O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-ministro do GSI, Augusto Heleno, a utilizar material audiovisual durante a sustentação oral no julgamento que começa na terça-feira (02) na 1ª Turma da Corte. Heleno é réu em ação penal por suposta participação em tentativa de golpe de Estado. Reportagem: Aline Becketty
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/_b-j65D33IQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos ao vivo até Brasília pra te contar que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a defesa de Augusto Heleno de exibir fotos e vídeos durante o julgamento do núcleo 1 da suposta trama golpista.
00:13Aline Becht chega ao vivo com as informações pra gente nessa manhã.
00:17Oi Aline, bom dia pra você, boa semana.
00:22Boa semana, bom dia Soraya, a você, ao Nonato e a todos que nos acompanham.
00:27Bom, isso mesmo, o ministro Alexandre de Moraes autorizou ontem, neste domingo, a utilização de material audiovisual por parte da defesa do general Augusto Heleno no momento ali da sustentação oral do julgamento da tentativa de golpe de Estado.
00:43O ex-ministro do GSI, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no âmbito do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, é réu neste processo e Augusto Heleno poderá utilizar, como você bem disse, fotos, vídeos e slides durante ali a argumentação de sua defesa.
01:03Eu destaco a vocês que Heleno, Augusto Heleno é um dos oito integrantes do núcleo 1 da trama golpista, não só ele faz parte ali, mas como o ex-presidente Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Neto.
01:22A Procuradoria Geral da República chega a acusar eles de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado.
01:38E as penas atribuídas a esses oito integrantes nesse julgamento que começa amanhã, dia 2 de setembro, a partir das 9 horas da manhã, após esse julgamento, os ministros podem ali calcular a dosimetria, mas de acordo com esses crimes que são pontuados pela Procuradoria Geral da República, ambos podem pegar até 43 anos de prisão.
02:00A dinâmica do julgamento prevê que o ministro Cristiano Zanin fará a condução ali da sessão, o ministro Alexandre de Moraes, que é o relator dessa ação no Supremo, vai ler o relatório, a manifestação da PGR deve durar duas horas, então no caso o procurador Paulo Gonê, e também as falas das defesas, cada uma terá ali uma hora, começando pela defesa de Mauro Cid, que é o principal delator deste julgamento da suposta trama golpista.
02:30Em seguida, virão então os votos dos ministros Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin, todos em ordem.
02:39Então, portanto, a defesa do general Augusto Heleno poderá, então, fazer essa apresentação desse material audiovisual amanhã, durante a argumentação.
02:49Durante o dia de hoje, a primeira secretaria do Supremo Tribunal Federal vai esperar que a defesa apresente, então, esse material.
02:59Isso está na decisão de ontem do ministro Alexandre de Moraes, ele pede que a defesa apenas encaminhe, então, esse material à primeira secretaria, para que os técnicos possam fazer, ali, então, no caso, a separação dos equipamentos necessários para a utilização, para poder fazer essa apresentação amanhã, durante o julgamento.
03:18Então, hoje, até hoje, às três horas da tarde, a defesa precisa, então, apresentar essas fotos, esses vídeos, esses slides à primeira secretaria do Supremo, para que os técnicos possam separar esse equipamento para amanhã.
03:32Tá certo, Aline. Obrigada pelas suas informações.
03:34Certamente, o julgamento, né, vai dominar o noticiário essa semana, e a gente vai seguir falando dele, daqui a pouquinho, ainda, nessa edição do Jornal da Manhã.
Seja a primeira pessoa a comentar