ASSINE O ANTAGONISTA+ COM DESCONTO: https://urless.in/6M3jH -- Felipe Moura Brasil comenta os desdobramentos do inquérito que investiga os atos antidemocráticos e o depoimento de Carluxo à Polícia Federal. -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Voltando aqui para a família Bolsonaro, a Polícia Federal intimou o Carlos e o Eduardo Bolsonaro a prestar depoimento no inquérito que investiga a organização e o financiamento de atos antidemocráticos.
00:11Os filhos do presidente vão depor na condição de testemunhas e não de investigados.
00:16Então, esses sim, na condição de testemunhas.
00:18O objetivo das investigações é descobrir quem está bancando manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.
00:25O sigilo bancário de dez deputados e um senador, todos bolsonaristas, já foi quebrado no caso.
00:31Os filhos 02 e 03 de Jair Bolsonaro não foram alvos dessas medidas.
00:36O pedido para ouvir os dois foi feito pela delegada Denise Dias Rosas Ribeiro, responsável pelas investigações na PF,
00:44sem o conhecimento e anuência da Procuradoria-Geral da República, que pediu o inquérito, aberto em abril no STF, sob a relatoria de Alexandre de Moraes.
00:53Dentro da investigação que tramita sob segredo de justiça, parlamentares de oposição têm apresentado pedidos para incluir Jair Bolsonaro na investigação.
01:02A PGR, no entanto, ó que surpresa, tem recusado, sob o argumento de que cabe somente ao órgão decidir sobre as linhas de apuração e os alvos de diligências.
01:12Então tem mais esse caso aí envolvendo a família Bolsonaro, o inquérito dos atos considerados antidemocráticos, tem também o inquérito das fake news, ameaças,
01:24aquilo que deu grandes polêmicas e que a gente criticou desde o começo, os bolsonaristas só criticaram depois que o inquérito atingiu eles próprios,
01:33que atingiu, portanto, uma parte ali da militância virtual bolsonarista, a parte obviamente mais histérica, mais agressiva.
01:42E agora, está aí, Carlos e Eduardo terão de depor também nesse inquérito.
01:48Então, é o inquérito dos atos antidemocráticos, o inquérito das fake news, tem o avanço das investigações sobre os desvios de dinheiro público no gabinete do Flávio Bolsonaro.
01:57Hoje teve uma matéria a respeito disso, mostrando que os familiares da ex-madrasta do Flávio Bolsonaro sacavam a maior parte ali do salário
02:10e o Ministério Público diz que eles faziam isso, todos esses saques, justamente para repassar o dinheiro recebido, dinheiro vivo, para outros membros da organização criminosa.
02:22Portanto, grandes suspeitas aí desse esquema de passar parte do salário e de uso de funcionários fantasmas para conseguir mais dinheiro público,
02:32além do próprio salário da pessoa que está ali recebendo esses extras, que a investigação vai ter que apontar cada uma quanto recebeu.
02:42Então, quanto mais avançam essas investigações, mais a gente vê a sujeira nos gabinetes bolsonaristas.
02:51E saiu agora uma notícia que, em depoimento à Polícia Federal no inquérito que investiga os atos antidemocráticos,
02:59o vereador Carlos Bolsonaro disse que não é covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação.
03:06Segundo a Folha, Carlos garantiu que não participa da política de comunicação do governo federal,
03:11é para rir dessa parte, produção,
03:13e que tem relação apenas com divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo governo federal nas contas pessoais do declarante e do seu pai.
03:22Sobre o suposto uso de robôs para impulsionamento de informações em redes sociais,
03:27o 02 afirmou,
03:29jamais fui covarde ou canalha,
03:31essa é a declaração completa,
03:32a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação.
03:37É claro que políticos dão alegações diversas e as investigações precisam avançar independentemente daquilo que o político diz na hora de um depoimento.