00:00Agora acabou de chegar uma informação da presidência da CPMI do INSS que Daniel Vorcaro apresentou um pedido para adiar ou flexibilizar seu depoimento à CPMI do INSS.
00:15Esse pedido, no entanto, não produz um efeito automático. A decisão sobre data, forma e realização da oitiva é de competência do presidente da CPMI, o senador Carlos Viana.
00:27Até o presente momento, nenhuma decisão foi tomada. O presidente encontra-se numa audiência. Está acontecendo agora a reunião entre o senador e o ministro Dias Toffoli.
00:38E após essa reunião, haverá uma atualização oficial sobre esse tema. Enquanto não houver decisão, a convocação de Daniel Vorcaro permanece válida.
00:48E o depoimento segue agora para termos definidos pela presidência da CPMI. Então a resposta agora da assessoria é que continua valendo o pedido de testemunha, de que Daniel Vorcaro vá prestar depoimento como testemunha.
01:02Mesmo a defesa já pedindo, feito esse pedido aí de adiamento ou flexibilização da data da presença de Daniel Vorcaro.
01:11Diego Tavares é uma estratégia? Estão tentando ganhar tempo?
01:15Eu acho que sim, Marcia. Mas seria muito interessante que o senador Carlos Viana deferisse esse adiamento, depoimento de Vorcaro.
01:23Porque se mesmo diante do adiamento, Daniel Vorcaro optasse por um habeas corpus para se manter em silêncio durante os trabalhos,
01:30eu acho que isso escancararia, de certa forma, uma má fé do ex-banqueiro em emprestar, de fato, as informações que podem conduzir à elucidação do caso
01:41e principalmente às figuras da política que devem estar envolvidas no caso do Banco Master.
01:48Uma coisa é o investigado, é a testemunha se valer do habeas corpus para na data designada ela se manter em silêncio.
01:55Agora, se ela pede um adiamento, sinalizando que com esse adiamento pode colaborar com as investigações,
02:02colaborar com o expediente parlamentar e mesmo assim opta também pelo expediente do habeas corpus e se manter em silêncio,
02:08eu acho que isso denotaria uma conduta de má fé de Vorcaro.
02:12Então, talvez, diante dessa estratégia, seria estratégico também por parte dos parlamentares,
02:17deferirem esse adiamento para avaliarem a conduta de Vorcaro.
02:20Porque entre o silêncio e o adiamento com alguma informação, talvez o adiamento seja mais interessante para o Brasil
02:27para que nós possamos chegar pelo menos a algum lugar com esse expediente parlamentar.
02:32Obrigada, então, pela análise, Diego e Mano. A gente volta com vocês já já.
Comentários