00:00A gente muda de assunto porque o Fundo Garantidor de Créditos vai começar a pagar os clientes do Banco Master
00:05que tem aplicações na instituição. O assunto é para a Janaína Camilo.
00:10Começou neste sábado o prazo para pedidos de ressarcimento dos investidores do Banco Master.
00:16As atividades foram encerradas em novembro do ano passado, após o Banco Central decretar a liquidação extrajudicial da instituição.
00:22O Fundo Garantidor de Crédito garante o pagamento de até 250 mil reais por CPF ou CNPJ por instituição financeira ou conglomerado
00:34no valor máximo de um milhão de reais no período de quatro anos.
00:39Mais de 40 bilhões de reais deverão ser pagos a mais de 800 mil investidores e esse deverá ser o maior resgate financeiro da história.
00:50O credor receberá o pagamento em até dois dias úteis após a solicitação.
00:55As pessoas físicas podem fazer o pedido pelo aplicativo do Fundo Garantidor de Crédito e as empresas pelo site da instituição.
01:03O dono do Banco Master, Daniel Vurcaro, e outros executivos da instituição são investigados por suposta fraude financeira de mais de 12 bilhões de reais.
01:12Ao decretar a liquidação extrajudicial, o Banco Central alegou grave crise de liquidez e violações a normas que regem as atividades do Sistema Financeiro Nacional.
01:22Em nota, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal disse que acompanha com preocupação as investigações relacionadas ao Banco Master
01:33na medida em que há indícios de que prerrogativas legalmente asseguradas aos delegados de Polícia Federal responsáveis pela condução do caso
01:42vêm sendo indevidamente mitigadas.
01:45A associação manifesta a expectativa de que a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal possam restabelecer uma atuação institucional harmônica.
01:55Mônica Rosenberg.
01:57Pois é, tem duas questões aí, Danúbia. Primeiro, a cadeia de...
02:02Oh, meu Deus. As provas que foram recolhidas e que o ministro Toffoli mandou deixar lacradas no Supremo Tribunal Federal
02:12e depois de muita briga mandou para a PGR, tem que estar na Polícia Federal.
02:17Quem tem equipamento, quem tem conhecimento para fazer perícia, para fazer análise, para fazer extração de dados, é a Polícia Federal.
02:24Então, existe aí uma questão de desrespeito dessa cadeia, cujo nome eu acabo de esquecer,
02:30mas que ela é muito clara, tem que estar na Polícia Federal, porque é lá que acontece toda essa análise.
02:38A outra questão que eu quero trazer aqui é a questão do pagamento dos valores pelo fundo garantidor.
02:46Porque, na verdade, esse dinheiro é colocado ali por todos os bancos para defender o consumidor,
02:52a pessoa que poupa, a pessoa ocorrentista que está usando e confiando no sistema financeiro nacional.
02:58Então, ele tem essa espécie de seguro para garantir que se houver alguma questão que provoque uma quebra ou uma insegurança,
03:07o seu dinheirinho estará garantido.
03:09Mas, no caso do Banco Master, esses investidores, eles eram os espertos.
03:13Eles estavam investindo em fundos que tinham uma taxa de retorno muito maior do que o mercado.
03:18Eles sabiam que estavam botando dinheiro em alguma coisa esquisita.
03:22Tanto que a propaganda do fundo já dizia, garantido pelo FGC.
03:27Eles sabiam que quem olhasse aquilo ia dizer, ué, por que o Master está pagando tanto a mais?
03:32Tudo que está por trás que a gente sabe hoje, naquele momento, quem tinha um pouquinho de conhecimento já via que tinha alguma coisa errada.
03:38E hoje, o dinheiro de todos os bancos está devolvendo e está pagando de volta
03:43para quem fez essa aposta em algo que já deveriam saber que tinha alguma coisa errada, né?
03:48E hoje, o dinheiro de todos os bancos está pagando tanto a mais, né?
Comentários