Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), afirmou que não pretende pautar em 2025 o projeto que libera a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol no estado. Ele destacou que a medida pode representar um retrocesso e aumentar o risco de violência nos eventos esportivos, pedindo cautela nas discussões sobre o tema.
Reportagem: Beatriz Manfredini

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/x2uTx8S4bKM

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Nove horas e dezoito minutos, o presidente da Lespe, André do Prado, garante que não vai pautar neste ano o projeto que prevê a liberação de bebidas em estádios e arenas esportivas em todo o estado.
00:12Beatriz Manfredini está de volta, tem mais informações, é um assunto que divide a base do governo Tarcísio na Assembleia, né Beatriz? E aí a venda de bebida alcoólica.
00:21Exatamente, Nonato. Há mais de 30 anos, né, esse consumo, essa venda de bebida alcoólica é proibida nos estádios aqui no estado de São Paulo.
00:33O assunto voltou à pauta recentemente, mas o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André do Prado, me disse que não pretende colocar em pauta, não pretende colocar em discussão em 2025 esse assunto.
00:47Se isso fosse retomado, é apenas para o ano que vem, em 2026.
00:53André do Prado lembrou que é preciso ter cautela e também demonstrou um receio com o aumento de violência, não só nos estádios, como também no entorno.
01:02Disse que uma medida como essa pode significar um retrocesso, então garantiu que não pretende colocar o projeto em pauta, pelo menos por enquanto.
01:11Na última terça-feira, nós contamos aqui, inclusive, a Comissão de Assuntos Desportivos fez mais uma audiência sobre o assunto, ouvindo a polícia militar, a polícia civil e também o Ministério Público.
01:22Mas mesmo com o andamento dessas oitivas, o indicativo do presidente da casa, então, é que o assunto não deve ser discutido por hora.
01:29Ele lembrou que a frente parlamentar evangélica da casa é contrária a essa discussão, além de parlamentares, alguns ligados à segurança pública e que, por isso, não há consenso sobre o assunto.
01:43Ele também disse que ele mesmo tem receio, então, dessa pauta avançar sem a devida discussão, justamente por esse risco de retrocesso.
01:52Para André do Prado, tem outros projetos ainda na frente e ele relembrou que o ano está quase chegando ao fim, tem ainda projetos do governo e orçamento para votar antes do recesso, por isso, essa agenda não deve entrar em discussão por enquanto.
02:06O que se sabe, no entanto, é que o próprio governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem se mostrado favorável à medida.
02:12Na verdade, durante o ano, uma minuta foi escrita, uma minuta feita com representantes do próprio governo do Estado, do Ministério Público, das forças de segurança e representantes dos clubes, dos times e dos torcedores,
02:25estabelecendo algumas normas para que as bebidas alcoólicas voltassem a ser consumidas e vendidas nos estádios.
02:31Como, por exemplo, bebidas com teor inferior a 14% de álcool, como cervejas, com regulamentação de apenas duas ali por CPF, alguma flexibilidade maior em camarotes e áreas VIPs e em públicos, jogos com mais de 20 mil pessoas.
02:48Mas, mesmo assim, então, até o momento, esse projeto não deve andar de acordo com o presidente da casa.
02:55Nos bastidores, Tarcísio diz que seria favorável se o projeto fosse aprovado nos moldes da minuta que foi escrita.
03:02Se tivesse alguma alteração, ele precisaria analisar.
03:05Mas o fato é que a base do governador está dividida, então.
03:08O próprio presidente da casa rechaça a ideia por enquanto, mas outros parlamentares apostam que essa pode ser, sim, uma boa modificação para o Estado
03:17e gostariam de tentar pautar esse assunto na casa ainda nesse ano, apesar de acharem difícil.
03:22Agora, então, mais ainda com a declaração de André do Prado, aqui para a nossa reportagem, Nonato.
03:28Beatriz Manfredini, em São Paulo. Obrigado, Beatriz.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado