O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que, caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dispute a Presidência em 2026, ele deverá se filiar ao Partido Liberal. A declaração reforça as movimentações partidárias na corrida eleitoral de 2026. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/AxALVnor2bY
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, acredita que o governador de São Paulo poderá se filiar à sigla para disputar a presidência no ano que vem.
00:09A Beatriz Manfredini tem os detalhes.
00:12O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é a única saída para o país.
00:21Em evento na capital paulista, nesta segunda-feira, ele garantiu que Trump não vai parar, já que o norte-americano tem preocupação com Bolsonaro e com a esquerda no Brasil.
00:32Em minha opinião, o Trump não vai parar. Ele vai continuar com as sensões. O Trump não vai parar.
00:39Porque o Trump não é homem disso. Ele é um camarada decidido.
00:43Nós sabemos, ele gosta desses assuntos, quer o Brasil num caminho bom, tem preocupação do Brasil virar um país de esquerda e ele não quer.
00:53Valdemar explicou a estratégia do partido para que Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030, se candidate a presidente.
01:01Para o político se inocentado no STF, o partido entraria com um requerimento no Tribunal Superior Eleitoral para derrubar a inelegibilidade.
01:10Ele lembrou que no ano que vem, o presidente da corte eleitoral será o ministro Cássio Nunes Marques, que foi indicado por Bolsonaro ao Supremo, e não mais Alexandre de Moraes.
01:22Apesar de defender a candidatura de Bolsonaro para 2026, Valdemar condenou os xingamentos do deputado Eduardo Bolsonaro a Tarcísio, a quem chamou de nome importante.
01:32E garantiu que o governador de São Paulo, se concorrer à presidência da república, deixará o atual partido, Republicanos, e migrará para o PL.
01:42O Tarcísio já declarou, eu tive um jantar com ele há um ano e meio atrás, ele falou, se eu for candidato, eu vou para o PL.
01:51No jantar com os governadores, ele falou na frente de cinco governadores, se eu for candidato, eu sou candidato a governador, mas se eu for candidato a presidente, eu vou para o PL.
02:01Além de Valdemar, os presidentes do União Brasil, Podemos, MDB e PSD também participaram do evento.
02:10Gilberto Kassab, líder do PSD, disse que a sigla tem candidato próprio para 2026, mas não descartou uma mudança nos planos a depender da candidatura de Tarcísio de Freitas à presidência da república.
02:25Olha, vamos aguardar a manifestação do Tarcísio, todos sabem a minha proximidade com ele, tenho ele como uma liderança maior em relação a mim, no presente momento, e o importante é aguardar.
02:38Ele tem dito que vai se posicionar no momento certo, tem dado uma preferência para sua candidatura à reeleição ao governador, e enquanto ele tiver essa posição, não tem porquê o PSD desviar o foco para ter uma candidatura própria, que é o governador Ratio ou o Eduardo Leite.
02:53Kassab, atualmente, é secretário de Tarcísio.
Seja a primeira pessoa a comentar