Damares Alves entrou com uma ação popular na Vara Federal contra a decisão de Lula de nomear Wolney Queiroz como ministro da Previdência. A senadora alega que ele representa o grupo que ignorou as fraudes. Humberto Costa defendeu a indicação do presidente para o sucessor de Carlos Lupi.
Assista ao programa completo: https://www.youtube.com/watch?v=phJ55d92wCw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A senadora Damares Alves entrou com uma ação popular na Vara Federal contra a decisão do presidente Lula de nomear Valnei Queiroz para a vaga de ministro da Previdência Social.
00:12A Luciana Verdolim chega ao Fast News agora com informações sobre esse pedido.
00:16Luciana, muito boa tarde para você, seja bem-vinda, atualize a gente e o que alega essa ação.
00:25Boa tarde para todo mundo, um bom sábado.
00:27Olha, a senadora diz o seguinte, que na verdade Valnei Queiroz era número dois do Ministério da Previdência.
00:36Estava naquela reunião do Conselho Nacional de Previdência Social em que foram alertadas as autoridades de que haveria fraudes nos benefícios que estavam sendo repassados aos aposentados e pensionistas de todo o país.
00:50E assim como o Lupe, o ex-secretário executivo também não fez nada para tentar resolver o problema.
00:56Por isso, a senadora tenta impedir a posse que já foi a nomeação, já foi até feita no Diário Oficial da União, assim que foi feita a demissão de Carlos Lupe.
01:07Dentro da oposição, a avaliação é o seguinte, é preciso trabalhar para tentar alterar, para tentar mudar a questão envolvendo a gestão dentro do Ministério da Previdência e tentar conter as fraudes.
01:21O deputado Coronel Crisóstomo, que apresentou pedido de inclusive de uma CPI lá na Câmara dos Deputados para apurar o assunto, diz que a indicação na verdade foi trocar seis por meia dúzia, que não muda nada, que as denúncias não vão ser investigadas.
01:38Já o presidente em exercício do PT, o senador Humberto Costa, saiu em defesa da indicação do presidente Lula, disse que Volney conhece a estrutura do Ministério da Previdência, é um nome eficiente e o governo já está fazendo a parte dele para tentar resolver e ressarcir os aposentados que foram lesados.
01:59A gente tem a declaração do senador Humberto Costa.
02:03Eu acho que o objetivo do PL é tão somente se manifestar contra o governo, mas a escolha do ministro Volney Queiroz foi muito acertada.
02:14É um político sério que sempre teve uma conduta ilibada ao longo de toda a sua trajetória.
02:20É uma pessoa experiente, competente, preparada para exercer essa função, já tem experiência no próprio Ministério da Previdência.
02:30Eu tenho certeza que foi uma grande escolha do presidente.
02:34O PL, obviamente, tem o objetivo de criar o máximo possível de dificuldades para o governo.
02:40A senadora Damaris Alves, inclusive, acusa o presidente Lula de cometer ato administrativo nulo ao indicar para o cargo o nome diretamente implicado na omissão diante de fraudes bilionárias no INSS.
02:57Há o documento que foi encaminhado à Justiça Federal aqui de Brasília, pede também que seja encaminhada à Câmara dos Deputados um pedido para possível responsabilização do presidente Lula por crime de responsabilidade,
03:11instituindo multa diária de mil, de um milhão de reais, caso ele mantenha a nomeação do ex-vice-secretário-executivo do Ministério da Previdência, que já tomou posse lá no Ministério.
03:25Essa ação foi encaminhada à Justiça na madrugada deste sábado.
03:34Muito bem, muito obrigada pelas informações. Luciana Verdolim.
Seja a primeira pessoa a comentar