Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Aeroporto de Congonhas foi integrado ao Smart Sampa, o sistema de monitoramento digital da Prefeitura de São Paulo. A integração adiciona 350 câmeras ao programa, que usa Inteligência Artificial (IA) para reconhecimento facial e localização de foragidos.

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#TempoReal

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A gente segue agora ao vivo, 2 horas e 55 minutos, a prefeitura aqui de São Paulo, gente, ampliou aquele programa que a gente comenta bastante aqui, que é o Smart Sampa, que fica olhando ali nas ruas, naquelas câmeras que monitoram os rostos das pessoas, que podem até reconhecer criminosos, pois é, agora até dentro do aeroporto de Congonhas existe esse sistema e quem vai atualizar pra gente é a Júlia Firmino,
00:27chega ao vivo agora sim da capital paulista, São Paulo. Oi Júlia, boa tarde, conta pra gente então como é que foi essa ampliação e onde que a gente encontra essas câmeras.
00:40Embarque, desembarque também nas áreas comuns, Márcia, boa tarde pra você, pra quem nos acompanha aqui em tempo real, a nossa equipe fala diretamente da área do check-in aqui do aeroporto de Congonhas, que fica na zona sul da capital paulista,
00:54porque agora esse aeroporto também conta com o sistema Smart Sampa, que tem monitoramento e reconhecimento facial, né?
01:03E foram instaladas aqui 24 câmeras nessas áreas que eu comentei, então embarque, desembarque e também nas áreas comuns, áreas públicas aqui do aeroporto.
01:15Essas câmeras só não foram instaladas em áreas restritas, como por exemplo, depois do embarque.
01:21Mas a medida, né, o objetivo principal dessa medida é justamente identificar foragidos da justiça.
01:28Esse sistema de reconhecimento facial da Prefeitura de São Paulo já opera em outros terminais, mas terminais rodoviários, então, né, viagens aí de ônibus.
01:38Smart Sampa, as câmeras terminaram de ser instaladas ainda nesse fim de semana, mas foi só hoje que o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, do MDB,
01:48fez então o anúncio dessa mudança, dessa novidade aqui no aeroporto de Congonhas.
01:53No total, o sistema Smart Sampa conta com mais, com 40 mil câmeras espalhadas por diversos pontos da cidade.
02:01Então, além daqui, dos terminais rodoviários, outros pontos da capital paulista também contam com esse monitoramento.
02:09O sistema usa, então, inteligência artificial para captar essas imagens e cruzar elas com um banco nacional de mandados de prisão.
02:18Então, usa esse cruzamento de imagem para identificar se algum foragido da justiça passou por essa região.
02:25E, se um foragido for identificado, é emitido um alerta para a Guarda Municipal Paulista, né, a GCM, e aí eles tomam aí as medidas necessárias.
02:35Desde que começou esse sistema Smart Sampa aqui na capital, já contribuiu com a prisão de 3 mil, 3 mil e 500 pessoas, mais de 3 mil,
02:46e também com a identificação de mais de 2 mil e 300 foragidos, só para a gente ter ideia.
02:51Mas, mesmo assim, com esses números que são até expressivos, há algumas críticas, né, sobre esse sistema por conta da imprecisão nesse reconhecimento, né, nessa identificação.
03:03Dados do Centro de Estudo de Segurança e Cidadania, que é o SESEC, apontam que, mesmo com o uso do Smart Sampa, os números de homicídio, roubos e furtos na cidade não diminuíram.
03:16Márcia, volto com você no estúdio.
03:17Obrigada, Júlia Firmino, pelas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado