00:00Ao menos cinco vereadores ficaram feridos após um confronto entre a guarda municipal, parlamentares e manifestantes na Câmara Municipal de Porto Alegre, a capital gaúcha.
00:11O Arthur Cipriani tem os detalhes e informações aqui pra gente a respeito desse assunto. O que houve, hein, Arthur? Bom dia.
00:19Bom dia, Aronato. Bom dia a todos. Não só vereadores, né? Vários manifestantes também.
00:23E o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou então a abertura de um inquérito para apurar esse confronto entre os integrantes da Guarda Municipal e os manifestantes no lado de fora da Câmara de Vereadores aqui da capital gaúcha.
00:36Tudo isso aconteceu na quarta-feira agora desta semana, que deixou então os vereadores feridos.
00:42Abram aspas.
00:43O procedimento deverá averiguar todos os elementos que contribuíram para o ocorrido, incluindo imagens das câmaras corporais dos agentes de segurança.
00:51Foi o que publicou em suas redes sociais Sebastião Melo, prefeito aqui da capital.
00:56Os manifestantes protestavam contra dois projetos em votação.
01:01Um deles, que tem vários assuntos comentados, também de outras formas, é da concessão do Departamento Municipal de Água e Esgoto, o DEMAI, aqui da capital gaúcha, para a iniciativa privada.
01:12Enquanto o outro projeto restringia a atuação dos catadores aqui da capital.
01:17A presidente da Câmara, a vereadora comandante Nádia, acionou um protocolo de segurança, que restringiu então a entrada de pessoas no plenário da casa, e aí a confusão acabou aumentando.
01:30Segundo uma nota divulgada pela oposição, os vereadores negociavam para permitir então a entrada dos manifestantes dentro da Câmara de Vereadores, para que eles pudessem se proteger do calor.
01:40Eles afirmaram que em seguida a Guarda Municipal foi acionada e lançou bombas de gás contra os manifestantes parlamentares e também funcionários da casa.
01:48Esse assunto vai seguir por mais alguns dias, novas sessões já na próxima semana, ou seja, teremos ainda muitos assuntos para falar por aqui, Nonato.
01:56É, e a gente vai acompanhando então. Muito obrigado. Arthur Cipriani, direto de Porto Alegre.
02:00Obrigado.
02:01Obrigado.
02:02Obrigado.
Comentários