O Supremo Tribunal Federal (STF) começará nesta terça-feira (02) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. A proximidade da decisão aumenta as tensões políticas e econômicas, em meio ao receio de que os Estados Unidos imponham novas sanções contra o Brasil. Roberto Motta comentou. Reportagem: Igor Damasceno Comentarista: Roberto Motta
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/_b-j65D33IQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00De São Paulo a gente vai até Brasília porque uma das expectativas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro é o Brasil sofrer com novas sanções de Donald Trump.
00:11O Igor Damasceno tá de volta ao vivo e explica pra gente melhor essa história, né Igor?
00:15É isso, Soraya. A avaliação de integrantes do Palácio do Planalto é que uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pode não só atrapalhar as negociações das tarifas já impostas pelo governo norte-americano, como também pode causar mais retaliações.
00:36E por que isso? Porque quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou as tarifas de 50% para os produtos brasileiros vendidos lá, o principal motivo apontado por ele foi justamente o julgamento contra Jair Bolsonaro, que está em curso na primeira turma do STF.
00:54Nas palavras de Trump, Bolsonaro tem sido vítima de perseguição política e esse julgamento é ilegal.
01:01Então, a condição para que as tarifas não fossem impostas era que esse julgamento fosse cancelado ou que ele fosse absolvido aqui no Brasil.
01:11Como o julgamento não foi cancelado e a condenação é considerada como certa, é dada como certa, então fontes daqui do Palácio do Planalto disseram que ministros palacianos estão crendo que a situação com o governo norte-americano vai piorar.
01:28Eles chamaram de fase crítica. A fase crítica entre a diplomacia dos Estados Unidos com o Brasil deve piorar com essa eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
01:41De todo modo, eu conversei com o ministro e ele me disse que o Brasil está disposto a negociar e segue tentando abrir um canal de diálogo com os Estados Unidos.
01:51Mas também disse que o presidente Lula, se por acaso entender que é o melhor, não vai abrir mão da lei da reciprocidade.
01:59A gente sabe que a Câmara Nacional de Comércio Exterior está analisando se vale a pena aplicar a lei da reciprocidade contra os Estados Unidos.
02:09Isso também pode dificultar.
02:10Então, na mesa de negociações estão tudo isso. O julgamento do ex-presidente está, por exemplo, as sanções, estão as sanções que já foram impostas e está a eventual postura do Brasil de também retaliar os Estados Unidos.
02:26Tudo isso tende a dificultar o diálogo com Donald Trump e pode gerar mais sanções contra o Brasil.
02:34A gente vai seguir acompanhando. Volto com vocês aí no estúdio.
02:37Obrigada, Igor, pelas suas informações. Vamos ouvir, então, a análise aqui de Roberto Motta a respeito desse tema.
02:44Lembrando que o julgamento começa amanhã e que Donald Trump, Motta, já tinha citado o julgamento entre ali os motivos para a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros.
02:56Na sua avaliação, novas sanções podem ocorrer com esse julgamento?
03:01É o que tudo indica. Na verdade, Donald Trump disse isso várias vezes em pelo menos três das cartas que ele escreveu e em várias postagens.
03:14Essa semana vai ser complicada. Tem tudo para ser um dos períodos mais angustiantes da história do Brasil.
03:20O Brasil está de novo como um carro atolado, girando as rodas sem sair do lugar.
03:28É um país com inúmeros problemas graves, como uma crise de criminalidade que não acaba, uma crise de criminalidade movida à impunidade.
03:39O Brasil é um país cheio de leis, de regulamentação, de fiscalização.
03:44Aqui tudo é burocrático, é difícil, é complicado, é custoso.
03:48Mas de nada adianta ter uma quantidade gigantesca de regras se aqueles que violam a lei permanecem impunes.
03:58Mas no Brasil tudo é possível se você tem bons advogados.
04:03As regras podem ser esquecidas ou adaptadas ao seu caso.
04:07Você pode ser condenado inúmeras vezes, em inúmeras instâncias e mesmo assim nada acontecer com você.
04:16A única exceção acontece no caso do único crime que é realmente punido no Brasil de hoje.
04:24É o crime de opinião, o crime de discordar do Estado.
Seja a primeira pessoa a comentar