O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, projetou arrecadação de até US$ 300 bilhões com tarifas em 2025. Rodrigo Loureiro analisou como isso pode ajudar Trump a equilibrar as contas públicas e viabilizar o Big Beautiful Bill.
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://tinyurl.com/guerra-tarifaria-trump
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Besant, afirmou que o país já arrecadou cerca de 100 bilhões de dólares em tarifas neste ano e esse valor pode triplicar até o fim de 2025.
00:13A projeção considera o impacto de tarifas mais altas, incluindo a taxa quase universal de 10% sobre importações, além de aumentos sobre aço, alumínio, automóveis, semicondutores, produtos farmacêuticos e agora também o cobre.
00:29Em maio, o Tesouro registrou um recorde mensal de arrecadação alfandegária com quase 23 bilhões de dólares.
00:37A expectativa é que o dinheiro grande, como disse Trump, comece a entrar em 1º de agosto, quando passam a valer as tarifas recíprocas mais agressivas.
00:47Segundo o órgão, a arrecadação pode superar os 300 bilhões de dólares até dezembro deste ano, número considerado até conservador por alguns analistas da equipe econômica.
00:59Bom, Rodrigo Loureiro, se isso se transformar em realidade, é tudo que Donald Trump quer, né?
01:06Levar mais dinheiro ou arrecadar mais para a economia americana, para os Estados Unidos.
01:11Quer e precisa, né, Eric?
01:13A dívida é grande.
01:14Exatamente.
01:15A dívida é grande.
01:16Esse Big Beautiful Bill, né, o projeto de lei lá que o Trump quer passar no Congresso, aliás, teve uma vitória, o Big Beautiful Bill pode trazer prejuízos grandes para a dívida, pode fazer com que a dívida aumente bastante.
01:28E foi curioso ontem que a gente viu uma entrevista de um dos membros da equipe econômica, ali, um dos conselheiros econômicos da Casa Branca, falar que essa arrecadação, a partir da guerra tarifária, essa arrecadação tarifária, pode ajudar ali a contornar o déficit do governo americano.
01:46Só que esse discurso, ele é contrário aos primeiros discursos de Trump, de que a guerra tarifária não tinha o objetivo de trazer mais dinheiro para os Estados Unidos, o Trump falou que não queria cobrar mais dos outros países para pagar suas próprias contas, ele queria apenas equilibrar o jogo, deixar o comércio internacional mais justo, porque na visão do presidente dos Estados Unidos, muitos países estavam explorando a economia americana, tinha tarifas ali que não faziam muito sentido para os Estados Unidos.
02:15E aí a ideia do Trump, naquele momento, era equilibrar, deixar o comércio mais justo na visão dos Estados Unidos. Só que agora esse discurso parece mudar um pouquinho, parece que essa guerra tarifária também vai trazer algum bônus para tentar equilibrar as contas americanas, é algo que Donald Trump quer e é algo que Donald Trump também precisa.
02:34É isso aí, pode passar de 3 trilhões de dólares a dívida com esse Big Beautiful Bill. Não vai ser fácil pagar lá.
Seja a primeira pessoa a comentar