Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O governo do Distrito Federal enviou um ofício ao Supremo Tribunal Federal pedindo que o ministro Alexandre de Moraes avalie a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Complexo Penitenciário da Papuda. O ex-mandatário deve passar por novas avaliações médicas. Reportagem: Lucas Martins.

Assista à íntegra em:
https://youtube.com/live/f7NeFUp9EiE

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#3em1

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Em ofício ao Supremo Tribunal Federal, o governo do Distrito Federal pediu uma avaliação médica sobre o quadro de saúde de Jair Bolsonaro.
00:07Vamos então conversar com o Lucas Martins. E essa avaliação seria para saber se ele se enquadraria no que hoje é oferecido no complexo da Papuda, Lucas. Bem-vindo.
00:18Exatamente, Evandro. Pelo menos são essas as justificativas do ofício do governo do Distrito Federal que foi encaminhado para o Supremo Tribunal Federal para o ministro Alexandre de Moraes.
00:34Eles solicitaram essa avaliação médica para entender o quadro clínico do ex-presidente Jair Bolsonaro, que diz o documento.
00:44Com o fim do julgamento dos recursos do processo dos investigados na trama golpista que tramita no Supremo Tribunal Federal, alguns desses réus podem ser presos na Papuda.
00:59E isso também cabe ao ex-presidente Jair Bolsonaro. E dessa forma eles precisam entender qual é o quadro de saúde do ex-presidente.
01:09E a partir disso eles pediram ao Supremo Tribunal Federal que Bolsonaro seja submetido a uma avaliação médica por equipe especializada a fim de que sejam realizadas avaliações de seu quadro clínico e sua compatibilidade com assistência médica e nutricional que é oferecida aí na penitenciária de Brasília.
01:32A secretaria também reforçou que o ex-presidente Jair Bolsonaro necessita de cuidados especiais e citou aí o caso que ele precisou ser atendido de emergência, precisou ir até um hospital mesmo cumprindo prisão domiciliar, onde ele segue cumprindo inclusive em sua residência aqui em Brasília.
01:53Nos bastidores, os integrantes do governo do Distrito Federal se mobilizam para que Jair Bolsonaro não seja preso na Papuda.
02:02A justificativa deles é que primeiro o estado de saúde do ex-presidente, que é um quadro delicado de acordo com eles, e também que a presença de Jair Bolsonaro na Papuda pode gerar aí uma rebelião entre os presos.
02:19Essas são as justificativas, é isso que corre aqui nos bastidores em Brasília. Evandro, volto com você.
02:26Muito obrigado pelas informações, viu Lucas Martins, um abraço para você.
02:29Bom, há essa consulta agora do governo do Distrito Federal diante do julgamento da execução de penas que está se aproximando.
02:36Então, o que o Distrito Federal faz? Com a possibilidade de Jair Bolsonaro ser preso na Papuda, que seria um dos locais para os quais ele seria encaminhado, a depender da decisão do ministro Alexandre de Moraes, é para pedir uma horinha ao intervalo?
02:50Agora, às 5h25, quem nos acompanha pela rádio, um rápido intervalo. Daqui a pouco espero vocês. Nas outras plataformas seguimos.
02:56Bom, continuando, o Distrito Federal então vai lá e pede essas informações, porque é um dos locais para os quais o ex-presidente da República pode ir.
03:05E a Papuda tem vários complexos ali dentro, um deles que abriga justamente políticos, pessoas que poderiam ser ameaçadas, etc.
03:13Não é que ele vai ficar no meio de todo mundo para começar.
03:16Há celas também que são diferentes, que tem chuveiro, tem um banheiro, tem um vaso sanitário próprio, tem a cama, tem o beliche.
03:23E as refeições, se não me engano são quatro refeições lá, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar e duas horas de banho de sol.
03:30São as regras da Papuda.
03:33O que o governo do Distrito Federal diz é, o presidente da República já fez cirurgias, já passou por várias situações que comprometeram a saúde dele.
03:42Dentro dessa situação, há condição para se adequar a esse espaço e, digamos, esse atendimento, entre aspas,
03:50que é oferecido hoje no complexo da Papuda, ali no Distrito Federal, justamente já pensando no resultado do julgamento que virá com a execução determinada pelo ministro Alexandre de Moraes Alangani.
04:01Eu vejo que esse questionamento por parte do governo do Distrito Federal é muito pertinente, né?
