O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na Justiça contra cinco integrantes da CPMI do INSS por insultos, pedindo R$ 30 mil de indenização. Em outra frente, o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça ordenou o bloqueio de R$ 390 milhões do Sindicato Nacional dos Aposentados, alvo da investigação. O sindicato classificou a decisão como abusiva. Reportagem: Lucas Martins.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/i9XUejfpw-k
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Eu quero falar sobre uma outra questão também, agora relacionada ao INSS, porque o ministro André Mendonça ordenou o bloqueio de 390 milhões de reais do Sindicato Nacional dos Aposentados, o Sindinap, que é alvo de operação da Polícia Federal contra fraudes no INSS.
00:15Lucas Martins, nosso repórter em Brasília, está acompanhando essa história e vai trazer as informações para a gente agora. Bem-vindo, Lucas.
00:21Oi, Evandro, muito boa tarde para você, boa tarde para todo mundo que está na nossa companhia aqui no 3 em 1.
00:29Então, exatamente, o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, pediu o bloqueio desse dinheiro aí de 390 milhões de reais, depois que a Procuradoria Geral da República e também a Polícia Federal apresentaram ao Supremo Tribunal Federal indícios de movimentações financeiras suspeitas no Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas e Idosos, o Sindinap.
00:55Esse valor do bloqueio corresponde ao total de descontos feitos entre o período de 2021 e janeiro de 2025.
01:06A gente relembra, Evandro, que na semana passada, Milton Batista, que é o presidente do Sindinap, compareceu aqui no Senado Federal, aqui no Congresso Nacional, para prestar depoimentos na CPMI do INSS, que investiga essas fraudes.
01:20No mesmo dia que ele compareceu, houve essa operação da Polícia Federal, onde foi aberto um inquérito e eles conseguiram identificar esses valores que foram retirados da conta de aposentados e pensionistas do Instituto.
01:40O ministro autorizou também a quebra de sigilo fiscal e bancário de dirigentes do sindicato, do sindicato que agora será investigado por quebra de sigilo bancário e desvios de valores de aposentados e pensionistas.
01:58Então, tudo isso está acontecendo em volta da Polícia Federal e também do apoio da Procuradoria-Geral da República para investigar esses desvios, esses descontos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
02:15Agora, Lucas, eu quero aproveitar que a gente está falando disso, sobre essa CPMI, porque o PT entrou com um processo contra a CPMI por causa de supostas calúnias feitas ao partido e ao presidente Lula nessas investigações, né?
02:30Exatamente, Evandro, olha só, são cinco ações de acordo com dirigentes do PT que a gente conversou, são cinco ações contra parlamentares de oposição que se manifestaram aí contra o PT e também contra o presidente Lula.
02:49Essas ofensas teriam acontecido aí durante a própria CPMI e agora o PT, o Partido dos Trabalhadores, resolveu entrar com essa ação pedindo uma indenização de 30 mil a parlamentares para o partido e também em relação às ofensas feitas ao presidente Lula. Volto com você, Evandro.
03:10Obrigado pelas informações, viu, Lucas? Um abraço para você.
03:13Piperno, vamos analisar um pouquinho então essa situação envolvendo o Sindinap, que é um dos principais sindicatos do país.
03:18Até então havia uma preocupação por ele ser um dos principais representantes desse setor, mas não ter aparecido ainda em operações dessa maneira.
03:27Agora há, de fato, o bloqueio de quase 400 milhões de reais que o Sindinap alega ser um abuso de autoridade e que ele vai se explicar.
03:35Mas eu quero saber de você, como é que você avalia tanto a questão prática da possível participação desse sindicato nesse esquema,
03:44por ser um dos principais representantes do país, como eu mesmo mencionei, mas também a consequência política.
03:52Porque a gente está falando de um sindicato que tem como diretor o irmão do presidente Lula.
03:57Então, de que maneira que isso vai ser administrado agora e utilizado também como recurso para a investigação nessa CPMI?
04:05Bom, primeiro que eu não entendo como é que uma entidade como essa possa ter quase 400 bilhões de reais alcançáveis por um bloqueio.
04:18Então, se esse dinheiro, se essa montanha de dinheiro existe, é sinal que realmente eles têm a fórmula para a multiplicação dos recursos.
04:28Porque, veja, não é qualquer empresa próspera, empresa grande aí, que tenha lá no banco, guardado, aplicado e tal, 400 milhões de reais.
04:39É muito dinheiro, mas é muito dinheiro mesmo.
04:42Então, qual é o milagre?
04:44Segunda coisa, do ponto de vista político, isso é grave.
04:50Porque o Frei Chico, irmão do presidente Lula, ele é dirigente dessa entidade e ele está argumentando, e com certa razão, claro, que ele é dirigente só do ano passado para cá.
05:07E essas investigações, elas estão abrangendo um período anterior a isso.
05:11E é verdade, só que é aquele negócio, na hora, enfim, que o político está lá numa CPI fazendo acusação, pedindo investigação, ele não vai, obviamente, apresentar essas atenuantes todas.
05:26É, e é natural também que todos entrem no bolo, né?
05:28Porque é preciso entender também, se mesmo participando há pouco tempo, ele não tinha algum tipo de informação ou não foi omisso em alguma operação que impedisse que isso acontecesse, né?
05:39O que provavelmente vai acontecer, Vano, é que ele não seja chamado a depor, porque por não ter nenhum cargo executivo no momento das fraudes, aí em tese não haveria por que chamá-lo.
05:53Mas o fato é que o carinho está lá, ou seja, é integrante de um deputado, de um sindicato suspeito.
06:01Agora, eu continuo achando o seguinte, ninguém frauda tanta gente, com tantos milhões de reais, isso é roubo de pessoas fragilizadas, sem ter, por exemplo, o braço operacional de empresas financeiras.
06:17Como é que o dinheiro sai da conta do Alangani e vai parar na conta de uma associação de classe?
06:23E mais, né, Piperna, é muito difícil que alguém faça isso sem ter também algum tipo de apoio ou respaldo político, como o Zé Maria Trindade sempre ressalta aqui pra gente.
06:30Alangani, pra gente arrematar, você entende que também o PT esteja correto em mover ações contra parlamentares que estejam falando na CPI sobre possível envolvimento de sindicatos
06:42e até trazendo ou transferindo esse embate político para o nome do presidente Lula?
06:48Eu vejo que está passando recibo, se está incomodado vai chamar ainda mais atenção, se está processando porque estão fazendo um discurso político que é do jogo, estão passando recibo, é tudo que a oposição quer.
07:01E a oposição explora muito mal esse caso. O Zé vai lembrar, que ele conhece tudo aí de Brasília, de política, na época do Mensalão, né, como a oposição batia.
07:12E aí eu lembro que na época, Zé, o discurso era bater, sangrar, mas sem derrubar. Mas batia muito duro. É muito diferente do que ocorre hoje.
07:21A oposição está aí com a bola quicando e não faz nada, né, pra explorar politicamente, porque independentemente se o governo é culpado ou não.
07:31Mas a corrupção aparece no governo de turno. E é natural que a população faça essa associação, até porque envolve sindicatos e sindicatos que estão muito ligados aos partidos de esquerda.
07:42Portanto, Evandro, a oposição explora muito mal esse caso.
Seja a primeira pessoa a comentar