O Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu a representação do deputado federal Sanderson (PL/RS) que pede a apuração de irregularidades na gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2026. A denúncia, protocolada em 21 de agosto, aponta que o Ministério da Educação (MEC) não adquiriu cerca de 52 milhões de livros, apesar de garantir recursos para as compras. Essa falha afeta diversas disciplinas e milhões de estudantes da educação básica.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A gente volta a falar sobre assuntos do Congresso Nacional, o Tribunal de Contas da União, ele acatou um requerimento do deputado Sanderson, a gente fala sobre isso já já aqui na Jovem Pan, agora sim o Tribunal de Contas da União acatou um requerimento para justamente acompanhar uma investigação,
00:22só para a gente acompanhar a informação e ser fiel justamente o que diz esse documento, é justamente para investigar essas irregularidades, a gente já havia até comentado na última semana sobre este requerimento, mas agora então haverá uma investigação, lembra daquela história do escândalo do MEC?
00:40Na verdade a gente comentou aqui no Em Tempo Real na Jovem Pan e agora esse requerimento foi enviado para justamente analisar e aí o Tribunal de Contas da União acolheu esta representação do deputado federal, deputado Sanderson do PL e vai então apurar essa irregularidade na gestão do programa nacional do livro didático.
01:03Esta denúncia apresentada ainda no mês de agosto, ela aponta que o Ministério da Educação não adquiriu cerca de 52 milhões de livros, apesar de garantir recursos para as compras, essa falha afeta diversas disciplinas e milhões de estudantes da educação básica.
01:24Chegou a se cogitar inclusive uma investigação, uma CPI, assinaturas foram recolhidas para investigar a fundo, de fato este caso o MEC alegou que o orçamento de mais de 2 bilhões foi insuficiente frente a esta demanda de quase 4 bilhões de reais.
01:44Hoje um pouco mais cedo o deputado Sanderson afirmou que a negligência do MEC compromete o direito à educação de milhões de estudantes e exige inclusive uma resposta imediata do Estado, ou seja, do governo brasileiro a gente se acompanhando.
02:04Márcia.
02:06Tá certo Bruno, muito obrigada pelas suas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar