Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 4 meses
A Petrobras anunciou a renúncia do presidente José Mauro Coelho. Em comunicado ao mercado, a companhia diz que o executivo "pediu demissão do cargo na manhã de hoje".

"A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora. Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado."

O Antagonista havia noticiado mais cedo que Coelho entregaria o cargo, diante da pressão do Palácio do Planalto e do Congresso, após o anúncio de novo reajuste dos combustíveis na semana passada. "Já deveria ter saído na sexta", disse um ministro do governo.

Em seu lugar, deve assumir Caio Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização. A demissão de Coelho deve ser acompanhada da saída de conselheiros da companhia e pode aliviar a pressão pela instauração de uma CPI sobre a política de preços dos combustíveis.

Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL​

Confira mais notícias em nosso site:
https://www.oantagonista.com​

Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista​
https://www.twitter.com/o_antagonista​
https://www.instagram.com/o_antagonista

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Bom, quem acompanha o antagonista desde cedo teve aí em primeiríssima mão a demissão do José Mauro Coelho, inclusive nós antecipamos que ele pediria demissão hoje e logo depois foi feito o anúncio oficial pela Petrobras.
00:16Então o José Mauro Coelho, que estava no cargo apenas dois meses, assumiu em abril o lugar do general Luni Silva e com a expectativa de que ele fosse colocar a mão na questão da precificação dos combustíveis, na política de preço dos combustíveis.
00:33Manteve a mesma política de paridade internacional que vem sendo adotada para importação, é preciso que a Petrobras explique por que não adota para exportação também, mas isso é outra coisa.
00:43O importante é que ele manteve essa política, por quê? Porque existem regras de governança na empresa, quem viola essas regras de governança pode ser punido no CPF, então é por isso que ninguém mexe, é por isso que não adianta trocar a presidente da Petrobras, pode colocar quatro, cinco, seis, sete, enquanto as regras atuais de governança se mantêm, não há como ninguém colocar a mão sem ser punido por isso.
01:10Até porque isso tudo tem impacto no mercado, uma companhia que tem capital aberto, então qualquer variação, qualquer notícia, qualquer fato relevante impacta diretamente nas ações na Bolsa, no próprio valor da companhia.
01:23Então tá aí o José Mauro Coelho, põe de novo na tela, por favor, a notícia da demissão, tá certo? Com a cartinha, na verdade o comunicado da Petrobras, dizendo que justamente lá naquele momento pediu demissão hoje de manhã e que a nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora.
01:46Logo depois veio essa nomeação de Fernando Borges para o cargo de interino, de presidente interino. A demissão do José Mauro Coelho, ela vem no rastro de uma pressão fortíssima do Palácio do Planalto, do Congresso, para que ele deixasse a companhia.
02:08Ele que assumiu já como uma... Ele assumiu no rastro de uma polêmica do Adriano Pires, que tinha sido indicado com o aval do Arthur Lira, mas o Adriano Pires teve aí um problema de conflito de interesse, porque era consultor no mercado de petróleo, então acharam que poderia dar algum problema.
02:28Ele acabou desistindo da indicação, né? Era ele e o Rodolfo Landim para o Conselho de Administração, para a presidência do Conselho de Administração.
02:36E aí então tiveram aí como saída o José Mauro Coelho, tá? Só que aí você teve o quê? Você teve a nomeação... Aí caiu o ministro, né? Caiu o ministro, o Bento, e assumiu o Adolfo Saxido.
02:50O Adolfo Saxido já veio com a proposta de privatizar, de botar essa questão da capitalização para frente, pediu a demissão do Mauro Coelho, inclusive foi indicado, já foi indicado formalmente pelo governo, um novo substituto, que é o Caio Paz de Andrade, que é hoje secretário de desburocratização do governo, lá do Ministério da Economia, ligado ali ao Paulo Guedes, tem a bênção da Tereza Cristina, enfim.
03:16Só que ele não consegue assumir, por quê? Porque ainda precisa do aval do Conselho de Administração, precisa da Assembleia de Acionistas, e o Mauro Coelho poderia ter aguardado até a Assembleia para entregar o cargo.
03:27Mas a pressão foi demais, foi demasiada, né? O Arthur Lira chegou a dizer que ele era ilegítimo no cargo, né? E o presidente da República também saiu em defesa aí da abertura de uma CPI para investigar ele e os outros diretores da Petrobras.
03:44Quer dizer, virou realmente um furdunço, uma confusão enorme. E aí o seguinte, quer dizer, em função desta confusão, da pressão política, do impacto disso no próprio mercado de ações, né?
03:58A Petrobras, ela é gigante no nosso mercado, que infelizmente é um mercado bastante precário.
04:02O fato é que a CVM, a Comissão de Valores Imobiliários, abriu, logo depois do anúncio da demissão, abriu um processo administrativo para investigar as informações sobre a divulgação de forma antecipada da renúncia do presidente da Petrobras.
04:18Durante o fim de semana, Jair Bolsonaro afirmou que a estatal perderia até 30 bilhões em valor de mercado.
04:23A investigação vai apurar se o Palácio Planalto já tinha informações acerca da saída de José Mauro Coelho.
04:29Este é o quinto processo administrativo relacionado à divulgação de notícias consideradas estratégicas por parte da Petrobras.
04:34Então, está aí.
04:38No lugar dele, assume então, está aí, o Fernando Borges.
04:43Fernando Borges, que é um profissional de carreira, um executivo de carreira da Petrobras, trabalha lá há mais de 30 anos.
04:53Ele era o atual diretor executivo de exploração e produção, uma das principais áreas, se não a principal área da Petrobras.
05:00Então, assumindo aí interinamente a presidência.
05:04E vai permanecer no cargo até a Assembleia de Acionistas, que deve formalizar o nome do Caio Paz de Andrade.
05:11Funcionário de carreira, o executivo trabalha na Petrobras, corrigindo aqui, há quase 40 anos.
05:17Tendo ocupado várias funções gerenciais na área de exploração e produção, incluído a gerência executiva do Campo de Libra e a gerência executiva de relacionamento externo.
05:26Atuou também como diretor do Instituto Brasil de Petróleo e Gás e Biocombustíveis entre 2016 e 2020.
05:32E há seis anos exerce a função de diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás, a BEP.
05:39Então, esse é o homem que está agora comandando a Petrobras de forma interina.
05:46Hoje, que foi um dia em que a Petrobras pagou a primeira parcela dos dividendos aos seus acionistas.
05:54O governo, que é acionista, recebeu 8,8 bi.
05:59Ao todo, a empresa definiu em maio que pagaria 48,5 bilhões, tanto em dividendos como em juros sobre capital próprio.
06:07E a União receberá, no total, 17,7 bilhões ao final do processo.
06:12Então, está aí o dinheiro que vai para o caixa da União.
06:15Muito bem.
06:19E aí, diante de todo o burburinho sobre possível congelamento ou não de preço,
06:22a Petrobras também teve de emitir uma nota ao mercado, um comunicado de fato relevante,
06:28para desmentir esses boatos.
06:30Então, realmente, é uma bagunça, uma confusão generalizada.
06:36Ela negou que seria discutindo internamente a proposta para reajuste de combustíveis,
06:40tratando, inclusive, de congelar reajustes nos preços por 45 dias.
06:43A proposta foi feita por Francisco Petros, um dos conselheiros da companhia.
06:49Se trata de iniciativa pessoal, com propostas de referir do conselho,
06:52que não foram discutidas internamente.
06:56Muito bem.
06:56E, no âmbito dessa confusão toda, o governo também prepara,
07:03já tem projeto pronto para a capitalização da Petrobras,
07:06a privatização no estilo Eletrobras,
07:08diluindo a participação estatal na companhia,
07:15que passaria a ter, majoritariamente, controle privado.
07:23Então, está aí.
07:24A gente já precisa entender um pouquinho esse processo,
07:26porque a ocupação dos espaços dentro da empresa,
07:32por exemplo, no conselho da Eletrobras,
07:36você tem já a eleição, a chapa,
07:39a apresentação de uma chapa para ocupar os novos,
07:44as vagas, os nove conselheiros abertos lá da Eletrobras,
07:46depois da privatização.
07:48Aí, o que você tem?
07:49Pessoas que estavam no poder público,
07:51ou que estão no poder público.
07:52Inclusive, uma das integrantes,
07:54secretária executiva do Ministério de Minas e Energia,
07:57número dois ali do SACSIDA.
07:59Regina Lúcia aí,
08:02colocando cem reais na nossa conta.
08:05Muito obrigado, Regina.
08:06Jornalismo sério e competente aqui,
08:08Papo Antagonista cada vez melhor.
08:09Muito obrigado.
08:29Legenda Adriana Zanotto
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado