00:00Vamos falar do presidente dos Estados Unidos, que teve uma reunião hoje, mais cedo, com centenas de generais e almirantes do exército americano.
00:09O Eliseu Caetano vai voltar agora, em tempo real, para atualizar o que aconteceu, Eliseu, nessa reunião, qual a intenção de Trump.
00:18Ele que está sendo bem duro, né, mandando tropas para muitas cidades, né, colocando essa situação da segurança em primeiro lugar.
00:25Marcia, agora essa firmeza vai atingir em cheio os militares, viu?
00:33Muito boa tarde novamente para você, para o Bruno e para todos que nos acompanham em tempo real.
00:37Donald Trump participou durante toda a manhã de hoje, ao lado do secretário de Guerra, ex-secretário de Defesa, Pete Hegset, numa reunião chamada por aqui de Encontro Raro.
00:49Porque pouquíssimas vezes na história dos Estados Unidos, um presidente teve encontro, de maneira pessoal, com generais e militares dos mais diversos tipos, dos mais diversos escalões do militarismo aqui no país, viu?
01:06O encontro aconteceu em Pântico, na Virgínia, foi inédito pelo tamanho, centenas de generais, almirantes, estiveram reunidos ao mesmo tempo.
01:18Oficialmente, a Casa Branca não divulgou a pauta, mas na prática, Marcia e Bruno, o encontro foi um grande ato político de Donald Trump para reforçar a autoridade dele sobre os militares, sobre as Forças Armadas.
01:32O secretário de Guerra, Pete Hegset, ex-secretário de Defesa, porque mudou a nomenclatura, agora o Ministério da Defesa americano não é mais Ministério da Defesa, é Ministério da Guerra.
01:44Então, Pete Hegset abriu o encontro e com falas duríssimas, viu? Atacou o que chamou de generais gordos.
01:52Disse que quem não apoiar a nova linha de trabalho pode pedir demissão e sair, deve renunciar ao seu cargo.
01:59Anunciou também que todos os militares, homens e mulheres, terão que atingir a um padrão físico masculino e que permissões como, por exemplo, uso de barbas, uso de brincos, de cabelos coloridos,
02:18não serão permitidos mais, serão abolidos, que as políticas de diversidade, chamadas por ele de políticas woke, vão acabar.
02:30E a partir de hoje, a partir de agora, as medidas entram em vigor imediatamente.
02:35Inclusive, ele disse o seguinte, as Forças Armadas também são lugares, são três forças, para mulheres, mas elas vão precisar atingir a níveis de esforço muito próximos dos masculinos,
02:51muito próximos dos níveis dos homens, para suportar o peso de estar no Exército, para suportar o peso de fazer parte das Forças Armadas dos Estados Unidos,
03:00porque elas vão defender também o nosso país.
03:04E aí, ele fez um ponto muito sensível do discurso dele, foi quando ele falou da comunidade LGBTQIA+, que trabalha nas Forças Armadas,
03:11disse que quem quiser ficar, pode ficar, mas vai ter que se enquadrar nas regras, regras antigas que eles estão trazendo de volta.
03:20Ele falou que as Forças Armadas nunca deveriam ter passado por essas mudanças,
03:24que as Forças Armadas americanas enfraqueceram ao longo dos últimos governos.
03:29E o que o Donald Trump quer fazer é o seguinte, que as Forças Armadas sejam grandes novamente, sejam fortes de novo, imponham medo ao mundo.
03:38Sintou, inclusive, Hollywood, dizendo que os filmes sempre falaram da força dos militares dos Estados Unidos, que é isso que eles querem de volta.
03:46O presidente Trump, no discurso, disse que o Exército precisa abandonar a liderança politicamente correta e até insinuou usar tropas em missões de segurança interna.
03:59O que seria isso?
04:01Tropas militares de olho em tropas militares.
04:04É como se eu fosse um espião aqui do tempo real.
04:07Estou de olho no que Márcio e no que Bruno estão fazendo e aí pode ter incursão aqui dentro do programa.
04:13Mais ou menos por aí.
04:14Mas já já eu volto trazendo mais notícias de tudo aquilo que está acontecendo no dia de hoje no mundo.
04:19É com você, Márcia, Bruno.
04:22Obrigada, Eliseu Caetano, pelas informações.
Comentários