04:07Porque, veja, ele tem de fato um problema de saúde que começa com a facada e aí todas as complicações cirúrgicas após essa facada.
04:18Teve também, teve que remover um câncer de pele.
04:21Se trata de uma pessoa de idade, né?
04:25Por mais que ele tenha ali uma condição física, fisicamente boa, mas é uma pessoa de idade.
04:34Então, eu acho que é razoável, no caso de Jair Bolsonaro, Evandro, levar muito a sério a possibilidade de uma prisão domiciliar.
04:43Veja, ele continua preso, ele está fora do jogo eleitoral.
04:48Então, que diferença faria ele ir para a Papuda ou continuar preso na sua casa, né?
04:54Eu acho que pensar um pouco na dignidade aí do ex-presidente faz parte.
05:00Fala, Piper.
05:00Eu, vamos lá, eu entendo a preocupação do governo do Distrito Federal, que afinal de contas, nesse caso, passaria a ter um hóspede muito ilustre no seu sistema penitenciário.
05:15Mas, eu acho uma coisa meio estranha, você chegar lá para alguém e falar, hoje eu vim fazer um exame em você, porque se você for preso na minha cadeia...
05:28Se você estiver bem, você vai na Papuda, se você não estiver bem...
05:31Pois é, que coisa mais maluca, né?
05:33De qualquer forma, eu acho assim, desde o início, tem que ser aplicado ao presidente Bolsonaro, desde que seja, de fato, enviado para a prisão, todas as regras que são aplicadas aos demais presos.
05:50Isso diz respeito tanto a possíveis benefícios, quanto as regras de cumprimento da pena.
05:57Zé Maria Trindade, como é que você avalia esse procedimento?
06:01Não é um preso comum, um preso qualquer, não deve ser aplicado a ele regras, por exemplo, que se pretende, que nós pretendemos, para dirigentes de facções criminosas, né?
06:13Nós temos um sistema penitenciário aqui da Papuda, que é estadual e tem, junto ali da Papuda, um grande presídio federal também, né?
06:21Mas, a Papuda, ela é equipada, tem uma área específica.
06:25Porque esse pedido tem um componente político forte, né?
06:27O governador daqui, Banejo Rocha, ele é aliado do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro e tem um projeto político, agora, para o ano que vem, muito próximo.
06:38Inclusive, a ex-primeira-dama Michele deve ser candidata ao Senado aqui por Brasil, exatamente, apoiando a Celina Leão, vice-governadora daqui do Distrito Federal, e em dobradinha com o governador que será candidato ao Senado pelo Distrito Federal.
06:53Ele já antecipou que será candidato ao Senado, não pode ser reeleito.
06:57Então, assim, a ida de Bolsonaro para a Papuda vai impactar politicamente, né?
07:04O projeto do Ibanez e de todo o grupo.
07:07Além disso, há um grande, vamos dizer, risco, me disseram aqui, da possibilidade de rebeliões,
07:16a possibilidade, inclusive, de invasão na área da Papuda, onde ficam esses, vamos dizer assim, esses presos sensíveis, né?
07:25E a Papuda, ela não é dominada pelas facções criminosas.
07:31Já houve várias tentativas e tal, e há um sistema muito seguro, me disse o secretário de Segurança Pública,
07:40conversei com ele ontem, né?
07:42O Sandro Avelar, que é policial federal também, delegado da Polícia Federal e secretário de Segurança Pública aqui,
07:49e ele dizendo que o Distrito Federal varreu e todos os dias ele fala que é igual cortar a unha.
07:56Todos os dias tem que se policiar contra as facções.
07:59Então, assim, a Papuda não tem.
08:01Agora, neste momento, nos bastidores, há uma grande negociação,
08:05com a participação, inclusive, de Flávio Bolsonaro, senador, filho do ex-presidente,
08:10para que isso não aconteça a Jair Bolsonaro.
08:12Não se pode admitir um ex-presidente da República, né?
08:15Indo para a Papuda, isso é impensável e não faz nenhuma justificativa a não ser um sentimento de vingança muito grande.
08:24Então, ainda não há o transitado em julgado, mas isso deve acontecer até o final deste mês, ou seja, até o próximo mês.
08:32E a articulação é que se encontra uma maneira ali de que ele fique em prisão domiciliar,
08:38como o Collor de Mello é um ex-presidente da República.
08:41É interessante você trazer também essa articulação que já acontece, né, Zé Maria Tranguidade,
08:45numa tentativa de impedir, então, que o presidente da República,
08:47ou que haja a cogitação de que ele vá para o presídio da Papuda, lá no Distrito Federal.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado