Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Bruno Musa analisa a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, acusado de movimentar um esquema de R$ 12 bilhões. O comentarista fala sobre o impacto da prisão para a instituição e como estava a economia do banco.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/Lwxq8X47ohQ

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#3em1

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Bruno Musa, eu quero ouvir muito a sua análise sobre essa história, porque primeiro, já se tem aquela situação que escapa de todas as recomendações de qualquer pessoa que atue no mercado financeiro.
00:12Qualquer ativo que tenha um rendimento muito acima do que tudo que se conhece no mercado, já é de se estranhar.
00:19Segundo, você buscar uma documentação e regularizar essa documentação num dia só, utilizando um cartório de São Paulo, que é a que apontou a Polícia Federal numa tentativa de organizar os papéis que estavam ali, que poderiam comprovar alguma legalidade do Banco Master, também já chamam a atenção.
00:41E o fato de que, segundo a Polícia Federal, ao perceber que, na verdade, o que a Polícia Federal diz é, Daniel Vorcaro não sabia que a operação aconteceria e por isso fugiria, não.
00:53Mas, quando houve o interesse da empresa em adquirir o Banco Master e essa informação sai, ele pretende deixar o país para acompanhar essa repercussão de fora e fugir.
01:05Só que, segundo a defesa de Daniel Vorcaro, ele não estava fugindo. Ele faria uma parada em Malta para depois seguir até os Emirados Árabes para se encontrar com os acionistas que participariam dessa negociação, o que a Polícia diz também que não passa de balela.
01:21Como é que você avalia toda essa costura, hein, Bruno Musa, e o desfecho disso?
01:26Vamos lá, o dia realmente está conturbado, complicado hoje, que é o meu dia a dia.
01:31Eu não diria nem que é por sorte. A gente não tem ativos, eu não tenho nas carteiras dos meus clientes, não tenho na minha, porque há muito tempo para mim acendeu essa luz amarela, tá?
01:42E o que significa acender a luz amarela? O Alan colocou aqui, em 2019 o banco tinha um patrimônio líquido de mais ou menos 280, 300 bilhões de reais, tá?
01:51Hoje ele tem mais de 50 bilhões só em CDB, Certificado de Depósito Bancário, que é depósito a prazo, aquilo que você empresta para o banco e ele compra, ele te paga uma taxa de juros.
02:02O que ele faz com esse dinheiro? Ele comprou participação em empresas, em hotéis, uma série de outras coisas que eu vou mencionar aqui, que foram a mídia, que está tudo aberto na mídia.
02:12O que significa que, se você tem o teu dinheiro e ele vence esse dinheiro, o banco precisa te devolver e ele está alocado a longuíssimo prazo, não tem garantia do teu capital ser devolvido.
02:24E aí o castelo de cartas começou a cair.
02:26Como o Alan muito bem falou, os bancos grandes pagam ali na média 98, 100% do CDI, que é basicamente a taxa Selic.
02:33Ele estava pagando 130, 140% do CDI. Por que ele paga tão a mais e pagava taxas de comissões para serem distribuídos muito acima do convencional?
02:44Alguma coisa tinha.
02:46Depois começou a sair notícias mostrando que ele colocou 200 milhões no Atlético Mineiro, comprou o Fasano, ele gastou 15 milhões na festa da filha dele de 15 anos,
02:56ele promoveu jantares entre ministros do STF, ele, enfim, tinha depois contratado o escritório da Viviane Barsi, da esposa do Alexandre de Moraes.
03:07Tudo isso está aberto.
03:09Ele depois tinha contratado o Michel Temer para intermediar a venda para o BRB.
03:13Apareceu o Banco Público, o BRB, que acabou, um banco que vale por volta de 3,7 bilhões, teria comprado ele por 2 bilhões para fazer um aporte de 2 bi.
03:23Já mostra uma distorção bastante grande. Se o banco vale 3,7 bi, fazer o aporte de 2 bi já é algo que compromete o teu balanço.
03:31Notícias hoje saindo mostrando que o BRB injetou quase 17 bilhões entre 2024 e 2025 no Banco Master.
03:39A Rio Previdência colocou mais de 1 bilhão de reais de aposentados do Rio de Janeiro no banco depois de terem saído públicas.
03:47Todas essas notícias e a coisa catastrófica cheirando mal dentro do Banco Master.
03:52Até semana passada, negociava-se no mercado secundário ativos do Banco Master.
03:57O CDB pagando, pasmem, incríveis IPCA mais 30% ao ano.
04:02Quando um banco desse está pagando hoje IPCA mais 8, IPCA mais 7, IPCA mais 30 ele estava pagando.
04:08E tinha gente comprando isso.
04:10Significa que hoje um banco que era pequeno, depois médio, representa hoje 40% do Fundo Garantidor de Crédito.
04:18O Fundo Garantidor de Crédito tem o dinheiro, é uma instituição privada que os bancos são obrigados a depositar ali uma parte do seu patrimônio líquido.
04:25Todos os bancos.
04:27E aí quando um banco quebra, pega esse dinheiro e devolve para aqueles que tem CDB, LCI, LCA até 250 mil reais por banco ou 1 milhão por CPF em vários bancos distribuídos.
04:39Imagina um banco pequeno representar 40% do Fundo Garantidor de Crédito Brasileiro, onde tem todos os bancos contribuindo.
04:45Hoje o Fundo Garantidor tem por volta de 156 bilhões.
04:49Um banco pequeno representar 40, fica muito claro que alguém ou muitas pessoas deixaram passar ali uma ingerência maior do que estava sendo feito nesse banco.
05:00Então a coisa realmente é comprometedora e não dá para dizer, e aí a Polícia Federal está testando, que ele, num jatinho particular, num dia depois do anúncio da compra do Banco Fictor,
05:12que também está cheirando bastante estranho, e as notícias estão abertas aí para verem, que ele, no seu jatinho particular, foi pego saindo do Brasil no aeroporto de Guarulhos.
05:23Então algo bastante estranho está envolvido, tem nomes importantes da política brasileira nos principais meios de comunicação do Brasil hoje, dando nome a cada um deles.
05:35E a coisa começa a respingar em vários setores, como a gente já comentou aqui.
05:39Não é nenhum tipo de provocação, tá?
05:42Mas veja bem, a final da Libertadores terá dois times.
05:46Um que tem o patrocínio da Fictor e outro que tem o patrocínio da BRB.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado