00:00O presidente do Conselho de Ética defendeu celeridade na análise de deputados que participaram de motim na Câmara, Vitória Abel.
00:09A mesa diretora da Câmara dos Deputados ainda estuda uma possível ampliação do prazo para a Corregedoria analisar as representações contra deputados de oposição que participaram da ocupação do plenário da Casa, antes de enviar os casos ao Conselho de Ética.
00:26O Corregedor Diego Coronel, do PSD, defende que os parlamentares possam se defender das acusações ainda na Corregedoria, o que poderia levar a um atraso de até 50 dias para que os processos cheguem ao Conselho de Ética.
00:42Se a demora ocorrer, o pedido de suspensão cautelar, ou seja, de afastamento imediato e temporário dos mandatos, pode perder a validade.
00:51Em entrevista à Jovem Pan, o presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochetti, defende que os casos cheguem ao colegiado nos próximos dias, para que as análises das suspensões cautelares de mandatos não percam o efeito.
01:05Então, a cautelar, tem que entender, é uma medida enérgica e tem que ser rápida, por isso, a cautelar.
01:13Eu imagino, como presidente do Conselho de Ética, que após 45 dias já não há mais porque nós termos pedidos cautelares.
01:21E sim, o rito normal no Conselho de Ética, assim, o relator pedindo por ouvir as testemunhas, a ampla defesa de quem está sendo lá representado no Conselho de Ética.
01:30O fato é que eu imagino que essa semana a gente deva estar tendo essas questões resolvidas.
01:35O Conselho de Ética está esperando receber essas representações para, aí sim, tomar as devidas providências.
01:40Após chegar no Conselho de Ética, um pedido de suspensão cautelar de mandato é analisado quase imediatamente.
01:48Se aprovado e depois o deputado cumprir o afastamento temporário, o colegiado volta a analisar o processo para entender se a medida cautelar foi o suficiente ou se o deputado deverá passar por novas punições.
02:02O deputado Fábio Schiochetti ainda explicou que um rito normal para análise costuma ser bem mais longo.
02:09Eu costumo ter muita tranquilidade quando a gente vai escolher os relatores porque, querendo ou não, suspensão e cassação, a gente está acabando com o voto de vários brasileiros que estão aqui.
02:21Mas também isso aqui não é terra de ninguém. A gente tem que ter muita cautela nos atos que são feitos dentro da Câmara dos Deputados.
02:27De fato, o corregidor teria 48 horas e pediu agora 45 dias para analisar.
02:33Então, eu imagino que o presidente Hugo Amesa, aqui da Câmara dos Deputados, vá definir e essa semana eu imagino que a gente ainda deva ter uma definição.
02:40Até esta terça-feira, 14 deputados estavam representados na corregidoria da Câmara.
02:47Mota direcionou as representações de autoria de deputados do PT, PSOL e do líder do Republicanos, Gilberto Abramo.
02:55Os pedidos variam entre perda de mandato e suspensão por seis meses.
02:59De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da Câmara, seguem para análise punições envolvendo os deputados
03:07Sóstenes Cavalcante, Nicolas Ferreira, Luciano Zucco, Caroline de Tone, Marco Feliciano, Domingo Sávio, Zé Trovão, Bia Kicis,
03:18Carlos Giordi, Paulo Bilinski e Júlia Zanatta, do PL.
03:22Também estão com representação na corregidoria os deputados Alan Garces, do PP e Marcel Van Raten, do Novo.
Comentários