Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O Ministério Público Eleitoral do Distrito Federal denunciou Eurípedes Júnior, ex-presidente do Solidariedade e do PROS, por lavagem de dinheiro. A acusação se baseia em um suposto desvio de R$ 36 milhões do fundo partidário.
Reportagem: Marília Ribeiro

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/nZ1qm0mLfXg

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Ministério Público Eleitoral no Distrito Federal denunciou Eurípedes Júnior, ex-presidente do Solidariedade e do PROS por lavagem de dinheiro, de Brasília, Marília Ribeiro.
00:13A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral do Distrito Federal contra o ex-presidente do Solidariedade e do PROS, Eurípedes Júnior.
00:24E mais 18 pessoas por lavagem de dinheiro, com base em um suposto desvio de 36 milhões de reais do fundo partidário.
00:34Entre os denunciados estão a esposa de Eurípedes Júnior, Ariely de Oliveira Coimbra Macedo, as filhas do político Jennifer Hanna Lima Macedo e Giovanna Iuli Lima de Macedo.
00:47Além da mãe de Eurípedes, Maria Aparecida dos Santos.
00:51De acordo com a denúncia, o grupo operava em três núcleos que eram distintos e interligados.
00:58O familiar, que seria o principal beneficiário dos desvios.
01:02O núcleo operacional, que era composto por pessoas de confiança e que ocupavam cargos considerados importantes no partido e em suas fundações, como por exemplo, a Fundação Ordem Social.
01:16Eles eram responsáveis por executar as fraudes.
01:19E por fim, o núcleo empresarial, composto por empresas de fachada e laranjas que emprestavam seus nomes e contas bancárias para movimentar o dinheiro desviado.
01:32Na denúncia, consta notas fiscais, pagamentos de planos de saúde e endereços de empresas de fachada que teriam sido usadas para lavar o dinheiro.
01:41Segundo a investigação, havia um padrão sistemático de desvios de verbas públicas mediante candidaturas fictícias e prestações de contas eleitorais fraudulentas, com movimentações bancárias incompatíveis com os dados que foram declarados e também a contratação de empresas sem efetiva capacidade operacional,
02:02cujos esses recursos financeiros retornavam de maneira indireta ao líder da organização.
02:08O documento traz elementos que reforçam, de acordo com o Ministério Público Eleitoral, a possível existência de uma organização criminosa com estrutura hierarquizada e com divisão de tarefas lideradas, supostamente, por Eurípedes Júnior.
02:25Essa é a segunda denúncia contra Eurípedes.
02:28Em junho de 2024, ele foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, apropriação em débita, furto qualificado mediante fraude de recursos do fundo partidário, falsidade ideológica eleitoral, peculato eleitoral por meio de desvio e apropriação de recursos.
02:49De Brasília, Marília Ribeiro.

Recomendado