O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil ainda espera resposta dos EUA sobre as cartas enviadas para negociar o fim do tarifaço de Trump. O repórter Léo Valente detalhou os bastidores das tratativas e os planos de contingência do governo.
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse agora há pouco que o Brasil espera que os Estados Unidos respondam às cartas enviadas pelo governo na questão do tarifácio de Trump.
00:10O repórter Léo Valente tem mais detalhes para a gente. Bom dia para você, Léo. Seja muito bem-vindo ao Real Time. Bom começo de semana para você.
00:20Oi, Marcelo. Bom dia para você também. Bom começo de semana para você e para todo mundo que está acompanhando agora o Real Time.
00:25Como você falou, o ministro Fernando Haddad conversou com a gente depois de ter participado de uma entrevista ao vivo para a rádio CBN que comentou algumas questões que o governo está enfrentando com relação ao tarifácio de 50% aplicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
00:43Depois que ele teve essa conversa, ele conversou também com a gente, falou rapidamente e disse que o Brasil, o governo, segue insistindo na diplomacia e que espera que o governo dos Estados Unidos responda às duas cartas que foram enviadas pelo governo brasileiro para negociar um acordo comercial com os Estados Unidos.
01:05Primeira carta enviada em maio com relação àquela primeira tarifa de 10% que havia sido imposta pelo presidente dos Estados Unidos no chamado Dia da Libertação, no começo de abril, em que ele impôs aquelas tarifas para vários países, para praticamente todos os países do mundo.
01:21E uma segunda carta enviada na semana passada, já depois desse anúncio, que pegou todo mundo de surpresa, com os 50%, considerada até agora a tarifa mais alta em relação a todas as outras que os Estados Unidos aplicaram aos parceiros comerciais.
01:38Mas o ministro falou que também tem outras ações que devem ser tomadas pelo governo, que podem ser tomadas para ajudar o setor produtivo a enfrentar as dificuldades que podem surgir caso essa tarifa de 50% seja realmente colocada em prática a partir do dia 1º de agosto.
02:05E é o que ele disse para a gente. A gente vai ouvir agora essa declaração do ministro.
02:10Os planos de contingência estão sendo preparados para apresentar para o presidente da república.
02:14Mas sempre confiando de que os Estados Unidos vão responder as cartas que o Brasil mandou e as propostas que nós fizemos.
02:21A expectativa da diplomacia.
02:24Sempre. O Brasil é o país que mais amigos tem no mundo. O Brasil tem boas relações com todos os países. Obrigado.
Seja a primeira pessoa a comentar