Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que a esquerda errou na condução da segurança pública no Brasil e reconheceu a dificuldade do campo progressista em lidar com o avanço da violência. Às vésperas do ano eleitoral de 2026, Casagrande também criticou a PEC da Segurança Pública.
Reportagem: Marcelo Mattos

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/iP8f20YCsM4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reconheceu os erros da esquerda na condução da segurança pública no Brasil. É assunto de Marcelo Matos.
00:10O avanço da violência é uma das principais preocupações dos brasileiros às vésperas do ano eleitoral de dois mil e vinte e seis.
00:19O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reconhece a dificuldade da esquerda em relação ao tema, mas garante que não passa a mão na cabeça de bandido.
00:31Acho que algumas lideranças da esquerda prestaram um desse serviço para partidos de esquerda, partidos de centro-esquerda, progressistas como é o meu partido, porque nós temos que saber o seguinte, as pessoas que cometem um crime tem que pagar por esse crime e tem que ser levada às barras da justiça, ser punidas, se for o caso, privada da sua liberdade para pagar,
00:56porque o que aumenta a criminalidade no Brasil é a impunidade. Quanto maior a impunidade, maior a criminalidade, porque o risco de praticar o crime diminui.
01:08Casagrande considera que a PEC da segurança não avança nas prerrogativas dos governadores e a análise é politizada.
01:17Sobre dois mil e vinte e seis, o cenário estaria aberto ainda, mas há o favoritismo de Tarcísio de Freitas contra Lula, com apoio de Bolsonaro, diante dos impedimentos à candidatura do ex-presidente.
01:33Nós teremos ainda uma polarização, mas mais racional, menos irracional e negacionista como a gente teve na eleição em dois mil e vinte e dois.
01:44Então a gente espera uma eleição em que os problemas da sociedade possam ser de fato apresentados, debatidos, discutidos, a gente discutir resposta para a sociedade.
01:53O governador Renato Casagrande considera natural a recondução de Geraldo Alckmin no PSB como vice na chapa de Lula em dois mil e vinte e seis.
02:04Mas ele defende um pacto para a retomada das discussões do orçamento para o executivo, que a Câmara avançou demais nas prerrogativas no caso das emendas.
02:15Perdeu nesses últimos mandatos, tá certo, por fragilidade do poder executivo e naturalmente a política não tem espaço vazio e fragilizou um poder, o outro assume.
02:25Veja que o Supremo conquistou também o protagonismo e o Congresso muito protagonismo.
02:31Então assim, o próximo presidente da república, na minha avaliação, precisa organizar um pacto entre as instituições para que a gente possa voltar com a pasta para dentro do tubo, tá certo?
02:42E a gente colocar cada um na sua tarefa e isso ser uma conquista da democracia brasileira para que não haja nenhuma anomalia nas relações institucionais.
02:53O governador Renato Casagrande participou em São Paulo do Fórum de Ideias Desafios do Brasil.
03:01Ele ressaltou que durante trinta anos de oitenta a dois mil e dez, o Espírito Santo conviveu com a segunda maior taxa de homicídios do país.
03:11Mas que as políticas socioeconômicas e de segurança derrubaram os índices da violência no Estado.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado