00:00E em meio a essa crise da segurança pública, a AGU vai enviar o pacote antifacção para a Casa Civil o quanto antes após a grande operação de ontem no Rio de Janeiro.
00:11O Igor Damasceno tem bastidores, inclusive, sobre este tema e traz ao vivo agora pra gente no Jornal da Manhã.
00:17Oi, Igor, bom dia.
00:21Oi, Sarai. Ótimo dia pra você, também pro Nonato, pra todos que nos acompanham.
00:26Então, é isso mesmo. O advogado-geral da União, o ministro Jorge Messias, já deve encaminhar o PL antifacção aqui para o Palácio do Planalto, ainda hoje, para o sinal verde do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente Lula.
00:39Tudo faz parte do processo legal. Esse PL foi apresentado na semana passada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
00:46Ele tipifica a organização criminosa qualificada, aumenta a pena inicial para até 15 anos de prisão e, dependendo da qualificadora, essa pena pode chegar a 30 anos de prisão.
01:00Esse projeto também cria mecanismos de infiltração de policiais nas organizações criminosas para avançar com as investigações e, então, acabar desarticulando as facções criminosas.
01:13O PL foi apresentado pelo ministro à imprensa na semana passada, enviado para o advogado-geral da União e está por lá.
01:22Ontem, durante essa mega operação que foi deflagrada no estado do Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, pediu mais celeridade do Poder Executivo para que esse PL chegue, de fato, ao Congresso.
01:35E hoje, a AGU vai trazer esse texto aqui para o Palácio do Planalto, que imediatamente deve dar sinal verde para que o PL chegue, de fato, até o Congresso Nacional e passe a vigorar, passe a tramitar lá entre os parlamentares.
01:52Então, a expectativa é que haja uma celeridade nesse projeto de lei que cria o crime de organização criminosa qualificada e aumenta a pena para os faccionados.
02:05Agora, eu tenho um bastidor que eu acabei de receber de uma fonte aqui no Palácio do Planalto.
02:10Inicialmente, eu falei hoje, na primeira hora aqui do JM, que o presidente Lula iria se reunir com ministros no Palácio da Alvorada e enviar esses ministros até o estado do Rio de Janeiro para uma reunião de emergência com o governador Cláudio Castro.
02:26E o presidente Lula, eu disse nessa primeira entrada, estaria analisando, decretar garantia da lei da ordem, a GLO, para a cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias.
02:37A GLO dá poder de polícia para os militares que passam a cuidar ali da ronda ostensiva na cidade do Rio de Janeiro.
02:46Mas essa fonte me contou que o presidente Lula descartou a ideia de decretar GLO ali na cidade depois dessa mega operação que resultou na morte de 64 pessoas, entre elas quatro policiais.
03:00Então, Lula não deve decretar GLO, não deve dar poder de polícia aos militares para ajudarem no combate ao Comando Vermelho na cidade do Rio de Janeiro.
03:13O presidente Lula defende forças integradas, ou seja, que as forças de segurança estaduais hajam junto com as forças de segurança federais para combater essa organização criminosa, mas não dando poder de polícia aos militares.
03:28Então, GLO, nesse momento, está descartado.
03:32A qualquer momento, essa reunião do presidente Lula deve acontecer no Palácio da Alvorada.
03:37Inclusive, eu estou indo para lá nesse exato momento porque algum ministro pode falar com a imprensa.
03:42E assim que essa reunião acabar, a expectativa é que Ricardo Lewandowski, Rui Costa e o diretor executivo da Polícia Federal embarquem imediatamente para o Rio de Janeiro
03:53para, então, prestar esse reforço no combate ao Comando Vermelho, prestar, então, estratégias da União para combater essa organização criminosa junto a Cláudio Castro.
04:06Lembrando que o presidente Lula também já disponibilizou dez vagas em penitenciárias federais para que os presos de ontem, 81, pelo menos os mais perigosos,
04:16estejam custodiados pela União e não pelo governo do Rio de Janeiro.
04:21Então, é um momento onde, depois de muita troca de farpa, o governo federal passa a se aliar ao governo estadual justamente para combater essa organização criminosa.
04:32Então, só repetindo, Lula não vai decretar GLO na cidade do Rio de Janeiro para combater o Comando Vermelho.
04:40A gente vai seguir, então, acompanhando todos os desdobramentos e, a qualquer momento, posso voltar com novidades dessa reunião
04:47que deve acontecer em instantes na casa do presidente Lula. Volto com vocês aí no estúdio.
04:52Perfeito, Igor. Obrigada pelas suas informações, pelo seu bastidor. Havia uma expectativa, portanto, no início da manhã.
04:59E o Igor, então, confirmando de que o presidente Lula vai descartar, ou seja, não vai adotar a GLO.
05:05A gente vai seguir ainda no tema ao longo dessa manhã. Obrigada. Voltamos a nos falar daqui a pouquinho, Igor.
Comentários