Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Suíça confirmou uma doação de 5 milhões de francos suíços, cerca de R$ 33 milhões, ao Fundo Amazônia na COP30. O embaixador do país destacou que a doação visa apoiar o esforço do governo. Patrícia Costa detalhou o assunto.

Confira na íntegra em: https://youtube.com/live/xfJqo0pSRMQ

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Ainda no âmbito da COP, a Suíça confirmou uma contribuição de 5 milhões de francos suíços, cerca de 33 milhões de reais, ao fundo Amazônia.
00:09A reportagem é da Patrícia Costa.
00:11O anúncio veio num momento decisivo.
00:15Enquanto os países discutem como financiar a transição energética, o Brasil mostra que reduzir desmatamento pode trazer retorno econômico e diplomático.
00:24A ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, explica que a doação só vem depois que o Brasil demonstra que está agindo e conseguindo evitar a degradação da floresta.
00:34Nós conseguimos uma redução de desmatamento esse ano, enquanto na Amazônia e no Cerrado a queda foi de 11%, mas isso no acumulado na Amazônia é uma queda no período do presidente Lula de 50%, como disse o mercadante.
00:53No caso das unidades de conservação, comparado a 2022, a queda é de 71% do desmatamento nas unidades de conservação.
01:04Ou seja, esse é um recurso que está sendo bem aplicado, ele é um catalisador de mais recursos, mas sobretudo de mais benefícios para os povos indígenas, as populações tradicionais, para a ciência, a tecnologia, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
01:23A Suíça doou 5 mil francos, o equivalente a 33 milhões de reais.
01:28Criado em 2008, o Fundo Amazônia é hoje o maior instrumento de financiamento climático do mundo tropical.
01:35Gerido pelo BNDES, ele apoia 144 projetos e mais de 600 organizações comunitárias, que trabalham na conservação e na geração de renda sustentável.
01:45O presidente do BNDES, Aloysio Mercadante, falou que a doação vai ajudar a combater o crime organizado e equipar a fiscalização.
01:56O foco também é no futuro, com o mercado de carbono.
01:59Foi muito importante a história do Fundo Amazônia.
02:01A média de desembolso do Fundo Amazônia era 300 milhões de reais por ano.
02:06Agora é um bilhão e meio de reais. Mudou o patamar do fundo.
02:10Mas também a percepção que o compromisso do presidente Lula, do governo do presidente Lula, do Ministério do Meio Ambiente com a Marina, das nossas instituições, em combater o desmatamento, é de outro patamar.
02:22Só ver os resultados que nós estamos alcançando.
02:25Uma das contribuições muito importantes do Fundo Amazônia, do combate ao desmatamento, foi o financiamento do AMAS, que é uma estrutura da Polícia Federal, em cooperação com a Interpol, a Meripol, com a Europol, com todas as estruturas de polícia, com o representante de todas as polícias da América do Sul, que tem presença na Amazônia, e com as polícias do Brasil, Polícia Militar e Civil da região Amazônica.
02:52Então nós estamos usando muita inteligência para combater o desmatamento. Por isso que os resultados estão vindo com essa eficiência.
02:58Além do valor, essa doação tem um peso simbólico. Mostra que o Brasil está no caminho certo para combater o desmatamento e conservar a Amazônia.
03:08Isso pode aumentar a credibilidade e transparência do país e atrair mais investimentos de outras nações.
03:15A contribuição da Suíça reforça o papel do Brasil como líder do sul global, mas também há responsabilidade de manter resultados numa floresta sob pressão.
03:25O gesto é diplomático, mas também é um recado. O mundo está disposto a investir, desde o que o Brasil entregue, como explica o embaixador da Suíça no Brasil, Hans-Peter Mock.
03:35Estou impressionado com a infraestrutura que descobri aqui em Belém e fico feliz em saber que os delegados internacionais serão tão bem recebidos como fomos nós outros.
03:49Temos mais um motivo para comemorar hoje.
03:53Junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico, estamos felizes em formalizar a renovação da contribuição suíça ao fundo Amazônia.
04:02Com mais de 5 milhões de francos suíços.
04:07Por meio deste instrumento, apoiamos os esforços do governo federal para reforçar a capacidade das agências de controle e monitoramento que atuam cada dia no combate e na prevenção do desmatamento ilegal, na fiscalização ambiental e no controle de incêndios forestais.
04:26O anúncio chega na hora em que o mundo cobra ação e transparência.
04:30O fundo Amazônia é um dos poucos exemplos de resultado mensurável, mas o desafio agora é fazer esse dinheiro chegar até quem protege a floresta.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado