O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou sobre a possível liberação da venda de bebidas alcoólicas em estádios, afirmando que a tendência é que a cidade acompanhe a decisão do estado. Segundo Nunes, estudos serão necessários antes de qualquer definição sobre o tema. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/1dW8QGwwZQs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Mais uma apuração, um bastidor aqui da Beatriz Manfredini, Beatriz que traz aqui detalhes envolvendo agora a liberação da venda de bebidas alcoólicas em estádios da capital paulista.
00:11Como é que tá essa questão, Bia?
00:14Pois é, Nonato, a gente trouxe aqui nessa semana o bastidor de que o governo do estado de São Paulo quer fazer essa liberação, né?
00:21Que inclusive instituiu um grupo de trabalho formado pelo Poder Judiciário, pela Polícia Militar e outras entidades pra então fazer com que esse projeto passasse na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.
00:34Eu conversei sobre o assunto com o prefeito da capital, Ricardo Nunes, agora pela manhã e perguntei o que ele acha disso.
00:40Ele disse que no momento não há nenhum assunto desse tipo especificamente na prefeitura de São Paulo.
00:45Mas que se esse assunto for debatido a nível estadual, na Assembleia Legislativa do estado e passar pelo crivo do governador, a tendência é que a prefeitura acabe acompanhando essa decisão e libere também o consumo e a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios da capital.
01:01O que não acontece de forma geral em todo o estado há cerca de 30 anos.
01:05É importante a gente dizer, no entanto, que Nunes deixou claro que mesmo com a liberação a prefeitura gostaria de fazer estudos e tentar entender melhor essa situação.
01:14Mas isso é uma possibilidade que ainda está distante.
01:17Viu, Nonato? Eu relembro a apuração durante a semana que apesar dessa vontade, então, do governador de fazer essa liberação, ela depende de diversos fatores.
01:26Entre eles, o fator de que o texto precisa ser pautado no plenário da casa, no plenário da LESP, o que por enquanto não está pra acontecer.
01:35O projeto de lei enfrenta resistências dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo por alguns parlamentares que acreditam que essa mudança pode impactar diretamente os índices de segurança, principalmente do interior do estado de São Paulo, também de acidentes de trânsito, entre outras coisas.
01:53Já o governador Tarcísio de Freitas apoia a medida, mas sinalizou para aliados que ele só sanciona um texto do tipo se esse texto passar exatamente como foi colocado, escrito agora, estipulado pelo grupo de trabalho.
02:06Tem alguns pormenores nesse texto, por exemplo, as bebidas precisariam ser vendidas dentro de copos de plástico, os destilados ficariam restritos a áreas VIP, por exemplo, ou camarotes.
02:19Então, Tarcísio sinaliza que só vai sancionar essa medida se ela for, se ela passar na LESP exatamente como está escrita neste momento em forma ainda de minuta, né, que não passou ainda então pela casa.
02:30E só depois disso é que o prefeito de São Paulo vai analisar e diz que a tendência é acompanhar o estado.
02:36Mas tem chão ainda pela frente, o fato é que a discussão está posta e volta a tomar fôlego aqui no estado de São Paulo depois de tanto tempo, não é, Nato?
02:44É, a ver como é que isso vai ficar para quem frequenta estádios.
02:48Muito obrigado, viu, Beatriz Mafredini, com informações em São Paulo.
Seja a primeira pessoa a comentar