- há 5 meses
- #jovempan
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) voltou a criticar o STF, afirmando que o Brasil vive uma "queda do regime". Ele também criticou o pai, Jair Bolsonaro, pedindo que tenha "responsabilidade" e o chamando de “ingrato do c*”. Enquanto isso, o pastor Silas Malafaia, que foi incluído em uma investigação que mira Eduardo, declarou que a "PF virou a Gestapo de Alexandre de Moraes”, e chamou o deputado de “babaca”. Reportagem: André Anelli.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/7ywJIKO0Jvg
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/
Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews
Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews
Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/
TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews
Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews
#JovemPan
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/7ywJIKO0Jvg
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/
Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews
Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews
Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/
TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews
Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews
#JovemPan
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00Olha só pessoal, o Eduardo Bolsonaro, deputado, declarou hoje que o Brasil vive a queda do regime.
00:05Vamos então conversar com o André Anelli, que vai trazer as informações pra gente agora.
00:09Nessa declaração, ele associa decisões do Supremo Tribunal Federal a um suposto desespero das autoridades brasileiras,
00:15principalmente Flávio Dino e Alexandre de Moraes.
00:18Conta tudo pra gente, André Anelli, bem-vindo.
00:23Isso mesmo, Evandro. Muito boa tarde a você e a todos aqui no 3 em 1 da Jovem Pan.
00:27O deputado federal Eduardo Bolsonaro citou reportagem do jornal O Globo, que segundo ele, indicava que o ministro Flávio Dino, do STF,
00:36teria cogitado o confisco de bens norte-americanos no país, em resposta às sanções aplicadas pelos Estados Unidos
00:44contra o ministro Alexandre de Moraes, com base na lei Magnitsky.
00:48Na avaliação de Eduardo Bolsonaro, essa movimentação é que seria uma comprovação de que o Brasil estaria vivendo uma queda de regime
00:56por conta do que ele considera como desespero das autoridades.
01:01O deputado afirmou ainda que, no dia seguinte, o ministro Alexandre de Moraes negou essa possibilidade em entrevista à agência de notícias Reuters
01:09e afirmou confiar na via diplomática.
01:13Em um vídeo publicado, então, agora há pouco, horas antes, Eduardo Bolsonaro afirmou que essa situação dos dois ministros, lá do STF, é delicada, principalmente junto aos bancos.
01:26Moraes e Dino estão tendo um tempo muito ruim com os bancos, sabem que não vão ganhar essa parada, pois não existe cenário de vitória para o STF.
01:38E, diante disso tudo, estou aqui para dizer o seguinte, Pastor Silas Malafaia, estamos juntos.
01:43O senhor está sofrendo os últimos atos desse regime.
01:47É aquela situação do desespero, onde eles já não sabem nem mais o que fazer.
01:52Tem até gente achando que o Trump vai mudar de ideia ou pensando que é igual o Brasil, que é depender do escritório de advocacia que você contrate, eles podem reverter as coisas.
02:02E nos Estados Unidos a banda toca diferente.
02:04Então, siga firme e forte.
02:06Tamo junto, Pastor.
02:06E aí, contextualizando essa segunda parte das declarações de Eduardo Bolsonaro, são uma repercussão do que disse o Pastor Silas Malafaia em áudios obtidos pela Polícia Federal após a apreensão de um dos celulares do religioso.
02:24No áudio, que a gente vai ouvir um trecho agora, Silas critica duramente Eduardo Bolsonaro ao pai dele, Jair Bolsonaro, por conta do lobby nos Estados Unidos, para que fossem impostas sanções ao Brasil em troca de benefícios ao ex-presidente.
02:40Malafaia classificou a atitude de Eduardo Bolsonaro como algo positivo ao presidente Lula e isso o levou, então, a duras críticas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro.
02:50Eu não sou a favor da taxação, não, mas tem que sentar para conversar sobre a anistia.
02:58Tudo a carta do Tumpra é para você.
03:01A faca e o queijo está na tua mão, ô c***.
03:04E nós não podemos perder isso, ô c***.
03:07E vem o teu filho babaca falar, ô c***, dando discurso nacionalista, que eu sei que você não é a favor disso.
03:15Eu não quero ver tirar de Lula.
03:17A questão não é econômica, a questão é liberdade e justiça contra essas pessoas presas.
03:23Essa injustiça contra mim, esse golpe que não existiu, esse é teu discurso, presidente.
03:29E aí agora a gente encerra essa participação, né, Evandro, destacando duas postagens de Eduardo Bolsonaro que a Polícia Federal acabou revelando no âmbito dessas investigações que tiveram também como alvo, como a gente explicou agora há pouco, o pastor Silas Malafaia.
03:48No primeiro destaque que a gente mostra, Eduardo Bolsonaro faz duras críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.
03:56Eu não vou ler literalmente aqui essas críticas ao governador de São Paulo porque existem alguns vocabulários ali, alguns termos impublicáveis.
04:06Então, quem tá assistindo a gente pela TV consegue ver que são críticas diretas a Tarcísio Gomes de Freitas.
04:13E quem nos ouve pelo rádio, eu digo que são críticas justamente ao fato de, na avaliação de Eduardo Bolsonaro, Tarcísio não tem sido fiel ao ex-presidente da República.
04:23E agora a gente mostra um segundo destaque, esse destaque mostra justamente então mais uma postagem de Eduardo Bolsonaro, agora uma postagem direcionada ao pai dele, um WhatsApp enviado ao pai dele, trocando então, inclusive xingamentos, mais uma vez termos impublicáveis.
04:44Eduardo Bolsonaro defendendo o lobby que ele está fazendo nos Estados Unidos em benefício do próprio pai, uma vez que ele faz essa defesa então porque teria recebido críticas de Jair Bolsonaro após essas críticas do pastor Silas Malafaia.
04:59Evandro.
05:00Agora, André Anneli, Silas Malafaia tem dito que a Polícia Federal virou a Gestapo de Alexandre de Moraes, Gestapo se referindo às forças militares que atuaram na época do nazismo para Adolf Hitler na Alemanha.
05:16Conta pra gente, Anneli.
05:17Exatamente isso, Evandro. O pastor Silas Malafaia fez mais críticas então à Polícia Federal, principalmente no âmbito dessa apreensão do celular dele.
05:30O pastor fez críticas também justamente à própria Suprema Corte, que estaria submetendo então às autoridades brasileiras, no caso à Polícia, àquilo que ele chama de caça à liberdade de expressão.
05:44E foi nesse contexto então que Silas Malafaia fez novamente essas críticas, fez uma comparação internacional histórica,
05:52para que justamente então acabasse fazendo novas críticas justamente à atuação das autoridades aqui no país, Evandro.
06:02Muito obrigado pelas informações, André Anneli. Um abraço pra você.
06:06O Bruno Musa, ali no diálogo entre Silas Malafaia e Jair Bolsonaro, a gente quase não conseguiu ouvir a frase toda porque tinha mais palavrão do que frase.
06:14E isso mostrou, digamos assim, uma fúria muito grande de Silas Malafaia com a atuação de Eduardo Bolsonaro buscando a sanção econômica contra o Brasil lá nos Estados Unidos.
06:25Numa outra mensagem também pouco amigável entre pai e filho, teve ali um VTNC, seu ingrato do caralho.
06:33Como é que você avalia toda essa situação, hein, Bruno Musa?
06:35Que agora vem à tona por divulgações dessas investigações da Polícia Federal, após o indiciamento, mais um, de Jair Bolsonaro e de Eduardo Bolsonaro.
06:46Bom, vamos lá. Boa tarde novamente.
06:48O discurso entre pai e filho, eu gosto muito da linha do que o Tarcísio comentou, que é um discurso privado de pai e filho, então fica entre eles.
06:56Se eles se tratam dessa maneira, eu não trato assim, obviamente, o meu pai e meus filhos, mas, enfim, é algo deles.
07:03Agora, o ambiente como um todo mostra, claro, está todo mundo muito irritado com tudo isso que está acontecendo.
07:12A flor da pele, realmente, porque ontem eu tive a oportunidade de depois o 3 em 1 participar do Pingo nos Isis e o Koba, como advogado, eu estava explicando bem esse ponto.
07:22O que nós vemos no Brasil hoje, veja, e eu sei que aqui tem algumas discordâncias a respeito disso e eu venho batendo na treca.
07:30Na minha opinião, uma ditadura clássica lá atrás não necessariamente se repete agora, mas há formas em que a gente percebe que todos os pilares da democracia no Brasil deixaram de existir.
07:41Eu, que sou um economista, atuo no mercado financeiro por conta de minhas redes sociais, onde eu debato ideias.
07:47A minha família já me chamou várias vezes num ambiente privado e falou, você não acha que você pode ser preso com o que você fala?
07:53E eu falei, ora, mas eu debato ideias. Agora, se um entorno familiar te preocupa em eu ser preso ou calado, o que quer que seja, porque eu debato ideias,
08:04claramente o ambiente não é propício para o debate.
08:07Então, quando a gente percebe essas pessoas que estão na linha de frente como um todo, e é, volto no que o Koba estava explicando ontem,
08:14que a gente pode entender que tudo isso que está acontecendo parte de um processo que muitos juristas, inclusive, dizem que sequer deveria estar existindo
08:24ou, muito menos, se existisse, não existir da forma como está existindo.
08:28Não deveria ser no STF, deveria ter toda a ampla defesa, tudo o que a gente vem falando aqui ao longo do tempo.
08:34Portanto, o que aconteceu ontem com o Silas Malafaia, me parece justamente isso, uma perseguição de alguém que tem ideias.
08:42Ora, não discordo com a ideia, ora ele fala mais duro, ora ele fala palavrão, nada disso, até onde eu sei, é crime.
08:48Claro que não.
08:49Nada disso é crime. Então, ele pode ter ideias controversas, mas ele estava voltando ao Brasil, ele não estava fugindo do Brasil, ele estava voltando.
08:58Mas eu acho que o problema apontado pela Polícia Federal não são as palavras, nem os diálogos, mas sim o que eles indicariam.
09:03Ou seja, algum tipo de união que favoreça Eduardo Bolsonaro para atuar contra o Brasil em busca de uma mudança na decisão
09:11que está em curso no Supremo Tribunal Federal e que sequer foi tomada ainda.
09:14Sem dúvida, Evandro, mas tem um ponto importante na Constituição brasileira que a investigação, ela é privada e o processo é público.
09:22E o que acontece no Brasil é o contrário. A investigação se torna pública e o processo se torna privado e muitos gastos do governo se tornam secretos, sigilosos.
09:30Então, aonde está a Constituição em meio a tudo isso?
09:33Ô, Piperno, você entende que haveria algum tipo de divulgação seletiva de informações que favoreçam a compreensão da opinião pública sobre o processo que está em curso?
09:43Olha, eu não sei se há divulgações seletivas, não, Evandro, não tenho convicção disso, não.
09:47Aliás, em 2016 se dizia muito isso, né? Inclusive se vazava conversa privada de presidente da República sem ordem judicial para isso.
09:57Então, no Brasil já aconteceram casos...
09:59É, a gente viu no que deu essa história toda, né?
10:01Pois é. Então, eu acho que...
10:03Anulação de várias sentenças.
10:05Perfeito, perfeito. Até porque foi feito sem ordem judicial.
10:09Ao contrário do que, pelo menos, acontece agora, né?
10:11Ordem judicial me parece que há.
10:13Agora, o que também essa série de diálogos revela é que, olha só o nível do entorno do presidente Bolsonaro.
10:28Independentemente do juiz de valor que eu possa fazer desse personagem, relação ao qual eu nunca tive, obviamente, muita simpatia e todo mundo sabe.
10:36Mas, além de toda essa questão de juiz de valor, é óbvio que alguém que depende desse nível de conselheiros, desse esgoto do seu entorno...
10:50Porque isso aí, o Silas Malafraude, Dudu Fujão, isso aí é um esgoto a céu aberto.
10:54Quer dizer, como é que dá para o sujeito ter realmente equilíbrio até para construir a sua defesa com gente desse tipo?
11:03E vejam só, né?
11:06Sobra para o governador Tarcísio, sobra para todo mundo que, de alguma forma, não comungue rigidamente por tudo aquilo que eles dizem.
11:14Quer dizer, eles se acham realmente os donos dessa fatia ideológica do país e os outros não passariam de franquias de satélites.
11:27Então, veja, será que o Silas Malafraude é realmente religioso?
11:32Porque, às vezes, eu, sabe, eu me questiono sobre isso.
11:36Você acha que religioso não fala palavrão?
11:37Não, não é isso, mas eu acho que tudo que ele...
11:40Assim, ele faz de tudo menos pregação religiosa.
11:43Eu não ouço ele...
11:44Eu não vejo nenhum áudio dele fazendo pregação religiosa.
11:48Eu ouço sempre ele nos comícios, ele nos eventos, ele nesses áudios, fazendo esse tipo de pregação absolutamente imunda.
11:57Ô, Gânio, eu quero tratar com você desse fio puxado pelo Piperno sobre o entorno de Jair Bolsonaro.
12:02Porque a relação dos filhos de Bolsonaro com o próprio ex-presidente sempre foi motivo de algum tipo de discussão e contradição.
12:11Alguns avaliando que eles seriam necessários, outros avaliando que, inclusive, eles atrapalhariam as decisões tomadas por Jair Bolsonaro.
12:16O que eu te pergunto é, a exposição desses áudios e dessas mensagens traz à tona, neste caso, um Jair Bolsonaro acuado por aqueles que, inclusive, estão ao seu redor?
12:28Porque houve sempre a construção de uma imagem de que o ex-presidente era protagonista, de que o ex-presidente tinha as decisões nas mãos,
12:36de que o ex-presidente estava à frente do grupo que ele lidera.
12:40Para você, essas últimas exposições mudam esse cenário ou não demonstrariam certo enfraquecimento de Bolsonaro ao ter a prisão domiciliar decretada pelo Supremo Tribunal Federal?
12:54Não, é claro que houve um enfraquecimento por conta dessas decisões tomadas pelo Poder Judiciário contra ele.
13:03Isso não significa um enfraquecimento político da sua força, da sua capacidade de mobilizar as massas.
13:12Agora, esses áudios mostram uma diferença de estratégia.
13:16Me parece que o Bolsonaro, ao longo dos anos, ele foi ficando mais político, mais pragmático.
13:25Numa das mensagens, ele diz para o filho, para o Eduardo, você é muito imaturo, não sabe como funciona a política.
13:32Eu acredito que o Jair Bolsonaro acabou ficando um pouco mais realista, entendendo que muitas decisões passam pelo Centrão, não é tão simples assim.
13:43Você precisa do diálogo.
13:45Ele, inclusive, menciona que tem dialogado com alguns ministros do STF.
13:51Uma das mensagens vazadas mostra isso e dizendo que os ministros também estão preocupados.
13:58Achei isso bastante interessante.
14:00Estão preocupados com as sanções colocadas pelo governo norte-americano.
14:04Por que deste vazamento também?
14:07Achei bastante simbólico.
14:09Agora, é claro que há um enfraquecimento porque ele não tem o poder de polícia, o Jair Bolsonaro.
14:15Quem tem o poder de polícia na prática, e o poder de polícia é o poder de prender, é o Supremo.
14:22Mas ele tem o poder político, que é a capacidade de mobilizar as massas.
14:29Mas, evidentemente, que nesse cenário, isso acaba o enfraquecendo.
14:33Zé Maria Trindade está lá em Brasília.
14:35Zé, seja muito bem-vindo.
14:36Uma ótima tarde para você.
14:38Eu quero entender se, no seu ponto de vista, essas imagens, esses áudios, as mensagens que foram divulgadas pela Polícia Federal,
14:46se elas demonstram algum tipo de contradição ou racha neste grupo.
14:53Porque, nas últimas mensagens que foram mostradas aqui, pelo nosso repórter André Anelli, de Eduardo Bolsonaro para Jair Bolsonaro,
15:01a gente tem a impressão de que há uma insatisfação sobre o reconhecimento do trabalho que Eduardo Bolsonaro está fazendo lá nos Estados Unidos pelo próprio pai.
15:09Então, ao defender outras figuras, Eduardo Bolsonaro, sou eu que estou me ferrando aqui,
15:14e o senhor fica dando palco para quem só busca politicagem em 2026?
15:19E ainda nessa edição do 3 em 1, a gente vai trazer uma fala de Tarcísio de Freitas sobre toda essa situação.
15:25Não é agora.
15:26Mas eu quero ouvir de você o que está acontecendo nesse entorno,
15:30e se há um risco de uma possível fratura nessa ligação,
15:36prejudicar ainda mais o ex-presidente e o processo do qual ele é alvo.
15:42Eu não encontrei um só político por aqui que aprovasse essa estratégia de Eduardo Bolsonaro.
15:50Alguns dizem assim, não estou entendendo isso.
15:53Boa tarde, Sine. Boa tarde a todos que nos acompanham.
15:56Boa tarde aos colegas aqui de bancada.
15:57Olha, acompanhando aqui as investigações de CPI, de Polícia Federal,
16:04acompanhando vazamentos aí, eu concluí que nem casamento resiste a uma quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico.
16:14Haverá um mal-entendido, um pix ali, uma depósito ali, um pagamento acular,
16:20um beijo que dá uma interpretação dúbia.
16:25Ou seja, não é à toa, não é à toa que, desde sempre, todas as constituições, todas as leis,
16:34preservam o sigilo das comunicações.
16:37Desde a época de bilhete, onde ia entregar o papel,
16:41o emissário não poderia ler que era violar uma correspondência e já era crime, né?
16:48Para você ter uma ideia de como todas as leis e constituições preservam essas comunicações.
16:53Quando se joga comunicações, assim, e recados íntimos, né?
16:59De família, de amigos ou até de colegas de trabalho, numa situação dessa,
17:06é claro que provoca constrangimento, provoca vários tipos de crimes, né?
17:14Até de crimes, porque são conversas privadas.
17:16Eu me lembro, numa CPI, que o então ministro Mário Magri, que era da Previdência,
17:21o Volney gravou para provar que existia corrupção,
17:27e num determinado momento, no meio da CPI, o ministro pergunta para o Volney,
17:31e aí, Volney, você está comendo muita gente?
17:33Aí foi aquele constrangimentão danado, né?
17:35Mas são conversas que alguns fazem no dia a dia, normalmente, pronto.
17:40Mas quando vai a público, aí vira isso aí.
17:44Mas traduz, traduz a dificuldade que o clã Bolsonaro está vivendo neste momento.
17:50Os deputados e senadores que apoiam o grupo Bolsonaro de qualquer maneira,
17:55por fora eles defendem, falam, até porque são dependentes do apoio dos votos do ex-presidente Bolsonaro.
18:03Mas, intimamente, eles dizem que não estão entendendo e não gostaram.
18:07E eles têm razão, porque, veja bem, o presidente Lula melhorou muito aí nas pesquisas,
18:14e uma parte importante é exatamente essa ideia de ir para os Estados Unidos
18:19e prejudicar a indústria nacional.
18:22E nessas conversas, a gente vê que não é o ex-presidente Bolsonaro.
18:27O que serviria para a defesa dele não é o grupo, mas é o Eduardo Bolsonaro.
18:33Por isso que o pai chamou de imaturo e recebe um palavrão de volta,
18:37e ele não é mais criança.
18:39Então, assim, a gente vê claramente que, primeiro, não se deve vazar e publicar...
18:46Isso é a polícia, a imprensa tem o dever de publicar, né?
18:49Mas aí a polícia e a justiça não deveriam vazar esses diálogos íntimos, né?
18:55Porque provoca constrangimento, no mínimo, né?
18:59Então, essa é a situação.
19:01Esse vazamento sempre prejudicou a todos e provoca uma discussão errada.
19:07Em vez de discutir qual é o crime, estamos aqui discutindo palavrão.
19:11É, exatamente, né?
19:12Isso traz uma interpretação pública de cada um.
19:15Então, a depender da maneira como você entende um palavrão
19:19e da construção que você tem ao longo da sua vida,
19:21você vai compreender também esse diálogo entre pai e filho.
19:23Então, assim, você vai compreender também esse diálogo.
Comentários