00:00O Tribunal de Contas da União vai analisar a verba de escolas de sambas, de escolas de samba, aliás, de uma em específico, que já colocou nos planos homenagear Lula no samba-enredo.
00:13Igor Damasceno tem mais detalhes desse caso porque tem espaço pra polêmica e eu sei que você tá por dentro, Damasceno.
00:20Muita polêmica envolvendo o nome do presidente Lula e também o Carnaval do Rio de Janeiro, né Beatriz?
00:30Nós estamos falando de um aporte de 12 milhões de reais enviados pela Embratur a Acadêmicos de Niterói, a uma escola de samba do Rio de Janeiro, que neste ano tem um samba-enredo que vai homenagear o próprio presidente Lula.
00:45No entanto, o Partido Novo entrou com uma representação no Tribunal de Contas da União, questionando um possível conflito de interesse e desvio de finalidade neste aporte que foi enviado para a escola de samba carioca.
01:00Por quê? Justamente porque é um ano eleitoral onde será homenageado o presidente da República.
01:06Técnicos do TCU recomendaram que seja suspensa essa verba, que a escola não utilize dinheiro público para homenagear o presidente Lula, alegando um suposto desvio de finalidade.
01:20A decisão final vai caber ao relator do caso, o ministro Haroldo Cedras.
01:25A nossa equipe teve acesso ao documento de recomendação dos técnicos do Tribunal de Contas da União e preparou uma ilustração.
01:33Vocês vão acompanhar comigo agora, os técnicos dizem o seguinte, abre aspas.
01:37Em linhas gerais, os representantes alegam que o repasse de recursos públicos para a escola de samba acadêmicos de Niterói
01:45constitui desvio de finalidade, pois o samba-enredo intitulado Do Alto do Mulungum surge a esperança.
01:52Lula, o operário do Brasil, contará com a trajetória pessoal e política do presidente da República, possível candidato à presidência da República nas eleições que ocorrerão em dois mil e vinte e seis, fecha aspas.
02:06Então, a preocupação do Partido Novo e também dos técnicos do Tribunal de Contas da União é que, na verdade, esse desfile da escola de samba possa dar alguma vantagem política e eleitoral para o presidente Lula.
02:23Uma vantagem indevida, segundo eles.
02:25Mas, como eu disse, caberá ao ministro Haroldo Cedras, então, determinar se haverá ou não a suspensão desses repasses.
02:33A Acadêmicos de Niterói vai abrir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no dia quinze de fevereiro.
02:41O presidente Lula estará presente na Marquês de Sapucaí, mas não deve desfilar.
02:46Quem vai desfilar e já está totalmente confirmado é a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
02:54Até o momento, o presidente Lula e o Palácio do Planalto não se posicionaram sobre essa recomendação do TCU.
Comentários