Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Fernando Haddad confirmou que três ministérios vão apresentar um plano para reduzir os impactos do tarifaço americano de 50% sobre o agro brasileiro. A proposta será avaliada por Lula nos próximos dias. O governo também articula um novo acordo com o México para fortalecer a indústria nacional.

Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Voltando pra cá, né? Como a gente viu há pouco, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu coletivas sobre as tentativas do governo de negociar com os Estados Unidos uma redução na tarifa de 50%.
00:12Mais uma vez, vou conversar com o Eduardo Geyer. Geyer, houve algum avanço significativo nas últimas horas?
00:18Oi, Cris. A gente tem uma atualização. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que vai receber amanhã técnicos de três ministérios, da Fazenda, do Desenvolvimento e das Relações Exteriores, com uma espécie de esboço do plano para compensar o tarifácio aqui no Brasil.
00:38Ou seja, um plano de contingência para minimizar os impactos sobre os empresários, sobre o setor produtivo.
00:45Depois de o ministro analisar esse plano, a ideia será levada ao presidente Lula, que vai chancelar, portanto, quais desses cenários serão aplicados no Brasil.
00:55O presidente vai receber aí uma cartela de opções e vai escolher qual deseja aplicar daqui pra frente.
01:01Eu mesmo perguntei ao ministro da Fazenda o que ele acha dos governadores que têm anunciado algumas medidas também de redução do impacto do tarifácio.
01:12Por exemplo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que fizeram movimentos nesse sentido, de devolução de imposto, criação de fundos.
01:23O ministro disse que toda ajuda é bem-vinda, mas que os governadores estão falando na escala de ajuda de milhões, enquanto o governo federal fala em ajuda de bilhões.
01:33Ele aproveitou para dar uma cutucada nos governadores, disse que é bom ver os governadores deixando de, nas palavras dele, celebrar a agressão estrangeira ao Brasil e agora passarem a falar em soluções.
01:46O ministro também disse que não é possível antecipar o que vai acontecer na semana que vem, que todo acordo depende de participação recíproca, ou seja, de movimentos dos dois lados,
01:56e que agora precisa aguardar a própria Casa Branca. Vamos ouvir então o que disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nessa conversa com jornalistas.
02:04Três ministérios envolvidos vão me apresentar amanhã os detalhes. Provavelmente semana que vem nós devemos levar para o presidente, que amanhã e sexta ele vai estar fora,
02:19deve marcar uma reunião para nós apresentarmos os cenários possíveis. Evidentemente isso é uma decisão nossa, uma decisão dele, política, ele vai ouvir Itamaraty,
02:31vai ouvir maquiando os contatos lá com a nossa contraparte. Lembrando que nós estamos fazendo tentativas de contatos reiterados, mas há uma concentração de informações na própria Casa Branca em relação a esse tema.
02:53Nós estamos tendo contato com, não com secretários, no caso do Alckmin sim, com secretários. No meu caso, em relação ao Scott Besson, nós estamos falando com a equipe técnica do Tesouro, mas não com secretários.
03:07Eu não vou adiantar porque amanhã é que eu vou conhecer os detalhes do que eu encomendei.
03:11Eu encomendei uma série de... Eu, o ministro Mauro e o ministro Alckmin, encomendamos de acordo com certos parâmetros. Vou conhecer amanhã e aí vamos levar o presidente de semana.
03:27Gair, quero continuar com você porque o presidente Lula conversou hoje com a presidente do México sobre o que eles falaram.
03:34Sim, Cris, ficou combinado que o vice-presidente Geraldo Alckmin vai fazer uma visita ao México nos dias 27 e 28 de agosto.
03:44A expectativa, inclusive, é que uma delegação empresarial acompanhe o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
03:53A expectativa do governo é que haja um início de conversas por uma ampliação do acordo comercial entre Brasil e México.
04:02De acordo com a nota oficial do Palácio do Planalto, a presidente Cláudia Sheinbaum e o presidente Lula, hoje, nessa conversa ao telefone,
04:09destacaram os setores da indústria farmacêutica, agropecuária, etanol, biodiesel, aeroespacial e de inovação,
04:16como áreas estratégicas na relação bilateral que precisa ser incentivada, de acordo com essa nota oficial do Palácio do Planalto, Cris.
04:25Obrigada, Gaia, mais uma vez pelas suas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado