacia, resolver essa questão, esse assunto que está tão, como eu posso dizer, tão sensível nesse momento e, ao mesmo tempo, com a energia lá em cima, com a tensão lá em cima.
04:05Matos, a gente vai seguir daqui acompanhando porque essa notícia deve se desenrolar ainda ao longo das próximas horas e dessa semana.
04:12E, claro, a gente vai trazer tudo aqui ao vivo, ao longo da programação da Jovem Pan.
04:17Eu volto com vocês no estúdio.
04:19Veja só, Eliseu Marina, Maria Corina Machado ganhou o prêmio no Óbio da Paz.
04:23O Trump acabou com a guerra em Gaza ontem.
04:25Está circulando lá na frota, lá no Caribe.
04:28Quer dizer, agora, então, tenta uma saída financeira para ver se acalma, evidentemente, o presidente dos Estados Unidos.
04:34Claro que o Eliseu vai acompanhar tudo e retorna conosco aqui na programação da Jovem Pan.
04:38Valeu, Eliseu!
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado