ASSINE O ANTAGONISTA+ COM DESCONTO: https://urless.in/6M3jH -- Diego Amorim e equipe nos contam os principais destaques desta semana, em cinco pontos:
1) Pandemia se agrava
A semana e o mês começam com, infelizmente, um péssimo cenário da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Depois de não comprarmos vacinas suficientes, de tanto negacionismo e desrespeito às regras das autoridades sanitárias, o país vive o seu momento mais grave.
Continuaremos acompanhando a situação dos sistemas de saúde nos estados e as medidas restritivas que estão sendo adotadas por prefeitos e governadores.
2) A volta do auxílio
O retorno do auxílio emergencial ainda não se concretizou. Na semana passada, houve divergências e os senadores acabaram não aprovando a chamada PEC Emergencial.
A expectativa é de que a proposta acabe sendo votada nesta semana no Senado, ou pelo menos o trecho que trata especificamente da volta do pagamento do benefício para os mais vulneráveis.
Ontem à noite, Jair Bolsonaro se reuniu no Palácio da Alvorada com Rodrigo Pacheco, Arthur Lira e alguns ministros.
3) CPI da Covid
Deve aumentar nesta semana a pressão para que seja instalada no Senado a CPI da Covid, destinada a investigar crimes cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia.
A CPI foi protocolada no mês passado, com o número suficiente de assinaturas. Rodrigo Pacheco, porém, aguardou a audiência com Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, e topou a instalação de uma comissão de acompanhamento das ações de enfrentamento à pandemia: com isso, foi ganhando tempo.
Vale lembrar que, até aqui, o Brasil só tem contratos firmados para garantir a Coronavac e a vacina da AstraZeneca/Oxford. A vacinação, no entanto, segue em ritmo muito, mas muito aquém mesmo do que seria considerado razoável.
4) "Projeto das vacinas" na Câmara
Na Câmara, os deputados devem aprovar a proposta que já passou pelo Senado e autoriza estados, municípios e empresas a comprarem vacinas, sem a responsabilização de farmacêuticas.
A Câmara também pode analisar o novo marco legal do gás. O Conselho de Ética tem na pauta a primeira representação envolvendo o deputado bolsonarista Daniel Silveira, que continua preso: ele é acusado de ter grampeado os colegas do partido em 2019.
Na quinta-feira, provavelmente, será instalada a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante comissão permanente. A favorita para comandar os trabalhos é a deputada bolsonarista Bia Kicis.
5) "Quadrilhão do PP" e Flávio Bolsonaro
Na terça-feira, a Segunda Turma do STF julgará recursos de Ciro Nogueira, Arthur Lira, Aguinaldo Ribeiro e Eduardo da Fonte contra a decisão que aceitou denúncia contra eles, em junho de 2019, por organização criminosa, no âmbito da Lava Jato.
A ação penal do chamado “quadrilhão do PP” já deveria estar aberta, mas como os investigados recorreram, até hoje o processo não foi iniciado. Em maio do ano passado, Edson Fachin votou pela rejeição dos “embargos de declaração”, mas Gilmar Mendes pediu vista.
No mesmo dia, a Quinta Turma do STJ vai analisar mais dois recursos de Flávio Bolsonaro para enterrar de vez a investigação da "rachadinha". Um deles questiona o compartilhamento de dados do Coaf com o Ministério Público do Rio de Janeiro, base do inquérito; e outro a competência do juiz Flávio Itabaiana, de primeira instância, para autorizar todas as diligências da investigação.
#Covid-19 #AuxílioEmergencial #Vacina -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Olá, eu sou Diego Amorim, chegou a hora de você ficar por dentro do que de mais importante vai acontecer nesta semana em 5 pontos.
00:19A semana e o mês de março, infelizmente, começam com um péssimo cenário da pandemia da Covid-19 no Brasil.
00:28Depois de não comprarmos vacinas suficientes, depois de tanto negacionismo e desrespeito às regras das autoridades sanitárias,
00:38o país vive o seu pior momento desde o início da pandemia há mais de um ano.
00:45Continuaremos acompanhando, claro, a situação dos sistemas de saúde nos estados e as medidas restritivas que estão sendo adotadas por prefeitos e governadores.
00:56Chegamos a março e o retorno do auxílio emergencial pago pelo governo federal em meio à pandemia da Covid-19,
01:05que foi interrompido em janeiro, não retornou ainda.
01:09Na semana passada, vocês acompanharam conosco, houve divergências e os senadores acabaram não votando a chamada PEC emergencial.
01:18A expectativa agora é de que a proposta acabe sendo votada nesta semana no Senado,
01:24ou pelo menos um trecho que trata especificamente da volta do pagamento do benefício em tese somente para os mais vulneráveis.
01:36Ontem à noite, Jair Bolsonaro se reuniu no Palácio da Alvorada com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado,
01:42Arthur Lira, presidente da Câmara e alguns ministros, incluindo Paulo Guedes, ministro da Economia.
01:50Deve aumentar nesta semana a pressão para que seja instalada no Senado a CPI da Covid,
01:58que se dispõe a investigar crimes cometidos pelo governo federal, governo de Jair Bolsonaro, em meio à pandemia da Covid-19.
02:07A CPI foi protocolada no mês passado, vocês acompanharam conosco, com um número suficiente regimental de assinaturas,
02:15mas Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, preferiu aguardar uma audiência com Eduardo Pazuello,
02:21ministro da Saúde, que já aconteceu, e topou também a instalação de uma comissão de acompanhamento das ações de enfrentamento à pandemia.
02:30Com tudo isso, Rodrigo Pacheco foi ganhando tempo.
02:34Vale lembrar que até aqui o Brasil somente tem contratos firmados para garantir a Coronavac e a vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
02:47A vacinação, no entanto, como todos nós estamos acompanhando, segue em ritmo muito, mas muito aquém mesmo daquilo que poderia ser considerado minimamente razoável.
02:59Na Câmara dos Deputados, eles podem aprovar por lá a proposta que já passou pelo Senado na semana passada
03:08e autoriza estados e municípios e empresas privadas a comprarem vacinas sem a responsabilização das farmacêuticas.
03:18É um projeto que nós antecipamos o antagonista ao teor dele na semana passada e que tenta aí resolver esse imbróglio que envolve a compra de vacinas.
03:28A Câmara também pode analisar o novo marco legal do gás e o Conselho de Ética da Câmara tem na sua pauta a primeira representação envolvendo o deputado bolsonarista Daniel Silveira, que continua preso.
03:43Ele é acusado de ter grampeado os colegas do seu partido PSR em 2019.
03:48Não é só acusado como ele próprio, Daniel Silveira, admitiu em entrevista ao antagonista na época que fazia isso, que gravava os colegas.
03:56Na quinta-feira, provavelmente, será instalada finalmente a Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ da Câmara, comissão que é a mais importante da casa, a mais importante comissão permanente.
04:09A favorita, depois de enfrentar tantas resistências para comandar os trabalhos, é ainda a deputada bolsonarista Bia Kicis, da ala bolsonarista do PSL do Distrito Federal.
04:20Amanhã, terça-feira, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar recursos de Ciro Nogueira, Artulira, Agnaldo Ribeiro e Eduardo da Fonte
04:34contra a decisão que aceitou denúncia contra eles, em junho de 2019, por organização criminosa no âmbito da Lava Jato.
04:44A ação penal, que recebeu o apelido de Quadrilhão do PP, já deveria estar aberta, mas como os investigados recorreram, até hoje o processo não foi iniciado.
04:57Em maio do ano passado, o Edson Fachin votou pela rejeição dos chamados embargos de declaração, mas Gilmar Mendes pediu vista, pediu mais tempo para analisar o processo.
05:10Ainda na pauta do Judiciário, no mesmo dia, terça-feira, a quinta turma do Superior Tribunal de Justiça vai analisar mais dois recursos de Flávio Bolsonaro
05:20para enterrar de vez a investigação que trata da rachadinha, peculato.
05:27Um deles questiona o compartilhamento de dados do COAF com o Ministério Público do Rio de Janeiro, base do inquérito que alcança o filho do Presidente da República,
05:37e outro, a competência do juiz Flávio Tabiana, de primeira instância, para autorizar todas as diligências da investigação.
05:46Imagine você o que vai acontecer.
05:48Vamos continuar acompanhando tudo e você fica conosco em o antagonista.com
05:53e para você que é nosso assinante, de maneira especial, claro, no nosso aplicativo a mais.
05:59Na medida do possível, um bom dia e uma boa semana.
Seja a primeira pessoa a comentar