00:00A Câmara dos Deputados gastou mais de sete milhões de reais com auxílio moradia a parlamentares em dois mil e vinte e cinco.
00:08O benefício foi pago a cento e trinta e três deputados que ficaram excluídos da distribuição de apartamentos funcionais.
00:16É assunto da Júlia Fermino.
00:18Mais de sete milhões de reais.
00:20Esse foi o montante gasto pela Câmara dos Deputados no ano passado com auxílio moradia.
00:26O benefício foi entregue a cento e trinta e três deputados que não conseguiram apartamentos funcionais que são oferecidos pela Casa.
00:34Além dos salários, os deputados que ficaram de fora da distribuição dos imóveis receberam uma ajuda de quatro mil e duzentos reais por mês para pagar aluguel.
00:45Esse valor ainda pode ser complementado com até quatro mil reais da cota parlamentar usada para despesas do mandato.
00:53Desde o início da atual legislatura, em dois mil e vinte e três, os gastos com auxílio moradia já somam mais de vinte e um milhões e setecentos mil reais.
01:03Um benefício que, apesar de ter sido criado como temporário em mil novecentos e setenta, acabou se tornando permanente devido à falta de moradias funcionais.
01:13Atualmente, são quinhentos e treze parlamentares para só trezentos e noventa e nove apartamentos habitáveis administrados pela Câmara.
01:21Ministros e senadores também ocupam alguns imóveis, o que aumenta o déficit.
01:25Para tentar reduzir o problema e os gastos, a Câmara aposta na reforma de dois prédios residenciais na Asa Norte, em Brasília.
01:32Com a reforma, serão criados noventa e seis novos apartamentos.
01:37As obras devem custar cem milhões de reais e a previsão de entrega dos imóveis é maio de dois mil e vinte e sete.
01:44Os novos apartamentos devem fazer a Câmara economizar cerca de cinco milhões de reais por ano em auxílio moradia.
Comentários