Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Comissão de Finanças da Câmara quer explicações sobre a compra do Banco Master pelo BRB. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, foi convidado a esclarecer os riscos da operação. A repórter Fernanda Câmara detalhou o caso no Money Times Brasil. 

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O primeiro assunto oficialmente agora do Money Times é a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara que aprovou um convite para o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, falar sobre a possível compra do Banco Master pelo BRB.
00:14A operação que ainda está sendo analisada levanta dúvidas sobre transparência e os riscos envolvidos para o sistema financeiro.
00:21Quem vai explicar melhor essa história para a gente é a repórter Fernanda Câmara, que já está conectada aqui com a gente no Money Times.
00:27Sim, boa tarde Fernanda, bem-vinda.
00:33Obrigada Nath, muito boa tarde para você, boa tarde para todo mundo.
00:37Olha, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados já havia aprovado um pedido de convite genérico para Galípolo comparecer à Câmara e tratar da atuação do Banco Central em relação à economia,
00:50mas o deputado Pauderney Avelino apresentou o pedido para abordar o tema.
00:55A audiência com a presença do presidente do Banco Central deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 9.
01:02O acordo entre o Banco de Brasília, BRB, para compra de parte do Master, que já está em análise, então, pelo Banco Central,
01:10pode sofrer alguns ajustes antes da avaliação final, já que podem haver possíveis deficiências em trechos do balanço do Master.
01:18Na semana passada, durante uma entrevista coletiva sobre o relatório de política monetária, Galípolo disse que o Banco Central seguia demandando mais informações para fazer a avaliação da operação.
01:30Um dos pedidos do Banco Central é para que BRB e Master atualizem seus balanços.
01:36Quando a operação foi apresentada à autoridade, eles usaram dados de 2024, mas agora que o tempo passou, o Banco Central quer as informações do primeiro trimestre.
01:46A expectativa de aval do Banco Central é grande, já que uma hipótese é que o BRB poderia passar a deter 58% do capital total
01:56e 49% das ações ordinárias do Master sem assumir o controle efetivo do banco.
02:03O autor do requerimento, o deputado Pauderney Avelino, escreveu no documento, abre aspas,
02:09é de se esperar que o Banco Central haja com prudência e o rigor técnico necessários.
02:15O Banco Central tem que olhar para essa questão do risco moral por conta do uso inadequado do FGC, o Fundo Garantidor de Créditos,
02:23e também para o risco sistêmico que esse tipo de operação pode acarretar, uma vez que os problemas do Master pode alcançar dezenas de bilhões de reais.
02:33Além disso, tem que ser avaliada a conveniência de vermos um banco estatal aumentar sua presença e relevância no sistema financeiro nacional, fecha aspas.
02:44Natália, foi o que disse então no requerimento Pauderney Avelino, autor do requerimento, e a gente, claro, que acompanha mais essa história.
02:52As informações, bom trabalho para você, qualquer novidade, por favor, volta ao vivo aqui com a gente no Money Times.
03:00Até mais.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado