- há 2 horas
SYANNE NENO E RODOLFO SOUZA CONVERSARAM COM ÍTALO, ATACANTE DO PAYSANDU.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:06Olá pessoal, tudo bom? Nosso entrevistado da semana é o artilheiro do Paissandu na temporada.
00:12Com 14 gols marcados, o mineiro Ítalo voltou à lua de mel com a torcida depois da última rodada
00:20da Série C, quando fez o gol da vitória nos acréscimos do jogo com o Maranhão.
00:25Sobre esse jogo, sobre a artilharia dele, sobre a carreira, sobre a enorme vontade de vir jogar no Paissandu
00:33são alguns dos assuntos que a gente vai tratar aqui, eu ao lado do Rodolfo mais uma vez.
00:39E aí amiga? E aí amigo? Tudo bom? Tudo ótimo.
00:42Prazer falar com você, com o Italoque, com o Italo Carvalho aqui.
00:48Super integrado à internet, ao Instagram, costuma responder aos torcedores, né Italo?
00:54A gente vai falar sobre isso daqui a pouco.
00:56Italo Carvalho!
00:57Muito obrigada pela sua presença. Parabéns pela boa fase.
01:02A primeira pergunta tem que ser essa, não tem jeito.
01:06Depois do gol contra o Maranhão, nos acréscimos, você fez aquele desabafo
01:12e muitos torcedores achavam que era uma espécie de crítica.
01:18Crítica às críticas que você vinha sofrendo por estar há um mês sem marcar gol.
01:23Afinal, pra quem foi aquele desabafo?
01:26Ali é um desabafo do gol, né? Como eu falei depois do jogo.
01:29Acho que eu jamais falaria alguma coisa com o torcedor, ainda mais eu que tenho...
01:34Desde que eu cheguei que tenho recebido um carinho gigantesco com o torcedor.
01:37Então assim, é um desabafo natural por ser um gol nos acréscimos ali.
01:40A gente tava tendo muita dificuldade no jogo.
01:42Então assim, não tem nada a ver com o torcedor.
01:44Muito pelo contrário, eu só tenho que agradecer o torcedor por tudo.
01:47E como é que é essa relação com a torcida?
01:50Como é que você, por exemplo, lida com as críticas?
01:52Você é um centroavante que a gente sabe que é mais cobrado do que os outros jogadores
01:58quando passa um tempinho sem fazer gol.
02:01Como é que é essa sua relação com as críticas que você sofre,
02:06principalmente nas redes sociais, Italo?
02:08Como é que você trabalha a cabeça?
02:09Com muita tranquilidade, né?
02:10A gente sabe que a gente veste uma camisa muito grande,
02:13então a gente tem a cobrança e se tem cobrança é porque o torcedor acredita, né?
02:18O torcedor jamais vai cobrar de um jogador que não pode dar resultado.
02:21Eu lido com muita naturalidade.
02:23Como eu falei, são fases que você tem dentro do ano e é natural.
02:26Vai ter fases que tu vai fazer muito gol, vai ter fases que tu vai ficar um, dois, três jogos
02:29sem fazer gol e é natural e eu me dou muito bem com isso.
02:32E você já havia jogado antes num clube com tanta cobrança de torcida?
02:38Remy Paissandu tem torcidas apaixonadas e que cobram muito
02:41e que criticam nas redes sociais, que não tem filtros,
02:46que às vezes não respeitam o jogador.
02:48Como é que você lida com isso?
02:51Ah, a gente tem que se blindar disso, né?
02:52Como eu falei, a gente...
02:55Nem quando a gente faz os gols a gente é o melhor do mundo
02:57e nem quando a gente deixa de fazer o gol a gente é o pior.
03:00Então a gente tem que saber filtrar essas coisas, procurar não ver tanto isso.
03:03O torcedor é muito momento, então a gente tem que entender isso
03:06e se blindar de alguma forma para isso não poder atrapalhar a gente dentro do campo.
03:12Italo, a minha primeira pergunta para ti vai ser a seguinte.
03:16A gente...
03:17Eu acompanhei a tua carreira mais de perto
03:20depois que tu veio para o Amazonas,
03:23não é que o Amazonas estava naquele processo de crescimento interno, né?
03:29E eu estava observando aqui os times que tu jogou,
03:34eu acredito que ter a maior torcida antes do Paissandu
03:37foi a Ponte Preta.
03:40E tu jogou, tu fostes um atacante
03:43que jogou muito contra os times aqui de Belém nos últimos 3, 4 anos
03:48e com certeza tu via os dois estádios, os três estádios de Belém,
03:54tu jogou contra a Remy Paissandu no Mangueirão,
03:57Curuzu e Baianão.
03:59Inclusive tu marcou um gol no quadrangular quando o Paissandu sobe no empate de 1 a 1.
04:03Foi aqui na Curuzu, eu estava trabalhando nesse jogo.
04:06E o estádio da Curuzu abarrotado.
04:09Esse foi o grande fator de tu querer fazer questão
04:15de vir para o Paissandu,
04:18mesmo com todas as dificuldades do final do ano passado,
04:21começo desse ano e tu com certeza acompanhou,
04:23porque tu estavas no grupo do Volta Redonda
04:27e o jogador sempre conversa entre si
04:30quando vai para um outro clube.
04:32Esse foi o grande fator que determinou a tua vinda
04:35aqui para Belém do Pará,
04:37tu jogar e ter a sensação de jogar em um time de massa,
04:44porque eu sempre falo isso,
04:46eu queria ter a graça de jogar só 15 minutos aqui
04:50em Belém do Pará, cara.
04:52Seria assim algo formidável,
04:54porque tu jogar num estádio lotado,
04:57eu acho que não tem preço,
04:58assim, tu jogar em um time de massa.
05:00Esse foi o grande fator que determinou a tua vinda para cá?
05:02Com certeza.
05:04Como tu falou, eu vim jogar aqui várias vezes,
05:06eu sabia da dificuldade,
05:07era sempre muito lindo.
05:09Graças a Deus, sempre que eu vim aqui,
05:10eu conseguia fazer bons jogos,
05:12fazer os gols,
05:12então eu também tinha esse carinho do torcedor antes,
05:15é o que eu sempre falo.
05:16Antes de eu vir para cá,
05:17eu já recebi esse carinho sempre nas redes sociais,
05:20de torcedor pedindo,
05:20vem para cá,
05:21e todo ano meu nome aparecia aqui de alguma forma
05:23e nunca dava certo.
05:25Só que eu tinha essa vontade dentro de mim,
05:28então, assim,
05:28dessa vez que pintou a oportunidade,
05:30eu deixei bem claro para as pessoas que trabalham comigo
05:32que eu queria vir,
05:33graças a Deus deu certo.
05:35Eu estou muito feliz disso aqui
05:36e de estar desfrutando disso tudo,
05:39que é o momento que eu sonhei também,
05:41de estar vestindo essa camisa e estar passando por isso.
05:43Esse interesse da torcida do Paissandu por ele
05:46veio muito por conta do Volta Redonda, né?
05:48Sim.
05:49No ano.
05:49Qual foi aquele ano?
05:51Eu joguei 23 e 24.
05:5223 de um ano do Hélio dos Anjos.
05:54É.
05:54Eu acho até que o Hélio dos Anjos
05:56chegou a falar o nome do Ítalo também.
05:57Não, o nome do Ítalo foi ventilado nos dois x aqui de Belém.
06:01O Ítalo, ele chegou a estar muito perto
06:03do Paissandu e também do Remo.
06:07Eu queria até te perguntar, Ítalo,
06:08como é que funciona?
06:09Porque o empresário tem o trabalho dele,
06:12a função dele.
06:13Mas como é que funciona se a conversa atua,
06:15ou do jogador, enfim,
06:17tu já conversou com outros colegas teus,
06:19tu fala, não, eu não quero,
06:19eu quero ver a proposta,
06:22tu ainda tinha contrato, acho que com Volta Redonda,
06:24tu falou, não quero mais continuar aqui,
06:25eu quero respirar outros ares,
06:27quero ir para Belém,
06:28quero entender como é que é jogar
06:31em um time com uma torcida pujante,
06:35que faz parte do dia a dia.
06:36Como é que funciona essa conversa do atleta,
06:38com o profissional colega dele, amigo,
06:41mas que é responsável,
06:42que é o empresário?
06:43Como é que funciona isso?
06:45Então, no meu caso,
06:46o meu empresário sempre trazia,
06:48só que eu tinha um contrato longo
06:50com Volta Redonda
06:50e o nosso presidente lá
06:52sempre foi muito difícil de negociar.
06:54Então, assim,
06:55sempre que chegava alguma coisa,
06:57ele não aceitava.
06:59Aí tu fica um pouco ansioso,
07:00porque às vezes é o que tu falou,
07:02já tinha muito tempo que eu estava lá,
07:03queria respirar novos ares.
07:05Ano passado,
07:06quando eu voltei da Coreia também,
07:08teve esse contato do Pai Sandu,
07:10eu também tinha demonstrado interesse
07:11de vir ano passado,
07:13só que não deu certo mais uma vez
07:15por conta disso.
07:16Então,
07:17esse ano eu conversei com ele,
07:18expus a minha vontade,
07:21mas obviamente também
07:21o Pai Sandu fez um esforço muito grande,
07:23porque senão o negócio
07:25não teria acontecido.
07:26Então, assim,
07:26graças a Deus deu certo.
07:28Mas, assim,
07:29o que eu procuro falar para ele
07:30é para ele filtrar ao máximo.
07:32eu não gosto muito de saber disso,
07:35porque às vezes mexe um pouco
07:37com a nossa cabeça,
07:38com o nosso desempenho,
07:39então eu procuro ficar um pouco
07:40fora disso e deixar só para ele
07:42tomar conta dessa parte.
07:44Legal.
07:44Agora, Ítalo,
07:45uma pergunta que todo torcedor
07:47quer muito,
07:49a maioria dos torcedores do Pai Sandu
07:50deseja muito,
07:52ver você jogando ao lado do Juninho.
07:55Do seu estilo de jogo,
07:57você acha possível jogar
07:59vocês dois juntos?
08:00De repente,
08:01você teria dificuldade
08:02de encaixar o jogo
08:03ali pelas beiradas?
08:05Como é que você vê
08:06essa possibilidade?
08:08Ah, eu gosto.
08:08Eu já joguei, assim,
08:10um ano no 15,
08:11com dois centroavantes.
08:12Foi um ano muito bom
08:13para mim também.
08:14Então, acredito que
08:14o Juninho a gente possa jogar junto.
08:15Quem era o outro?
08:16Era o Ronaldo,
08:17que está no Amazonas agora.
08:19Então, acredito que a gente
08:21possa jogar junto.
08:23Depende muito mais do Júnior, né?
08:25E ele já citou
08:26em algumas entrevistas, né?
08:28Essa possibilidade.
08:28Acho que muda um pouco
08:29a característica da nossa equipe,
08:31mas eu acredito que a gente
08:33pode jogar junto,
08:35porque a gente está vivendo
08:35um momento muito bom.
08:37Então, quanto mais tempo
08:38dentro do jogo a gente tiver,
08:39melhor.
08:39E essa concorrência
08:41acaba sendo benéfica, né?
08:43Com certeza, né?
08:44É como eu falei,
08:45a gente tem um ataque
08:46muito forte, né?
08:47Não só eu, o Juninho,
08:48o Cleiton também tem bastante gol,
08:50o Marcinho,
08:51o próprio Caio,
08:52que é um volante,
08:53tem bastante gol.
08:54Então, a gente tem bastante gol
08:55no ano e é importante
08:57a nossa equipe saber
08:58que, independente
08:59de quem jogar ali na frente,
09:00vai ter um cara
09:01que vai estar aproveitando
09:02as oportunidades
09:03para dar tranquilidade.
09:04E era super comum, né?
09:06Era super comum, né, Sian?
09:09O Ítalo,
09:10eu acho que ele é de 96, né?
09:13Então, não sei se ele chegou
09:14a acompanhar muito
09:15na televisão.
09:17E eu vi uma entrevista
09:18até aproveitando,
09:19e seja de Copa do Mundo,
09:20que o grande problema
09:21da gente aqui do Brasil
09:23foi sempre querer copiar
09:25o modelo de fora.
09:26E grandes times
09:28do futebol brasileiro
09:29já jogaram dessa forma,
09:30e eu sinto falta disso.
09:32Porque quando eu era
09:33criança e adolescente,
09:34quando eu era o sistema
09:35que a gente usava mais,
09:36o 4-4-2,
09:37com dois atacantes na frente.
09:39Não é?
09:39A gente sempre teve
09:40grandes jogadores.
09:41E eu acho que dá
09:42para encaixar os dois.
09:44Os dois fazem gol
09:45quando joga um faz gol,
09:47quando joga o outro,
09:48o outro vai lá e também faz gol.
09:49Então, eu acho que
09:50somaria muito
09:51para o País Sandro.
09:52Eu acho que o futebol também,
09:54ele é a aposta,
09:55e vai que dá certo, né?
09:56O País Sandro está muito bem
09:57nessa Série C do Brasileiro.
10:00Ítalo, como é que está
10:01esse ambiente de vocês?
10:03E como é que vocês conversam
10:05internamente para manter
10:06esse ambiente positivo?
10:09Porque eu acredito
10:10que com o ambiente positivo,
10:11a bola, ela entra
10:12aos 49, aos 50
10:13do segundo tempo.
10:15Como é que está
10:15esse trabalho diário?
10:19E o que vocês fazem
10:21para manter
10:22esse ambiente
10:25bom?
10:26Saudável.
10:27Porque eu já li
10:29vários livros
10:30de treinadores consagrados,
10:31não só do futebol,
10:33o Bernardinho,
10:35o Zé Roberto,
10:35que são monstros
10:36no vôlei,
10:37vitoriosos como treinadores.
10:39Inclusive, até faço
10:41a propaganda
10:41para ler os livros deles,
10:42que eles são gigantes,
10:44não é?
10:44E eles falam
10:45que a maior dificuldade
10:46é manter um grupo
10:48coeso e querendo,
10:50e blindando
10:51o ambiente interno
10:52para não perder isso.
10:54E isso o Júnior Rocha
10:55vem fazendo com mais treino.
10:56Mas também depende
10:58dos meninos,
11:00do elenco.
11:00Como é que vocês
11:01conversam internamente,
11:04Ítalo,
11:04para manter
11:05esse ambiente positivo
11:06de vocês?
11:08Cara,
11:08o nosso grupo
11:09deu liga desde o primeiro momento.
11:11a gente que está
11:12no futebol,
11:13a gente sabe
11:13como é difícil
11:14acontecer isso,
11:15porque o ambiente,
11:16é o que tu falou,
11:16ele é tudo dentro
11:17do futebol.
11:18Você tem que ter prazer
11:19de trabalhar,
11:19você tem que ter prazer
11:20de acordar
11:21para ir no dia a dia.
11:23Então a gente
11:23deu liga
11:24desde o primeiro minuto,
11:25que a gente se juntou
11:27pela primeira vez,
11:28mas eu acho que
11:28o que sustenta
11:29um ambiente bom
11:30é as vitórias.
11:31Não adianta você ter
11:32um ambiente bom
11:34que as vitórias
11:34não vêm,
11:35porque acaba
11:36complicando as coisas.
11:38Aí a torcida
11:39fica do lado também,
11:40então assim,
11:41por isso que eu acho
11:41que essa vitória
11:42no último jogo
11:42foi tão importante,
11:44porque talvez
11:44se a gente perde ali
11:46são três vitórias seguidas,
11:48aí já traz
11:49uma desconfiança,
11:50perde a confiança
11:51em alguns jogadores
11:52e acaba transformando
11:54o ambiente.
11:54A gente não pode
11:55perder isso
11:56e a gente sabe
11:58da nossa responsabilidade,
12:00a gente tem muita gana,
12:01a gente sabe
12:01os objetivos do clube,
12:02a gente sabe
12:02que o Paissandu
12:03tem que voltar
12:03para a Série B
12:04de qualquer maneira,
12:05então a gente está
12:05muito focado nisso
12:07e o nosso grupo
12:08não vai deixar
12:09a peteca cair de forma
12:10nenhuma,
12:10porque o nosso objetivo
12:11é muito grande.
12:12Agora, Ítalo,
12:13a gente sabe
12:13que num campeonato longo
12:15como o da Série C
12:16é inevitável
12:17que uma equipe
12:18passe por ciclos,
12:20sobe, desce,
12:21enfim.
12:22Você acha
12:23que o Paissandu
12:24ainda precisa evoluir
12:26e qual a sua preocupação
12:28que pode causar
12:33eventualmente
12:33uma queda
12:34nessa equipe?
12:35A gente já teve
12:35uma fase
12:36que vocês tiveram
12:37que enfrentar
12:37o cansaço
12:38que foi um grande
12:39desafio
12:40que vocês
12:41conseguiram superar.
12:43Como é que você
12:44avalia as perspectivas
12:45para esse acesso
12:46tão sonhado
12:47pela torcida
12:48e por vocês também?
12:49A primeira
12:50com relação
12:51às fases,
12:53esse último momento
12:54acho que foi
12:54o momento mais difícil
12:55da gente dentro do campeonato,
12:57principalmente
12:57pela falta de treino,
13:00acho que a gente
13:01deixou cair um pouco
13:02o que a gente
13:02vinha apresentando
13:03desde o início do ano
13:04porque a gente
13:05praticamente não treinava,
13:07só viajava e jogava,
13:08acho que esse último jogo
13:10depois dessa semana
13:11de trabalho
13:12a gente conseguiu
13:12apresentar um futebol
13:14melhor,
13:15defensivamente também,
13:17porque como eu falei,
13:18a gente sabe
13:18da nossa responsabilidade,
13:20a gente está muito
13:20focado no que
13:22a gente tem que fazer,
13:23agora a gente
13:23só tem um campeonato,
13:24só resta um campeonato
13:25para a gente,
13:26a gente tem tempo
13:26para trabalhar,
13:27a gente tem tempo
13:28para descansar,
13:28então não tem desculpa
13:30para a gente atingir
13:31o nosso objetivo.
13:31E quais são,
13:32na sua opinião,
13:33os maiores adversários
13:35nessa Série C,
13:36os mais difíceis?
13:37É uma Série C
13:39muito equilibrada,
13:41mas hoje eu vejo
13:42o Guarani
13:43é um time
13:43que está ali
13:44que eu vejo
13:45com muita força,
13:49o Amazonas
13:50pelo fato de jogar lá
13:51é sempre muito difícil
13:52também,
13:53eu que joguei lá,
13:53então assim,
13:55mas a gente tem
13:56que destacar todos
13:57porque a gente sabe
13:57que cada jogo
13:58é um jogo
13:59e a dificuldade
14:00é muito grande,
14:00a gente está vendo aí
14:01independente do adversário
14:03que a gente enfrenta,
14:04a gente está tendo
14:06dificuldade,
14:06é um campeonato
14:07muito nivelado,
14:08está muito equilibrado,
14:09então assim,
14:09a gente tem que respeitar
14:10todos os adversários
14:11e procurar vencer,
14:13classificar o mais rápido
14:14possível para chegar
14:15na segunda fase
14:16muito mais competitiva.
14:17Então qual foi o teu
14:18momento mais marcante
14:20até agora
14:21com a camisa
14:22do Pays Sandu?
14:24Porque eu destaco
14:25dois, tá?
14:26Porque era que
14:27se fosse eu
14:28eu ia sair correndo
14:29naquele mangueirão
14:29loucamente,
14:30eu não sei como é
14:30que vocês conseguem
14:31se segurar,
14:32que foi o gol
14:33no Repá,
14:34eu acho que
14:35e eu como
14:37paraense,
14:37assim,
14:37a Ciane,
14:40era um sonho
14:41meu assim mesmo,
14:42cara,
14:43eu tinha muita vontade
14:43de marcar um gol
14:44no mangueirão
14:45e sair loucamente,
14:46chutando câmera
14:46de fotógrafo,
14:50não,
14:50porque eu falo isso
14:52daí,
14:52porque às vezes
14:53eu sinto
14:54que foi até a pergunta
14:55que o Bed fez
14:55para o Rafinha,
14:57entendeu?
14:57Cara,
14:57vocês são escolhidos
14:59por Deus,
14:59mano,
15:00vocês fazem o que
15:00muita gente queria fazer
15:02aqui no Brasil,
15:03às vezes,
15:04sei lá,
15:05parece que o cara,
15:06porra,
15:07cheguei lá,
15:08entendeu?
15:08É o meu sonho,
15:11é o sonho de muita gente
15:13e os gols da Copa Verde,
15:15assim,
15:16eu se fosse o Rodolfo Carvalho,
15:18o Rodoc,
15:20né,
15:20que é o Italo,
15:21que eu vou ser o Rodoc,
15:22então,
15:23era o,
15:23para mim,
15:24é ser o gol no repasse,
15:25eu acho que,
15:25por tudo que significa
15:28marcar um gol
15:29como nove
15:30no repasse,
15:31mas,
15:32para o Ítalo,
15:33qual foi o momento
15:34mais inigualável
15:36até agora?
15:36Os dois gols
15:37vindo do banco
15:39ou o gol no repasse?
15:41Ah,
15:42eu acho que foi no repapo,
15:43porque foi meu primeiro clássico,
15:46né,
15:46eu tinha feito um gol antes
15:47que também estava no lado,
15:48então,
15:49eu já estava naquela ansiedade,
15:51e na hora que tu faz o gol,
15:52aquela emoção,
15:53tu vê aquela torcida gigantesca.
15:54E a outra,
15:55em silêncio,
15:56eu acho isso muito fera
15:57aqui,
15:57Belém,
15:58e o lado da torcida do País
15:59sendo o treme,
16:00mano.
16:00Sim,
16:01e a torcida dividida
16:02fica muito bonita,
16:03então,
16:04assim,
16:04só tem aqui,
16:06é uma emoção,
16:07como tu falou,
16:08a gente tem que valorizar
16:08porque é um sonho
16:10e com certeza
16:12é um dia
16:12que está marcado
16:13para sempre
16:14na minha vida,
16:15é uma emoção única.
16:16Legal.
16:16O jogo
16:20contra o Anápolis,
16:21não sei nem se o Ítalo,
16:24ele se lembra,
16:25a narração do André,
16:26inclusive,
16:26passou no Brasil todo,
16:27na redação,
16:28né,
16:28o André,
16:30o Ítalo não marcava a Goutinho
16:31há um mês,
16:32aí o André,
16:33o Tote conhece muito bem,
16:35é um fenômeno,
16:36né, Tote,
16:37o André,
16:37em todos os aspectos,
16:39aí o André,
16:40ele chega,
16:41o Ítalo vai entrar
16:42e vai marcar um gol,
16:44aí um gol não,
16:45vai marcar dois gols,
16:47aí só eu com o Michel Flego,
16:48o André está prevendo,
16:50já tem o pai Abner,
16:51agora vai ter o pai André aqui,
16:52né,
16:53e aí tu vai e marca
16:54esses dois gols,
16:56eu falei com o Ítalo,
16:56o Ítalo,
16:57pô,
16:57põe mais ele para narrar,
16:59para a gente prevê,
16:59para mais,
16:59para mais,
17:00meus gols,
17:01mas é muito bacana,
17:02a emoção também
17:03daqueles dois gols,
17:04né,
17:04Ítalo,
17:05da Copa Verde,
17:06é algo muito fora da curva,
17:09né, amigo?
17:09É,
17:10com certeza,
17:10né,
17:11o jogo estava,
17:12estava num momento tenso ali,
17:13né,
17:13eu achei que ia para os pênaltis,
17:15então,
17:15pois é,
17:15e aí os pênaltis,
17:16a gente não sabe o que vai acontecer,
17:17né,
17:18então assim,
17:19o lance do primeiro gol também,
17:20eu fui para dividir com o zagueiro,
17:22ela acaba batendo e via,
17:23então assim,
17:25é muito grato a Deus,
17:26por estar vivendo esses momentos aqui,
17:28ainda tive mais uma chance
17:29de fazer outro gol,
17:30o Marcinho me deixou sem goleiro,
17:31então assim,
17:31muito feliz por estar vivendo
17:33todos esses momentos aqui.
17:34Agora,
17:35Ítalo,
17:35você é mineiro,
17:37né,
17:37nascido em BH,
17:39particularmente apaixonado
17:40por Minas Gerais,
17:41eu até estava conversando
17:42com você sobre isso aqui na subida,
17:44e como é que está
17:45a sua ambientação,
17:47você chegou em dezembro,
17:48como é que está a sua ambientação
17:49aqui em Belém,
17:50que também tem uma cultura
17:52gastronômica muito forte,
17:53assim como Minas Gerais,
17:55não tem praia,
17:56né,
17:56na capital,
17:58você está gostando daqui,
17:59você está curtindo,
18:00o que é que você costuma fazer
18:01nas horas de folga,
18:02e já dá para dizer aí
18:03que essa alma é paraense?
18:05Ah, tá,
18:06eu sou um cara que
18:07me adaptei muito fácil aqui,
18:09eu também sou um cara
18:09muito tranquilo,
18:10né,
18:10sempre procuro ficar em casa,
18:12mas assim,
18:13desde o primeiro momento aqui
18:14foi muito fácil
18:15essa adaptação,
18:16eu estou muito feliz aqui,
18:18se depender de mim,
18:19eu vou ficar aqui
18:20bastante tempo.
18:21Eu até brinquei...
18:22é uma declaração de amor.
18:23De amor e forte.
18:24Eu até brinquei com o Léo,
18:26com o Pertino, né,
18:27que é o preparador de vocês,
18:29que é mineiro,
18:30que eu passei muito tempo fora,
18:32moro em oito anos em São Paulo,
18:34né,
18:34eu falava que o mineiro,
18:36ele é um estado que ele nasceu
18:38na região errada,
18:39porque o mineiro,
18:40ele é o sulista, o sudestino,
18:42com o coração de nortista e nordestino.
18:44É verdade, é verdade.
18:45É impressionante como o mineiro
18:46vem pra cá, pra Belém,
18:48ou pro Nordeste,
18:48ou pros outros estados do Norte,
18:50a gente se adapta muito fácil,
18:52até pelo...
18:53Eu conheci muita gente de Minas Gerais, né,
18:56é...
18:56E não tem aquela somenda, né?
18:58Não, o mineiro,
18:59o mineiro,
18:59ele é impressionante,
19:00o mineiro,
19:01ele é impressionante
19:02o jeito do mineiro.
19:03Eu conheci agora uma galera
19:05que veio, né,
19:06nos Jogos do Remo,
19:07aqui na primeira divisão,
19:09lá das emissoras,
19:10jornalistas.
19:10O Hélio dos Anjos também é mineiro.
19:11O Hélio é mineiro, né,
19:12é impressionante o...
19:14o jeito do mineiro.
19:16Como é que é ser mineiro?
19:19O que é ser mineiro?
19:21Mineiro é esse que a gente...
19:23Que eu convivi muito lá no Sul,
19:25são os que eu conheço,
19:26agora falando contigo assim,
19:27é desse jeito o mineiro?
19:28É isso aí.
19:29É, é isso aí.
19:30É, é...
19:30Mineiro é muito tranquilinho, né,
19:31muito na dele, assim,
19:33muito humilde.
19:34O senhor falou,
19:34a gente se adapta a qualquer lugar,
19:37respeitamos o espaço das pessoas,
19:39a cultura,
19:39então acho que assim,
19:40por isso que a gente é muito bem recebido
19:42em quase todos os lugares
19:43que a gente vai.
19:44Acho legal.
19:44Mineiro é muito maravilhoso.
19:45Agora, Ítalo,
19:46e a Copa do Mundo?
19:47Você está vivendo essa Copa do Mundo?
19:49Está assistindo aos jogos?
19:51Quais são as equipes, assim,
19:52que você fica,
19:53meu Deus,
19:54o Brasil não pode pegar essa equipe?
19:55Quais são as equipes favoritas
19:58dessa Copa para você?
19:59Eu acho que a França, né,
20:02tem um time muito bom,
20:03a Argentina começa a ir destruindo tudo,
20:05então acho que preocupa a gente, né?
20:07A Argentina sempre.
20:08A Argentina sempre, é.
20:09Acho que é um treino para a gente
20:11poder ver os jogos, né?
20:12A gente acaba aprendendo muito
20:14vendo esses jogos,
20:15é um nível muito alto de futebol,
20:17então a gente tem que procurar
20:18ver o máximo de jogos possível.
20:20Torcer muito para o Brasil ganhar aí.
20:22Pô, eu amo muito,
20:23sou muito brasileiro,
20:25então estou torcendo muito
20:26para que o Brasil ganhe,
20:27mas a gente vai ter muita dificuldade
20:28porque tem muita seleção boa aí.
20:30E você,
20:31desculpa, Rodolfo,
20:32e você,
20:34assim como a imensa maioria dos brasileiros,
20:36eu acho que é uma unanimidade, né,
20:38o Hendrick.
20:39De que forma você vê
20:41a não escalação do Hendrick?
20:43O que será que passa
20:44pela cabeça do Ancelotti,
20:46você como jogador experiente?
20:48Ah, eu acho que o Hendrick
20:49tem muita estrela, né?
20:50Acho que sim.
20:52Quando ele está em campo,
20:53tu vê que ele tem
20:54uma estrela diferente,
20:55a bola sempre soba para ele,
20:57mas também tem outros jogadores
20:59de qualidade ali na seleção, né?
21:00A gente não sabe o que o Ancelotti pede,
21:03a forma que ele gosta de jogar,
21:04então assim,
21:05mas é como eu falei,
21:06sempre que ele tiver a oportunidade
21:08de estar dentro de campo,
21:08eu tenho certeza
21:09que ele vai ajudar muito o Brasil.
21:11E até essa pergunta da Sênia
21:13foi interessante
21:13porque o Hendrick é um garoto, né?
21:15Sim.
21:15O Hendrick só tem 19 anos
21:16e vocês vivem isso
21:19no Paissando hoje, né?
21:20A questão da juventude, né?
21:24De trabalhar com a garotada
21:26e com a vontade,
21:28com o afinco, né,
21:29da meninada, né?
21:31Então acho que dá para tu
21:33até falar sobre isso, né?
21:34Se tem mesmo isso dentro, assim,
21:37do futebol,
21:38até fazendo esse meio de campo
21:40com a realidade de vocês aqui
21:42com um monte de menino
21:43no Paissandu,
21:44com essa molecada boa de bola
21:46também do Brasil, né?
21:47O Brasil que depois de...
21:49Foi o Pelé e me fugiu,
21:51acho que foi o Coutinho,
21:53que até foi o Dado, né?
21:54Que foi a dupla de...
21:55O Garrincha já era mais velho,
21:57em 58.
21:58Foi a dupla de ataque
21:59mais nova do Brasil
22:00que foi a parte do mundo, né?
22:01O Hendrick e o Raião,
22:02o Raião só tem 20 anos também,
22:04o Raião é um meninão.
22:06É assim, né?
22:07Como falei,
22:07a gente tem um exemplo aqui
22:08no nosso dia a dia,
22:09acho que mais da metade
22:10do nosso time
22:11é feito de garotos, né?
22:12Assim,
22:13eles têm muita vontade,
22:15muito desejo
22:15de fazer as coisas acontecerem.
22:18E eu acho que essa junção,
22:20como é aqui,
22:20como está sendo
22:21na seleção brasileira também,
22:23ela é importante, né?
22:23Porque os mais experientes
22:25conseguem ajudar de alguma forma,
22:27mostrar o atalho ali,
22:28porque eles mais novos
22:31não viveram tanta coisa
22:32como os mais experientes, né?
22:33Então,
22:33a gente consegue
22:35dar esse suporte
22:36para eles conseguirem desempenhar
22:37o melhor papel deles.
22:39E como é que funciona a zoeira?
22:42Entre,
22:43pô,
22:43o que vocês querendo ou não?
22:44Por exemplo,
22:45o Vargas estava aqui
22:47até fazendo,
22:48falando que
22:49um bastidor da gente
22:50veio o Vargas
22:51e veio o Libonacci.
22:52Vinha os dois.
22:53Na mesma tarde.
22:54Aí a Ciane chegou e falou,
22:55poxa,
22:55bora gravar uma só com o Vargas
22:57e uma com o Libonacci,
22:58aí a gente sobe os dois
23:00videocasts
23:00ou na sequência do outro.
23:02Aí eu fiquei só olhando isso, né?
23:04Aí o Vargas chegou,
23:06quem prefere?
23:07Eu começo
23:08ou tu começa o Libonacci?
23:10É o Libonacci na mesma hora?
23:11Não, tu começa.
23:11Eu falei,
23:12caramba,
23:12ele respondeu certo, né?
23:15Quem está começando agora,
23:17pensa o Vargas chegando no outro.
23:18Mas o Libonacci
23:19é fora,
23:20é uma prateleira assim,
23:22mas ele é um lorde, né?
23:23Aí eu falei,
23:24poxa,
23:24pensa o Vargas chegando
23:25no outro dia
23:26e falando,
23:27lá vai se lascar internamente.
23:29Mas na resenha,
23:30que é normal, né?
23:31No alto da educação
23:32do Libonacci,
23:33ele tinha que dar ver pra ele.
23:34E como é que funciona assim,
23:36Ítalo?
23:36É viajar,
23:37conviver
23:38com essa meninada,
23:40porque,
23:40beleza,
23:41tem a questão profissional,
23:42mas eles são garotos, né?
23:44Então eles têm a zoeira,
23:46a resenha deles.
23:47Como é que é contigo,
23:49com o Marcinho,
23:50eu fico imaginando eles brincando
23:51com o Geandrógeno,
23:53que parece ser mais sériozão,
23:55lá do sul, né?
23:56Já é mais experiente.
23:57Como é que é assim?
23:58Como é que eles ficam com vocês,
24:00que são os líderes do grupo
24:01e mais experientes?
24:02Quem é o molequinho
24:03mais travesso dali?
24:05Tem a hierarquia, né?
24:06E querendo ou não,
24:07a gente já passou por isso,
24:08então a gente já sofreu
24:09muito lá atrás com isso.
24:10Então é a vez deles,
24:11é o que eu falo pra eles.
24:12Às vezes a gente faz aquilo ali,
24:14ah não,
24:14não vou fazer.
24:15Mas tu tem que fazer,
24:16porque eu fiz lá atrás,
24:17como é que tu vai fazer agora?
24:18Então assim,
24:19a gente brinca muito,
24:20mas os meninos são,
24:21sim,
24:22respeitam bastante a gente,
24:23por isso a gente tem
24:23um ambiente tão bom assim,
24:25apesar de novos,
24:26eles escutam bastante,
24:27isso é muito importante,
24:28por isso que eu acredito
24:29que eles têm nos ajudado
24:30tanto aí.
24:31Mas eles brincam também,
24:32Brinca, brinca.
24:33Tem o menino mais moleque
24:34no bom sentido.
24:35Ali tem alguns ali,
24:37tem o próprio Bonatti,
24:38tem o Henrico também,
24:39acho que o Henrico é o pior,
24:41assim,
24:41é o mais desguiado, né?
24:43Como fala em Minas, né?
24:45O Guaziada fala
24:45que ele é o desguiado aí.
24:47Porque a gente aqui,
24:49a nossa equipe aqui na Liberal,
24:51ela também é muito jovem,
24:52eu sou,
24:53com 39,
24:54eu sou o quarto mais velho.
24:55Então tipo,
24:56a gente tem,
24:56por exemplo,
24:57o Luizinho,
24:58que narra,
24:59que tem só 23 ou 24 anos,
25:01pô,
25:01e ele,
25:01meninão.
25:02Então ele vai,
25:03a gente tá assim,
25:04vai fazer churrasco,
25:05é a mesma coisa.
25:06A gente vai pegar,
25:07vai fazer churrasco da gente,
25:09aí a gente levanta,
25:10não, mano,
25:10vai lá pegar.
25:11Aí ele,
25:12não,
25:12não quero,
25:13não,
25:13tu não tem querer,
25:14Luizinho,
25:14tu não entende
25:16que tu não tens querer,
25:17porque eu fazia pro pai dele,
25:18o pai dele,
25:19eu era estagiário,
25:20o pai dele era o narrador,
25:21na Marajoara,
25:22na entrevista aqui na época,
25:23em Belém.
25:24Então a gente tinha que levantar,
25:25então tu vai pegar.
25:26Só um riso no canto da boca.
25:28Mas também eles,
25:29eles sacaneiam com a gente,
25:30assim,
25:31eles tiram onda também.
25:32Tem isso,
25:32assim,
25:33tipo,
25:33vocês estão na de vocês,
25:34assim,
25:35os mais velhos do grupo,
25:37estão tudo,
25:37aí eles chegam aí,
25:38bora,
25:39bora zoar com o Marcinho,
25:40zoar com o Italo,
25:41eles não fazem isso do nada.
25:42Brinca,
25:43brinca,
25:43zoa gente,
25:44mas assim,
25:45é o que eu falei,
25:46a gente bota a moral rapidinho,
25:48fica no lugar deles,
25:49é o que eu falei,
25:50a gente já passou por isso,
25:51agora está no momento deles passarem também.
25:54E um outro ponto, Italo,
25:57que até eu fiquei na dúvida,
25:59porque,
26:00querendo ou não,
26:01vocês são jogadores profissionais,
26:03tem a realidade de vocês,
26:04e nas grandes seleções na Copa do Mundo,
26:08está o suprassumo do futebol mundial,
26:13Brasil,
26:14Argentina,
26:15Holanda,
26:16Inglaterra,
26:17é o suprassumo da bola.
26:21Vocês conversam assim,
26:22param para ver,
26:23tipo,
26:23por exemplo,
26:24eu acho um volante fora da curva,
26:26que eu sou fã hoje,
26:27é o Enzo Pérez,
26:28da Argentina,
26:30né,
26:31tipo,
26:32vocês conversam entre vocês,
26:33assim,
26:33bom,
26:33olha o que ele fez no jogo,
26:34bora tentar ver como é que a gente faz aqui,
26:36será que dá para a gente fazer assim?
26:38ele falou que os jogos acabam servindo de inspiração.
26:40Sim,
26:41é como eu falei,
26:41a gente olha para aprender também,
26:43né,
26:43porque é como você falou,
26:45é o mais alto nível do futebol,
26:46então a gente tem que aprender,
26:49o Júnior até comentou com a gente hoje,
26:50que vai passar um vídeo essa semana,
26:52da seleção da Holanda,
26:54se eu não me engano,
26:55que tem uma forma bem parecida de jogar com a nossa.
26:58E pode ser o próximo adversário,
27:00né,
27:00do Brasil.
27:01sim,
27:01e da Argentina,
27:03da forma como a Argentina marca,
27:05né,
27:05assim,
27:05o jogador de mais alto nível,
27:07então,
27:07assim,
27:07a forma como eles marcam,
27:09mesmo estando nesse nível,
27:10então, assim,
27:11é para aprender,
27:12cara,
27:12por isso que eu falei,
27:13a gente tem que tentar ver o máximo de jogos possível,
27:15porque é mais um treinamento para a gente,
27:17para a gente poder ver os melhores,
27:19para tentar aprender de alguma forma e absorver isso.
27:21Legal essa comparação que o Júnior Rocha fez da Holanda com o Pai Sandor, né,
27:25carrocéu azul e branco.
27:27E a inteligência, né,
27:29a inteligência do Júnior, né,
27:31que é um grande treinador.
27:33E, Ítalo,
27:34até nessa questão que tu falou de marcação,
27:37não é,
27:37e esses jogadores do mais alto nível,
27:40eles voltam para marcar,
27:42hoje no futebol moderno,
27:44a marcação,
27:46a defesa,
27:46ela já começa desde a tua posição,
27:49desde o número 9.
27:51Como é que funciona o trabalho do Júnior Rocha,
27:53contigo, com o Juninho,
27:55com o Thalisson,
27:56com o Taylon,
27:57que são os homens da frente do Pai Sandor,
28:00nesse processo de recomposição e de marcação defensiva?
28:04Como é que ele conversa com vocês?
28:06Ele cobra...
28:06Desculpa emendar a pergunta dele,
28:08você já tinha sido tão cobrado,
28:11enquanto atacante,
28:13na marcação,
28:13como você vem sendo com o Júnior Rocha?
28:15Não,
28:16não até porque a gente joga de uma forma diferente, né,
28:18do que o habitual do centroavante fazer,
28:20porque geralmente,
28:22a gente só fecha ali por dentro, né,
28:24e com o Júnior a gente desce um pouco na beirada ali,
28:26para fazer meio que essa marcação pela beirada,
28:29principalmente quando a gente faz a linha de 5 com o nosso ponto,
28:34então assim,
28:34é algo que a gente também vem aprendendo, né,
28:36como eu falei,
28:37a gente tem cobrado muita gente disso,
28:40principalmente nessa última semana, né,
28:41que a gente teve essa semana maior para trabalhar,
28:44porque a gente vinha tomando bastante gols,
28:46então era algo que a gente precisava corrigir,
28:48porque na frente a gente vem fazendo os gols,
28:51e lá atrás a gente acabava,
28:52estava acabando tomando muito gol,
28:54e a gente sabe que a marcação ela começa desde lá da frente,
28:56então a gente tinha que fazer movimentos melhores,
28:59para dar mais segurança à nossa defesa,
29:02e eu acredito que a gente conseguiu fazer,
29:04e passar em branca esse último jogo,
29:06sem tomar gol,
29:06foi muito importante.
29:08E como é que funciona assim, Italo,
29:10o aprendizado de vocês dentro da Curuzu,
29:16acho que o jogo que teve a maior dificuldade do Paissão do foi,
29:20na derrota para a Inter Nacional de Limeira, né,
29:24como é que funciona essa questão do pós-jogo,
29:28vocês folgam logicamente,
29:29aí tem a representação,
29:31como é que funciona o aprendizado de vocês,
29:34porque a Inter,
29:35ela fez um gol,
29:36aquele chute que aí é do futebol,
29:38vai dar lá daquele jeito,
29:40não tem o que fazer,
29:41ele vai tentar mais dez vezes aquele chute,
29:43é difícil,
29:44você joga a bola,
29:45é muito difícil acertar de forma contínua,
29:48um chute daquele lá,
29:49mas para vocês irem melhorando a performance de vocês,
29:55principalmente aqui dentro de Belém,
29:58a Siane conviveu muito,
30:00a Siane era a menina dos olhos dele,
30:01Givanho da Oliveira,
30:03e o Giva, né, Siane,
30:05ele falava muito...
30:05Eu achava que era do Hélio.
30:07Não, não.
30:08O Giva é o Giva, né,
30:09o Giva é o homem das fotos lá,
30:12é o Giva.
30:13E o Giva,
30:14ele chegava e falava assim,
30:17que para tu conseguir um acesso
30:18numa divisão inferior,
30:20tanto que o Paissando,
30:21campeão brasileiro de 2000,
30:22ele não venceu fora.
30:24Ele venceu em Belém,
30:25empatava fora.
30:27Para vocês fazerem cada vez mais
30:29a Curuzu e o Mangueirão
30:30no quadrangular final,
30:32acredito muito que o Paissando
30:33vai estar nesse quadrangular final,
30:37serem o que eles vêm sendo
30:40para vocês.
30:42Como é que funcionou a conversa
30:44depois da derrota
30:45para a Inter de Limeira?
30:48A gente teve uma cobrança interna ali,
30:50porque a gente sabe que a gente não fez
30:52uma boa partida.
30:53A gente também trabalha muito
30:54com as análises dos jogos,
30:56e foi como eu falei,
30:58principalmente essa parte defensiva,
30:59a gente não estava cumprindo as funções
31:04como a gente estava fazendo
31:05no início do ano,
31:07e muito por essa falta de tempo
31:08e de treino também.
31:09Então foi o que a gente procurou fazer,
31:12foi a nossa conversa internamente
31:13de, tá, falhamos,
31:15vamos agora tentar corrigir o erro,
31:16voltar a ser equipe
31:18que a gente sempre foi,
31:20fechando os espaços,
31:22porque a gente não pode tomar
31:24esse tanto de gol
31:25se a gente quiser o nosso objetivo maior.
31:27E acredito que foi o que a gente fez,
31:28o Júnior trabalhou muito isso semana passada
31:30em cima dos nossos erros,
31:32e eu acredito que a gente melhorou bastante.
31:33Obviamente a gente tem
31:34muito o que melhorar ainda,
31:36mas agora a gente tem tempo
31:37para trabalhar,
31:37e eu acredito que a nossa equipe
31:38vai continuar em evolução.
31:40E tem uma outra questão,
31:41até voltando para a Copa do Mundo,
31:44eu estava conversando com o Ítalo,
31:46que ele jogou na Coreia do Sul,
31:49e ele estava falando
31:50da particularidade do jogador sul-coreano,
31:54porque eu fico impressionado
31:57com o jogador
31:58que não é o africano
32:00e que não é o latino-americano,
32:02que a gente tem uma moleza de dança,
32:05não sei o que é,
32:05mas a gente é diferente.
32:06Cintura solta, né?
32:07Não é?
32:08Cintura solta.
32:08E o europeu,
32:12o asiático,
32:13eles não têm isso, né, Ítalo?
32:15Como é que é o funcionamento
32:18do jogador asiático?
32:19Estava até falando isso com o Ítalo,
32:20porque o Japão pode ser
32:21um adversário do Brasil,
32:23e eles são muito...
32:24Se o técnico falar,
32:26faz isso,
32:27ele vai fazer isso, né, Ítalo?
32:29É, com certeza.
32:29Se mandar o lateral correr na linha,
32:31o Pota ficar na linha,
32:32o jogo inteiro,
32:32eles vão fazer isso,
32:33mas assim,
32:34são jogadores muito técnicos,
32:36muito técnicos,
32:37e com muita força.
32:39Então, assim,
32:39eu acredito que vão ser
32:41adversários difíceis aí.
32:43Se o Brasil,
32:44eu vi os jogos da Coreia e do Japão,
32:45e sim,
32:46são times muito técnicos,
32:47é difícil roubar a bola deles, né,
32:49porque eles têm
32:50essa circulação muito boa.
32:52Eles fazem isso
32:53desde muito cedo,
32:54então, assim,
32:54é algo corriqueiro.
32:56Todo treino tem posse de bola,
32:58todo treino tem trabalho em curto,
33:00assim,
33:00então eles são muito bons nisso.
33:01Da mesma forma que a gente é bom
33:03no improviso,
33:03eles são bons nisso,
33:04então, assim,
33:06tem muita força também,
33:07que hoje é o que exige o futebol, né,
33:09hoje o futebol é muito mais força
33:10do que qualquer outra coisa,
33:12então, assim,
33:12por isso que o futebol
33:13está tão igual hoje,
33:14então, assim,
33:15acho que são seleções
33:15que também vão dar trabalho
33:16para qualquer outra seleção.
33:19Ítalo,
33:19você estava na equipe
33:20do Volta Redonda de 2024?
33:22Sim,
33:23eu fiquei até a metade do ano,
33:25que aí foi quando eu fui para a Coreia.
33:27Mas você subiu com o time?
33:29Não,
33:29eu saí no meio do ano,
33:30eu era artilheiro da Série C,
33:31aí fui para a Coreia.
33:33Ou seja,
33:33você não subiu com o time do ano, né?
33:35Não, não, não acabei o ano, não.
33:36Saí na metade, né?
33:37Ou seja, o acesso,
33:38o possível acesso do Paissandu
33:40pode ser o primeiro?
33:41Sim, sim,
33:42na Série C pode ser o primeiro
33:43e eu estou muito empenhado
33:44para conseguir isso.
33:46O que representa esse acesso
33:47para você,
33:48além desse ineditismo, né,
33:50do primeiro acesso?
33:51O que vai representar
33:52para você essa conquista?
33:55Ah, eu acho que vai ser
33:56a coroação de um ano perfeito, né,
33:57porque a gente já tem
33:58três títulos no ano,
33:59se a gente conseguir
34:01esse acesso,
34:02esse título,
34:03sem dúvida nenhuma,
34:03vamos entrar para a história
34:05do clube,
34:05talvez como sendo
34:07um dos melhores anos aí,
34:08então se a gente está
34:09muito empiado,
34:09a gente sabe
34:10o que a gente pode conquistar
34:11com essa camisa,
34:12então é o que a gente conversa,
34:14a gente tem um objetivo
34:15muito grande,
34:16mas a gente sabe
34:17se a gente conseguir,
34:17a gente pode entrar
34:18para a história.
34:19Italo,
34:20como é que funciona
34:20a cena cabeça do jogador,
34:22não é?
34:22Por exemplo,
34:23a gente vive hoje
34:24um futebol
34:25com clubes
34:27de empresários,
34:28não é?
34:29Que tem o investimento,
34:31tem o salário em dia,
34:33mas não tem a cobrança,
34:35não tem a cobrança,
34:36não é?
34:38Diferentemente
34:38de clubes centenares
34:41que têm situações
34:43que vão acontecendo,
34:45na Série C a gente tem o Santa,
34:46a gente tem o Guarani,
34:48tem o Pai Sandu,
34:49tem o Figueirense,
34:51e a gente observa muito,
34:53não sei,
34:54a gente não vive internamente,
34:56que tem dois estilos
34:57de jogadores,
34:58tem o jogador que gosta
34:59do clube do empresário,
35:01que não tem a cobrança
35:03e tudo mais,
35:04mas tem o jogador
35:05que gosta da pressão,
35:09que gosta de jogar
35:10num time de massa,
35:12como é o Pai Sandu,
35:13o Sport Club,
35:14esse gigante aqui
35:15da Amazônia.
35:16No momento que tu falou,
35:19eu acredito,
35:20que tu conversou
35:22com teu pai,
35:22com a tua mãe,
35:23como é que funcionou
35:25dentro do teu seio familiar,
35:27tu fala,
35:27mãe,
35:27vou voltar pro norte,
35:29mas não é o Ítalo,
35:29isso é o que eu tô falando,
35:31respeitosamente,
35:31mas agora eu vou
35:32pra um cenário diferente
35:34do que é o Amazonas,
35:35eu vou jogar em Belém,
35:37já joguei contra lá,
35:39a galera é maluca,
35:40é louca,
35:41eu quero isso
35:41pra minha vida,
35:43eu quero,
35:44pô,
35:44quando eu parar,
35:46falar que,
35:46pô,
35:47joguei num time de massa,
35:48num time grande,
35:49num time gigante,
35:50como é o pai de Sandu,
35:51como é que funciona
35:52a tua conversa
35:53com a tua família
35:54pra vir pra Belém do Pará?
35:57É como você falou,
35:58depende muito
35:58do momento
35:59de cada jogador
36:00e eu queria viver
36:01esse momento,
36:02então assim,
36:02meu pai sabe
36:04o tamanho do pai Sandu,
36:05então assim,
36:06quando eu falei com ele,
36:07foi o primeiro,
36:08eu falei,
36:08não,
36:08você tem que ir,
36:09ficava ansioso,
36:10ficava perguntando
36:11pra ver se tá certo,
36:13agora também,
36:14quer que eu fique aqui
36:15bastante tempo,
36:15então assim,
36:16estou muito feliz
36:16por tudo que eu tô
36:17vivendo aqui,
36:18seu pai de vez em quando
36:19vem pra cá?
36:20Não vem ainda,
36:21mas eu vou trazer ele,
36:21ele e minha mãe
36:22pra conhecer,
36:23tem que trazer um sírio,
36:24sim,
36:24vou trazer,
36:25aí,
36:27então assim,
36:27estão muito felizes
36:28com tudo que eu tô vivendo,
36:30acompanham tudo
36:30que eu faço aqui,
36:31então assim,
36:32acho que acredito
36:33que eles estão
36:33mais felizes
36:34do que eu.
36:35Legal.
36:37Ítalo,
36:38como é que é
36:39viver
36:40e jogar
36:42vindo de uma outra
36:43realidade
36:43cidade aqui
36:46em Belém do Pará,
36:47porque Belém é linda,
36:49mas tem os problemas
36:50dela,
36:51normal,
36:51como qualquer metrópole
36:54no Brasil,
36:55uma cidade
36:55de mais de
36:56um milhão e meio
36:57de habitantes,
36:58como é que é,
36:59como é que é
37:00um mineiro
37:01vir jogar aqui em Belém,
37:02viver aqui em Belém,
37:04se adaptar
37:06à chuva,
37:07eu fico imaginando
37:08que esse inverno
37:08foi mais forte ainda,
37:10a cabeça de quem
37:10vem de fora,
37:11assim,
37:11meu Deus,
37:12agora vai ser isso
37:13que tu tá vendo,
37:14agora não chove mais,
37:15até o final do ano,
37:17agora é seco,
37:18mas o cara querendo
37:19na folga dele
37:20domingo e...
37:21Chuva.
37:2248 horas de chuva,
37:2424 horas de chuva,
37:25como é que foi pra ti?
37:26Tu te assustou
37:27quando tu abria,
37:27você vê que tu morou
37:28em Manaus, né?
37:29É,
37:30em Minas,
37:30em janeiro,
37:31costuma chover bastante também.
37:33É,
37:33mas é como eu falei,
37:35eu sou muito tranquilo,
37:36assim,
37:36me incomodava muito
37:38de chover na hora do jogo,
37:39assim,
37:40é o que mais me incomodava.
37:41Isso que era legal.
37:41Aí o campo ficava,
37:43não ficava tão bom assim.
37:45E engraçado que a gente
37:47brincava...
37:47Sim, sim, sim.
37:49É como a gente
37:50brinca ali dentro,
37:51parece que assim,
37:51a gente subia,
37:52aquecia,
37:53não tava chovendo,
37:54a gente descia pro túnel,
37:55começava a chuva,
37:56era só a gente descer
37:56pra trocar
37:57que a chuva começava.
37:58Então, assim,
37:59acho que é o único momento
38:00que me incomodava mais,
38:01assim,
38:01é durante os jogos,
38:02mas durante o dia a dia,
38:04acho que não atrapalha
38:05muita coisa.
38:05E quando vocês estavam
38:06aquecendo,
38:08e eu brinco muito,
38:10né,
38:10porque o Bairão e Curuzú,
38:12como eles estão bem próximos,
38:14aí,
38:15olhando aqui,
38:15do jeito que a gente
38:16tá aqui no estúdio,
38:17pra cá é a Universidade Federal
38:18do Pará.
38:19Aí eu falava,
38:20olha lá,
38:20vem a chuva,
38:21tá vindo da Bahia,
38:22do Rio Guamá,
38:23porque aqui é o Guamá,
38:25terra firme.
38:26Aqui da nossa costa,
38:28tá pedreira,
38:29sacramenta,
38:30telégrafo,
38:31barreira,
38:31e já é a Bahia do Guajará,
38:32então não tem escapatória.
38:34Quando vocês olhavam
38:35e viram aquele céu escurecendo,
38:38três horas da tarde,
38:40quatro horas da tarde,
38:41que parece que fica a noite
38:43aqui em Belém,
38:44como é que vocês conversavam
38:45no aquecimento?
38:46A gente brinca
38:47que a gente já vai preparado,
38:48a gente fala assim,
38:48não,
38:49é a hora dela,
38:49não tem muito o que fazer,
38:50a gente já ia preparado
38:51pra chuva.
38:52Já estão falando
38:53que nem paraense,
38:54é a hora dela.
38:55É,
38:55aí a gente brincava assim,
38:58mas a gente conseguiu se adaptar,
38:59né,
38:59na maioria dos jogos,
39:00assim,
39:00a gente conseguiu se adaptar,
39:02fazer bons resultados,
39:02isso é o que é o mais importante.
39:04Isso é uma realidade
39:05muito diferente,
39:06assim,
39:06no trabalho físico,
39:08porque o Léo veio aqui,
39:09ele falou que ele se preparou
39:11e conversou com o colega
39:12de profissão dele aqui,
39:14de Belém,
39:15porque é algo particular nosso,
39:18né,
39:18é uma realidade nossa,
39:19a gente já cresce,
39:21é igual o norueguês,
39:22com neve.
39:23Aí a gente falou,
39:24não tem problema nenhum
39:26de andar na chuva,
39:26eu falei,
39:27mano,
39:27cresci em Belém,
39:28que é que eu vou fazer,
39:29eu tenho que viver,
39:30só a gente não vive em Belém
39:31com chuva.
39:32Foi muito complicado,
39:34assim,
39:34não só pra ti,
39:36tipo,
39:36pro Marcinho,
39:37pra outros colegas teus,
39:39esse momento,
39:40porque eu fico imaginando
39:42a parte física,
39:44porque tu já tentou dar um pique
39:46que o Edilson faz
39:47dez vezes no jogo?
39:49Dois vezes.
39:50Faz só uma vez.
39:51Fiz uma vez no Mangueirão,
39:53não falei,
39:53não,
39:53não,
39:54tá bom,
39:54meu Deus do céu,
39:55não dá.
39:55É um bom exemplo disso.
39:56É lateral,
39:58o Edilson sobe muito,
40:01Foi muito complicado
40:02pra ti,
40:03pra outros colegas,
40:05essa adaptação
40:05a jogar na chuva
40:07diferentemente
40:08de outros locais do Brasil?
40:09No início,
40:10a gente acaba sofrendo
40:11um pouco mais,
40:12né?
40:12Mas é como eu falei,
40:12a gente também se adapta
40:14fácil,
40:15e a gente tem um grupo
40:16muito bom,
40:17sabe assim?
40:18Tem coisa que a gente
40:19não consegue controlar,
40:20o que a gente fala ali dentro,
40:21tem coisa que a gente
40:21não consegue controlar,
40:22e isso a gente
40:23não consegue controlar,
40:23então a gente
40:24não pode ficar reclamando,
40:26não pode ficar murmurando,
40:27até porque a gente
40:27é uma coisa ruim,
40:28então é o que tem,
40:29então a gente tem
40:30que jogar dessa forma
40:32e com esse pensamento
40:33que a gente está
40:34até hoje.
40:35Próximo jogador,
40:36viu, Totti,
40:36tem que ser o Edilson,
40:37aliás,
40:37estou tentando o Edilson
40:38há muito tempo,
40:39e a primeira pergunta
40:40vai ser essa.
40:41Vamos atrás do Edilson,
40:42como correr tanto
40:43no clima de Belém?
40:45Não,
40:45o Edilson,
40:45ele é um fenômeno,
40:46você ficou olhando pra ele.
40:47Mas ele já está com muito tempo,
40:49Três anos já.
40:50Já se adaptou.
40:53Ítalo,
40:54um outro ponto
40:56que eu queria saber
40:57assim de ti,
40:58perguntar de ti,
41:01o arroba teu,
41:03como é que funcionou?
41:04Eu falei pros meninos
41:05que eu ia perguntar
41:06aqui do lado,
41:07o Italoc,
41:08o Ítalo C,
41:09como é que funcionou
41:10a escolha?
41:11Porque não tem como,
41:12né, mano?
41:13Tô te rindo aí,
41:14como é que funcionou
41:15essa escolha?
41:16Parece meio nome de leite,
41:18né?
41:19É Ita,
41:19é Ita.
41:20O Italoc.
41:21Eu só chamo a IAC
41:22agora na escalação.
41:23Como é que é?
41:24Como é que é,
41:25Tói?
41:26É o Ítalo e o C,
41:28Ed Carvalho.
41:29Na época que tu fez,
41:30só tinha ele.
41:31Na época era Ita,
41:32Loc 11 ainda.
41:33Aí meu empresário falou assim,
41:34não,
41:34tu é camisa 9,
41:35como é que tu vai botar 11
41:36no texto da minha?
41:36Tô empresário falou,
41:37foi.
41:38Tira isso,
41:38bota 9.
41:39Aí já eu fui,
41:40tirei,
41:40botei o 9.
41:41Mas é o Ítalo e o C,
41:42Ed Carvalho.
41:43Cara,
41:43é muito...
41:44Vocês chegaram a ver
41:45as fotos do Messi,
41:46que hoje o Messi tem
41:47quem cuide,
41:48né,
41:49das redes sociais nele.
41:50Aí teve um texto
41:51que eu achei espetacular,
41:53que hoje em dia
41:54é tudo pensado,
41:55tudo é algoritmo
41:57e tudo mais.
41:58E ele subverte.
41:59Não,
41:59aí teve umas fotos do Messi
42:01no começo do Instagram
42:02que ele tirava,
42:03tipo,
42:04dele assim,
42:05do nada,
42:05ele pegava e postava
42:07aquilo lá.
42:07Tu era mais ou menos
42:09assim,
42:09Ítalo?
42:09Eu acho que todo mundo...
42:10Hoje é mais profissional.
42:11É, hoje é.
42:12Mas no começo...
42:13É,
42:14no começo era,
42:14tudo era brincadeira,
42:15né,
42:15qualquer coisa eu postava,
42:17mas é...
42:17Mas há muito tempo atrás,
42:19a gente sabe que mudou
42:20muita coisa.
42:20Hoje o Instagram
42:21é uma ferramenta profissional
42:22mesmo pra divulgar
42:23o nosso trabalho.
42:24E você usa bastante, né?
42:25É,
42:25divulgar o nosso trabalho,
42:26então assim,
42:26é muito importante.
42:27Legal.
42:28Muito bacana,
42:28o Ita é caralho.
42:30Italoc,
42:30foi um grande prazer
42:32ter você aqui.
42:33Muito bacana
42:34a nossa entrevista,
42:35o nosso papo,
42:35a nossa resenha.
42:37Muita sorte pra você,
42:38que você continue
42:39brilhando,
42:40fazendo muitos gols
42:41e levando o Paysandu
42:42ao acesso,
42:43que é o que todo
42:44jornalista paraense
42:45e principalmente
42:46a torcida do Paysandu
42:47que é muito obrigada
42:48pela sua presença.
42:48Muito obrigado
42:49pelo convite,
42:50o papo foi muito bacana
42:51e a gente vai fazer
42:52de tudo pra conseguir
42:52esse objetivo aí.
42:54Obrigada, Rodolfo.
42:55Valeu, Ciano.
42:56Até a próxima.
42:56Vamos juntos.
42:57Valeu.
42:58Italoc é nóis.
42:59Italoc é nóis.
43:00Do papão da Amazônia.
43:02Você aí de casa,
43:03muito obrigada
43:03e até a semana que vem.
43:07Amazônia.
43:11Legenda Adriana Zanotto
Comentários