00:00Alangane, eu quero saber de você como é que você avalia esse primeiro fato que a Vitória contou e que é o principal de que a situação que ocorre aqui no Brasil e que atinge um aliado de Donald Trump, Jair Bolsonaro, poderia servir de munição para os democratas no momento em que Donald Trump sair também do mandato e que sanções fossem aplicadas a ele. Faz sentido pra você esse temor?
00:22Esse é um risco que ocorre mesmo. Então vamos supor que o Brasil ceda em algum tipo de negociação que não teria como ceder. Ou seja, o protecionismo, ou seja, baixa lá a tarifa protecionista aqui no Brasil, aceita a tarifa norte-americana fazendo concessões à justiça.
00:46Vamos imaginar que essa situação ela fosse possível. É claro que isso também traz um risco. Por quê? Porque isso abre um precedente. Amanhã é um governo democrata. Aí o governo democrata vai falar o seguinte.
00:59Olha, a gente quer que lá no judiciário tenha x% de cotas para trans, por exemplo, né? Caso contrário, a gente vai tarifar fortemente o Brasil. Então é claro que a depender da concessão que você faz e principalmente ligada à tarifa, você abre um precedente para quando Donald Trump sair, entrar um governo democrata e o risco é esse mesmo.
Comentários