A repórter Helena Mader destaca as reportagens da mais nova edição da @RevistaCrusoe
O governo avança, em ritmo acelerado, com uma tecnologia de inteligência que, sem nenhum tipo de controle externo, permite vigiar os passos de qualquer cidadão – inclusive os seus -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Olá, meu nome é Helena Mader, eu sou repórter da revista Cruzoé e eu vou apresentar para vocês a mais nova edição da revista, que já está no ar.
00:08Entra lá em www.cruzoé.com.br, prestigie e compartilhe o nosso jornalismo independente.
00:16Na reportagem de capa Big Brother Federal, a repórter Jennifer Goulart mostra o funcionamento do Cortex, um sistema de tecnologia do governo federal.
00:25Essa plataforma reúne informações de 160 órgãos de segurança pública de todo o país, também tem informações de 26 mil câmeras de segurança instaladas nas ruas de todas as cidades brasileiras.
00:39E o que funciona como um importante aparato de segurança pública pode virar também um instrumento de uso político.
00:46A gente lembra que o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados já demonstraram muito interesse em ter um aparato próprio de inteligência.
00:55As margens da lei.
00:57E a repórter conversou com investigadores, especialistas, integrantes do Ministério Público para mostrar os riscos da falta de controle do córtex e também a zona cinzenta que existe aí na regulamentação dessa tecnologia.
01:12Na reportagem, um mercador de propinas no Ministério da Saúde, o repórter Paulo Capelli revela detalhes da delação premiada do médico Edmar Santos.
01:21Ele trabalhou como secretário de saúde durante a gestão do então governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.
01:28E segundo Edmar Santos, ele recebeu uma oferta de propina de um lobista muito ligado a figuras do Centrão, aqui em Brasília, especialmente ligado ao deputado federal Ricardo Barros, líder do governo na Câmara dos Deputados.
01:43Segundo Edmar Santos, Roberto Bertoldo ofereceu usar sua influência política no Ministério da Saúde para fechar contratos que poderiam render milhões de reais ao grupo.
01:52Na reportagem, o Capelli mostra bastidores e detalhes da delação e de toda essa negociata.
01:58Na reportagem, a tríplice coroa dos sonhos de Lula, Sérgio Pardelas mostra como o ex-presidente Lula tem trabalhado para conquistar seus três grandes objetivos em 2022.
02:10O primeiro, claro, é ser eleito presidente da República, mas os planos não param por aí.
02:15Lula faz questão de eleger Fernando Haddad, governador de São Paulo, a despeito de todas as negociações em andamento com o PSB.
02:23O terceiro objetivo de Lula, como mostra a reportagem, é arruinar Sérgio Moro, o ex-juiz da Lava Jato que o condenou.
02:32Na reportagem A Ordem é Desfazer, o nosso editor de Internacional, Duda Teixeira, mostra como governantes de esquerda têm atuado para anular iniciativas liberais adotadas por antecessores.
02:45Esse debate é importante porque aqui no Brasil lideranças políticas têm falado abertamente dos planos do ex-presidente Lula
02:51de revogar, por exemplo, a reforma da Previdência, rever a reforma trabalhista e iniciativas como teto de gastos e privatizações.
02:59O Duda mostrou como esse debate ocorre em países como México, Chile e Argentina.
03:05E a nossa entrevista da semana, também feita pelo Duda Teixeira, é com o diplomata americano Todd Chapman.
03:12Ele foi o último embaixador americano aqui no Brasil e na entrevista ele conta detalhes de toda a intermediação entre Brasília e Washington durante a troca do governo Donald Trump para Joe Biden.
03:24Ele conta também detalhes e bastidores da relação entre a embaixada e o presidente Jair Bolsonaro.
03:32A edição da Cruzoé tem também os artigos de Diogo Maynard, Mário Sabino, Alexandre Soares Silva e Carlos Fernando Lima.
03:39Clica aqui no site que está aparecendo www.cruzoé.com.br e prestigie nosso jornalismo independente.
Seja a primeira pessoa a comentar