Léo Valente acompanhou o anúncio da Hitachi Energy, que lançou a pedra fundamental de sua nova fábrica em Pindamonhangaba-SP. Glauco Freitas, presidente da companhia no Brasil, destacou o investimento de US$ 200 milhões e a geração de empregos até 2028.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00Estamos de volta com Fast Money desta terça-feira para falar que a Itachi Energy anuncia neste momento a construção de uma nova fábrica em São Paulo.
00:10A unidade vai ficar em Pindamonhangaba e faz parte de um investimento de 200 milhões de dólares no Brasil.
00:17E o repórter Léo Valente acompanha o evento e conversa com o Galco de Freitas, presidente da Itachi Energy, neste momento.
00:25Oi Léo, já está aqui conosco, muito boa tarde para você. Nos traga então, por favor, o que está acontecendo neste evento muito importante aí da Itachi Energy e também essa entrevista muito relevante para a gente.
00:39Seja bem-vindo aqui ao Fast Money.
00:43Oi Eric, boa tarde para você, boa tarde a todo mundo que está acompanhando o Fast Money.
00:46Como você falou, entrevista relevante aqui porque a gente está com o presidente da Itachi Energy no Brasil, o Galco Freitas, para falar sobre esse investimento.
00:54Como você falou, 200 milhões de dólares, 160 especificamente aqui na construção dessa que vai ser a terceira unidade de fabricação da companhia localizada no Brasil.
01:05Então, ninguém melhor para explicar o investimento e a escolha desse local aqui para fazer a construção dessa nova fábrica do que o próprio presidente da Itachi Energy aqui com quem eu converso agora.
01:16Galco, obrigado por estar conversando aqui com a gente.
01:19O que vocês levaram em consideração para decidir construir essa terceira fábrica aqui no Brasil?
01:24Léo, obrigado, obrigado pela oportunidade, obrigado aos seus telespectadores, aos telespectadores da Fast Money.
01:33O Brasil, ele virou uma referência mundial no setor de energia por causa da sua matriz predominantemente renovável e por causa do sistema interligado nacional que cobre hoje 97% do território nacional.
01:48A Itachi Energy vem desenvolvendo soluções para transmissão de energia há 71 anos do país e precisava expandir o seu negócio para conseguir atender a demanda mundial e nacional por sistemas de transmissão de energia.
02:06Buscamos um terreno na beira da rodovia Dutra, entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, porque os nossos principais portos de exportação são os portos de Itaguaí e de Santos.
02:21E encontramos o terreno aqui na cidade de Pindamonhangaba que prontamente nos acolheu, nos suportou, nos ajudou com esse terreno super bem localizado.
02:31Tivemos todo o suporte desde a primeira reunião com a prefeitura de Pindamonhangaba.
02:39A fábrica hoje, a gente está lançando a Pedra Fundamental, o intuito é que a fábrica esteja em operação em meados de 2028 e com esse investimento feito aqui de 160 milhões de dólares,
02:52mais o investimento na expansão da nossa fábrica em Guarulhos, a gente dobra a produção, a capacidade de produção da Hitachi Energy no Brasil para atender não só o mercado local, mas também o mercado de exportações.
03:05E isso também é um foco, né? Porque a gente lembra que alguns produtos já saíram daqui para mercados importantes também, né?
03:11O Brasil tem sido uma referência, tanto pela sua competência técnica, quanto pela sua capacidade fabril e os nossos recursos humanos.
03:20É o nosso time que transforma isso. Hoje eu represento aqui 1.700 funcionários que temos no Brasil e que serão majorados em mais 600 empregos diretos,
03:31150 em Guarulhos, 450 aqui em Pindamonhangaba e mais de 2.400 empregos indiretos, porque a experiência tem mostrado que cada um direto gera quatro indiretos.
03:43Então, é o Brasil exportando não apenas commodities, mas o que existe de mais do estado da arte nos sistemas de transmissão para o Brasil e para o mundo.
03:54A fábrica aqui deve começar a funcionar em 2028, mas já existe também a expansão da que já está em funcionamento em Guarulhos.
04:00Exatamente. A nossa fábrica em Guarulhos é responsável pela nossa presença no país.
04:06Hoje, a maior base instalada de transmissão do país é da Ritat Energy.
04:11A fábrica está estabelecida em Guarulhos há 71 anos.
04:14A gente também tem uma fábrica em Blumenau para transformadores de distribuição desde 2000.
04:19E já estamos exportando transformadores para todas as partes do mundo, desde a pandemia para os Estados Unidos, Europa, Ásia, Middle East.
04:32Vocês devem ter visto e acompanhado o transporte do maior transformador já fabricado no Brasil, já fabricado pela Ritat e a maior carga já transportada pela Via Dutra.
04:42Essa máquina faz parte de um conjunto de 14 máquinas que saem de Guarulhos com destino até a Arábia Saudita.
04:50É a primeira de uma série de 14, a segunda está saindo da nossa fábrica hoje.
04:56Notícia de primeira mão, então, para a gente aqui.
04:57Notícia de primeira mão para vocês, nossos parceiros.
05:01Láuco, obrigado pela entrevista aqui, por ter recebido a gente.
05:04Eric, a gente continua acompanhando aqui esse lançamento importante para a nossa economia.
05:09Obrigado, Léo Valente. Agradeça também o Glauco Freitas, presidente da Ritat Energy.
05:15Sempre bom tê-los aqui conosco no Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC.
Seja a primeira pessoa a comentar