Sergio Moro (foto) detalhou nesta quinta (18), em entrevista ao Papo Antagonista, a “Força-Tarefa de Erradicação da Pobreza”, proposta mencionada por ele na semana passada, durante sua filiação ao Podemos. O ex-juiz da Lava Jato falou em apresentar uma “solução customizada” para solucionar o problema.
“Uma proposta fundamental é a erradicação da pobreza. […] Nós temos conversado com vários especialistas e eles recomendam, principalmente, que nós possamos criar uma solução que vá além desses programas de transferência renda, com o Bolsa Família e o Auxílio Brasil. Eles são importantes, mas é preciso ter uma solução mais ‘customizada‘. A ideia é você ter uma governança que possa identificar para cada vítima da pobreza e comunidade qual é a solução específica.”
-- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Bom, vamos, a ideia é justamente fazer um bate-papo, aproveitando aí a sua filiação ao Podemos, e naturalmente todas as articulações estão sendo feitas para essa pré-candidatura à presidência da República.
00:15Eu gostaria de pegar justamente o gancho da sua filiação. Você fez um discurso que teve uma repercussão muito boa, nele você trouxe pelo menos duas ideias que eu gostaria de detalhar aqui.
00:25Uma é a criação de uma força-tarefa para a erradicação da miséria e a outra é a criação de um tribunal anticorrupção, Tribunal Nacional Anticorrupção.
00:36Se eu puder detalhar essas duas propostas, obrigado.
00:40Então, existe um projeto em construção, eu coloquei meu nome à disposição, nós estamos trabalhando num projeto, conversando com especialistas e também vamos conversar com a sociedade,
00:51com as pessoas, todas as pessoas, para ter um projeto que seja factível e tenha credibilidade.
00:59Entre as propostas, uma que é fundamental é a erradicação da pobreza.
01:03Isso é algo que nos entristece, algo que nós já deveríamos ter resolvido no passado.
01:09E é possível, o Brasil tem uma economia que não vai bem no momento, evidentemente,
01:14mas tem uma economia robusta, que tem condições de enfrentar esse problema.
01:19Na construção desse projeto, nós temos falado com vários especialistas.
01:23Tivemos uma reunião há duas semanas e igualmente na semana passada,
01:28para conversar com especialistas em políticas de enfrentamento à pobreza.
01:34E esses especialistas, eles recomendam, principalmente, que nós possamos criar uma solução que vá além desses programas de transferência de renda.
01:47Os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, como era o antigo Bolsa Escola e agora o Auxílio Brasil, são importantes.
01:56Mas é preciso ter uma solução mais customizada para o enfrentamento da miséria e da pobreza.
02:02Então, a ideia ali é você ter uma governança que possa identificar, em relação a cada vítima da pobreza,
02:10ou a cada comunidade que tenha esses problemas, qual é a solução específica que possa permitir que a pessoa escape da armadilha da pobreza.
02:20Às vezes é uma questão de um emprego, às vezes é uma oportunidade de ensino, às vezes é um tratamento para a saúde.
02:27Então, precisa ir além dos programas de transferência de renda, sem prejuízo de reconhecer a importância deles.
Seja a primeira pessoa a comentar