O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), ofereceu apoio das forças de segurança do estado ao Rio de Janeiro, após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha que deixou mais de 120 mortos. Em vídeo publicado nas redes sociais, Leite criticou a falta de coordenação e integração na segurança pública brasileira. Reportagem: Jader Trindade
Confira na íntegra: https://youtube.com/live/YNcoyUGhpXE
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos seguir então ao vivo? Vamos falar da política também nacional, porque ainda sobre essa operação, o governador Eduardo Leite, que é o governador do Rio Grande do Sul,
00:09ofereceu também apoio das forças de segurança do Estado para discutir a segurança pública no Rio de Janeiro e disse que não deve ser um campo de guerra ideológica.
00:19Vamos lá então para o Rio Grande do Sul falar com Jader Trindade ao vivo.
00:23Oi Jader, boa tarde, conta para a gente como é que deve ser feita então essa negociação entre governadores, Eduardo Leite deve participar de alguma reunião com o Cláudio Castro?
00:35Boa tarde Márcia, boa tarde Bruno, boa tarde a todos que nos acompanham aqui em tempo real.
00:40Olha Márcia, o governador ligou um dia após a operação para o governador Cláudio Castro, se solidarizando, inclusive oferecendo ajuda aqui com equipamentos, pessoal,
00:52até porque o Rio foi solista durante as enchentes e não seria diferente ele oferecer, mas iria até o Rio nesta quinta-feira com os demais governadores e acabou desistindo no meio do caminho.
01:08O governador ofereceu na quarta-feira essa ajuda com forças de segurança gaúcha até o Rio de Janeiro, mas depois, inclusive ontem ele publicou um vídeo que a gente vai trazer agora, a sonora dele, falando, comentando essas ações, essa operação, essa mega operação no Rio de Janeiro.
01:29Vamos assistir juntos?
01:30Mas enquanto o país briga para ver quem grita mais alto, para tentar ganhar essa discussão, quem resolve as coisas?
01:39E o crime? Esse sim, em silêncio, continua trabalhando.
01:45Se a gente quiser sair desse ciclo, a gente precisa parar de falar com raiva e começar a pensar com lucidez.
01:52Segurança pública não deve ser campo de guerra ideológica.
01:54É um tema que exige coragem, sim, mas demanda igualmente razão, estratégia, técnica para enfrentar o que muitos fingem não ver.
02:05Isso foi um vídeo divulgado ontem.
02:09O governador Eduardo Leite comentou essa operação no Rio de Janeiro em uma agenda na manhã de hoje, aqui próximo a Passo Fundo, no município de Estação, aqui no norte do estado.
02:20Ele embarcaria hoje no estado fluminense, mas desistiu.
02:24O governo, questionado se concordava ou não com o governador Cláudio Castro, que definiu a operação como um sucesso, Leite afirmou que não cabia a ele analisar a situação do Rio de Janeiro.
02:36Segundo o governador do estado, o Rio tem um contexto muito específico com lugares onde a polícia tem dificuldade de entrar, o que não acontece aqui no Rio Grande do Sul.
02:47Também falou que o papel do estado não é matar ou exterminar, é prender e dar consequências a essas pessoas.
02:57A gente está acompanhando, claro, esses desdobramentos, como o Viga trouxe agora há pouco, alguns governadores estão a caminho do Rio de Janeiro,
03:05também para uma reunião com o governador do Rio, Cláudio Castro, o de São Paulo vai fazer de forma remota.
03:13Mas pelo que a gente checou na agenda do governador Eduardo Leite, Márcio e Bruno, ele não deve participar desta reunião nem de forma remota.
03:23Tá certo, Jader. Obrigada pelas suas apurações. Qualquer novidade, você volta ao vivo com a gente em tempo real.
Seja a primeira pessoa a comentar