O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, dê prioridade à agenda de segurança pública. Segundo relatos, na conversa que antecedeu o anúncio do advogado para o cargo, Lula deixou claro que o tema será central na atuação da pasta.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/VRgu0nZyFUo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos voltar mais uma vez à Brasília, porque o presidente Lula fez alguns pedidos ao novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, que tem sua pós-programada para a próxima sexta-feira.
00:12Igor Damasceno traz os detalhes para a gente sobre esse tema. Oi, Igor, bom dia para você.
00:19Soraya, mais uma vez, ótimo dia a você, ao Nonato, também a todos que nos acompanham.
00:24Olha, durante a reunião que aconteceu aqui no Palácio do Planalto, onde o presidente Lula fez o convite formal ao advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, para ser o substituto de Ricardo Lewandowski, ele gentilmente agradeceu ao presidente Lula, aceitou esse convite.
00:43Mas a informação de bastidor que nós temos aqui no Palácio do Planalto é que logo depois que o convite foi aceito, o presidente Lula entregou ao Wellington Cesar Lima um desafio, tocar a segurança pública, dar ênfase a esse tema, assim que ele assumisse efetivamente a gestão da pasta deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
01:05E por que esse pedido foi feito pelo presidente Lula? Porque a segurança pública, pelo menos a falta dela, é um dos grandes gargalos do país, segundo apontaram as pesquisas de opinião pública.
01:17Desde que Lula assumiu a presidência do país, em janeiro de 2023, as pesquisas de opinião pública perguntam quais são os principais problemas do Brasil.
01:28E ali é apontado a corrupção, é apontado a economia e a segurança pública é um tema que tem sido alvo de muita reclamação dos brasileiros e se tornou uma constante, uma crescente.
01:41Neste ano, segundo a última pesquisa de opinião pública, a falta de segurança é a maior reclamação do brasileiro.
01:49Sabendo disso, o presidente Lula pediu, então, para que o ministro dê continuidade ao trabalho de Ricardo Lewandowski e foque, então, no tema da segurança pública.
02:00Esse é o grande desafio de Wellington Cesar Lima.
02:03O presidente Lula ainda pediu para ele manter relação com o Congresso Nacional e tentar destravar a PEC da segurança pública e também o PL antifacção, que foi rebatizado de marco legal contra o crime organizado.
02:17Então, são esses os dois principais temas que o Wellington Cesar Lima deve focar, segundo desafiou o presidente Lula, durante essa reunião formal que aconteceu aqui no Palácio do Planalto.
02:30Então, a grande missão de Wellington Cesar Lima é encontrar uma saída para que a PEC da segurança pública seja aprovada e promulgada lá no Congresso Nacional
02:40e o PL antifacção finalmente consiga andar de um jeito mais veloz, de um jeito mais celere no Senado Federal também.
02:49Tudo isso porque o presidente Lula quer fazer um aceno ao eleitorado e dizer que, na verdade, a segurança é uma prioridade do governo federal.
02:58É um tema que começa a ganhar um tom eleitoreiro. Lula já se confirmou como pré-candidato às eleições deste ano e tenta, então, vencer esses gargalos, essas reclamações para, então, conseguir algum capital político.
03:13A cerimônia de posse de Wellington Cesar Lima está marcada para esta sexta-feira.
03:18A gente vai seguir acompanhando. Volto com vocês aí no estúdio.
03:22Obrigada, Igor, pelas suas informações. Daqui a pouquinho você retorna aqui ao Jornal da Manhã.
Seja a primeira pessoa a comentar