Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes deu 15 dias para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) responder à denúncia da Procuradoria-Geral da República. A PGR acusa o parlamentar de coação no curso do processo por sua atuação nos Estados Unidos para atrapalhar as investigações da trama golpista. Reportagem: Janaína Camelo.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/3ervXjvrYew

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#3em1

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Aliás, falando em Eduardo Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a defesa dele responda à denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República por coação no curso do processo com essa atuação nos Estados Unidos.
00:12Vamos então entender com a Janaína Camelo quanto tempo que a defesa de Eduardo Bolsonaro tem pra fazer essa defesa, pra fazer esse pronunciamento, pra responder ao pedido do Supremo Tribunal Federal.
00:25Conta aí, minha amiga, bem-vinda.
00:26Pois é, Evandro, tem 15 dias e aí depois 15 dias ali o prazo pra acusação, no caso da PGR.
00:35Esse ali é o prazo legal, né, o prazo regimental no caso de um processo penal.
00:39E começa a contar a partir da data da notificação.
00:44O problema é que Eduardo Bolsonaro mora nos Estados Unidos, então pode ser que essa notificação seja um pouco difícil de acontecer.
00:52A gente pode ter como exemplo o próprio caso do Paulo Figueiredo, né, Paulo Figueiredo, ele foi denunciado no núcleo, na denúncia de golpe, ele seria ali do núcleo 5.
01:04Ele foi denunciado em fevereiro, só que até hoje ele nunca virou réu justamente porque ele nunca foi notificado.
01:10Quem faz essa notificação é o judiciário, não é a PGR, na época o judiciário inclusive disse que não foi notificado porque não foi encontrado o endereço dele.
01:21E aí depois pediu então, né, que essa notificação fosse feita por edital e acabou caindo nas mãos ali da Defensoria Pública da União,
01:30que inclusive pediu a suspensão desse processo porque não tem certeza de que ele foi de fato, que ele teve o conhecimento da íntegra da acusação.
01:39Então pode ser que isso aconteça também no caso de Eduardo Bolsonaro.
01:44A PGR disse que vai seguir os mesmos trâmites ali de notificação, vai tentar fazer essa notificação ali via legal,
01:52se não der, vai fazer a notificação via edital, mas tem toda essa questão, né, e há expectativa ali de que Eduardo Bolsonaro seja ainda julgado nesse ano.
02:03Mas pra que isso aconteça ele precisa sim ser notificado, ele já se manifestou ali nas redes sociais com relação a essa denúncia,
02:11a denúncia que foi feita ontem pela Procuradoria-Geral da República, inclusive no caso de Paulo Figueiredo,
02:17o ministro Alexandre de Moraes chegou a dizer que sim, ele podia já afirmar que ele tinha conhecimento da notificação
02:23porque ele vinha falando abertamente nas redes sociais sobre a denúncia da BGR com relação à denúncia de golpe.
02:29Ele pode, o ministro Alexandre de Moraes, usar esse mesmo argumento com relação a Eduardo Bolsonaro,
02:34que vem se manifestando ali com relação a essa denúncia que foi feita ontem pelo crime de coação no curso do processo.
02:40E aí sim, né, colocar uma justificativa ali de que ele pode sim ter tido ali conhecimento, de fato, a acusação.
02:48Mas isso aí a gente ainda vai precisar esperar, de fato, são 15 dias, depois desses 15 dias aí sim, os 15 dias da acusação,
02:56pra só aí depois ser analisada a denúncia que vai ser colocada pra análise do colegiado.
03:02Pode ser a primeira turma, pode ser o plenário dos 11 ministros e isso vai depender do relator do ministro Alexandre de Moraes.
03:07Agora, Janaína, eu queria também saber se a mídia internacional repercutiu a sanção,
03:12mas essa que foi colocada pelos Estados Unidos em cima da esposa de Alexandre de Moraes.
03:21Exatamente, né, foi outra notícia de ontem.
03:24Por exemplo, o jornal francês Le Monde escreveu que a administração dos Estados Unidos ali exerce pressão
03:30crescente contra autoridades judiciais brasileiras.
03:33A edição ali suíça do jornal 20 Minutes disse que Trump se vinga da esposa do juiz.
03:41Diz que Viviane perde toda oportunidade de negócios nos Estados Unidos por conta dessas decisões do ministro Alexandre de Moraes.
03:49Foram algumas das manifestações ali na mídia internacional.
03:52Evandro.
03:53Ok, Janaína. Obrigado pelas informações. Um abraço aí pra você.
03:56Ô Bruno Musa, eu quero falar contigo sobre esse prazo agora que a defesa de Eduardo Bolsonaro tem
04:01pra apresentar em relação à denúncia que foi feita pela Procuradoria-Geral da República
04:05e um pedido pra que o processo sobre coação avance sim no Supremo Tribunal Federal.
04:11Eu quero entender sua análise do que deve ser o desfecho a partir dos fatos
04:15e da maneira como o Supremo vem lidando com essas questões nos últimos tempos.
04:21Bom, vamos lá. Se levarmos em consideração a forma como ele vem, como o Supremo vem atuando nos últimos tempos,
04:30me parece que o desfecho será, digamos assim, o final a gente já sabe, será mais uma vez declarado.
04:39Provavelmente ele não conseguirá, na minha opinião, manter o cargo dele e permanecer no poder trabalhando à distância.
04:49Acho que isso será mais ou menos conduzido.
04:51Agora, o que eu vejo é um claro movimento, até queria ouvir depois se vocês concordam com isso,
04:58um claro movimento de rifar tanto o Eduardo Bolsonaro como a família como um todo.
05:04Isso, inclusive, principalmente por parte do próprio Centrão.
05:08Ou seja, o Centrão vai assumindo um lado que não me parece ainda tão óbvio que será o Tarcísio,
05:15como me parecia tão óbvio nos últimos dias.
05:17Eu acho que a volatilidade da política é extremamente alta.
05:20A gente costuma usar esse termo aqui no mercado financeiro.
05:23Mas eu vejo que a volatilidade do Centrão é muitíssimo mais alta até do que do Ibovespa.
05:28Então, me parece que ele pode pular de um lado para o outro.
05:32Se a popularidade do Lula continuar crescendo, vou dizer até alguma coisa aqui difícil.
05:36Não me pareceria muito estranho que o Centrão voltasse,
05:40mesmo que de pouco em pouco, ficar mais próximo do governo para uma eventual reeleição dele.
05:48Então, em nome disso tudo, me parece que um dos lados que geraria ou que gera uma polarização dentro do Brasil
05:55é a família Bolsonaro, é o chamado bolsonarismo.
05:58E me parece, obviamente, que declaradamente, o que não poderia acontecer fora dos altos,
06:04mas no Brasil se tornou supernormal, os ministros do STF estão, obviamente, lutando contra.
06:10A gente já viu até quando um dos ministros falou, vencemos o bolsonarismo.
06:14Então, isso mostra que, obviamente, eles estão numa oposição e fica muito claro por isso.
06:18Ou seja, me parece que há uma rifa com eles.
06:22E a questão é, para onde esse grande centro será conduzido ao longo dos próximos meses?
06:28Você concorda com o Musa, Gani?
06:30Concordo, concordo sim.
06:31Inclusive, até, Musa, eu fiz uma anotação hoje aqui, quando estava estudando aqui os temas, sobre isso.
06:37O Centrão, ele não quer apenas neutralizar Jair Bolsonaro, né?
06:42Quer Jair Bolsonaro fora do jogo.
06:45Para mim, está muito claro que ele quer neutralizar o bolsonarismo.
06:48Ou seja, não quer a possibilidade de ter um candidato outsider, como a gente viu aqui na eleição na Prefeitura de São Paulo.
06:56Você discorda, Pepe? Estou vendo você mexendo a cabeça aí.
06:57Não, eu discordo sim, eu discordo sim.
06:58Acho que a questão não é a família Bolsonaro, não, Gani e Musa.
07:02A questão é o Eduardo Bolsonaro, né?
07:04O bolsonarismo, e aquilo que pareça, está largando o Eduardo Bolsonaro também.
07:09Como fez com a Zambelli.
07:12Até que a gente está falando da Zambelliização do Eduardo Bolsonaro, né?
07:15Nossa Senhora, é complexo.
07:16O Eduardo Bolsonaro, para muitas pessoas da direita, conservadora, do Centrão, nessa conduta dele de ir para os Estados Unidos comemorar tarifácio no Brasil,
07:26não é bem vista com bons olhos por boa parte da população da classe política, né?
07:31Então, é normal e natural que essa classe política bolsonarista queira desgarrar o Eduardo Bolsonaro também.
07:39É aquilo que o presidente Tupére falou.
07:41Não, mas eu acho que a gente...
07:42Você está atrapalhando o seu pai, Jair Bolsonaro.
07:45Mas eu acho que a gente vai ter um ponto aqui de convergência.
07:48Primeiro, eles não querem a possibilidade de Eduardo Bolsonaro ser um candidato.
07:53Esse seria o primeiro ponto.
07:55E o segundo ponto...
07:55Mas o Jair Bolsonaro, acho que gostaria...
07:57Flávio Bolsonaro...
07:59Ou seja, é coisa específica do Eduardo Bolsonaro, na minha opinião.
08:02Não é a família Bolsonaro, como disse o Musa, não.
08:04Na minha opinião.
08:05Mas o Jair já foi, né, Pepe?
08:07O Jair já foi.
08:08O Jair já foi rifado.
08:10Então, agora, talvez a bola da vez seria o próprio Eduardo.
08:12E eu acho que isso vai englobando aos poucos o próprio bolsonarismo.
08:16Você não acha que faz sentido?
08:17Mas eu acho, Musa, que isso está acontecendo porque o Eduardo Bolsonaro está atrapalhando o bolsonarismo.
08:20É isso que eu estou querendo colocar aqui.
08:22E pode atrapalhar, eventualmente, uma transferência de votos para o Tarcísio.
08:25Seria isso também?
08:26Ok?
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado