00:00A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou um plano operacional para o carnaval e espera que 8 milhões de pessoas circulem pela cidade ao longo dos dias de folia. Rodrigo Viga.
00:11O assédio e o abuso sexual são duas grandes preocupações das autoridades do Rio de Janeiro nesse carnaval de 2026.
00:19Afinal de contas, a cidade vai estar repleta de gente de todo o mundo, turistas nacionais e estrangeiros, tipos diferentes de cultura, de formação, educação e mentalidade.
00:33Para evitar problema e dor de cabeça, uma força-tarefa foi montada para evitar assédio e abuso sexual nesse carnaval de 2026.
00:42Esse é um movimento liderado pela Secretaria de Atenção à Mulher do Estado do Rio de Janeiro.
00:47A gente está capacitando funcionários que vão trabalhar durante o carnaval, trabalhar em bares, restaurantes, festivais, shows, camarotes e também na Marquês de Sapucaí.
01:04A partir dessa capacitação, essas pessoas saberão identificar um caso de assédio ou abuso sexual e como proceder.
01:13O secretário municipal de saúde aqui da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Sorãs, pediu bom senso e moderação aos chulhões nesse carnaval que está para começar.
01:26Aproveite a festa, mas aproveite com responsabilidade.
01:29Muitas pessoas com momentos de euforia esquecem de tomar o remédio para hipertensão, para diabetes e as doenças crônicas.
01:38Descompensam com mais facilidade nos dias mais quentes e no dia em que a pessoa está mais eufórica, mais animada.
01:45Então é o momento da gente prestar muita atenção em relação ao uso contínuo das medicações.
01:52Beba bastante líquido, os dias vão estar quentes, às vezes a gente esquece de beber líquido.
01:59Bebida alcoólica não hidrata, então é importante alternar com água e outras bebidas sem ser alcoólicas nesse período.
02:08Ingestão de bebida alcoólica moderada, infelizmente ainda o principal motivo de atendimento durante o carnaval é a bebida alcoólica em excesso, a intoxicação alcoólica.
02:20Então, recomendação, não estrague a sua festa, beba com moderação, alterne com outros tipos de bebidas.
02:27A expectativa é que o carnaval desse ano movimente mais de 8 milhões de pessoas somente na cidade do Rio de Janeiro.
02:346 milhões nos blocos até o pós-carnaval, serão quase 500 blocos desfilando por ruas e avenidas aqui da capital do Rio.
02:46Rodrigo Viga.
Comentários