00:00Um dos maiores debates do ano foi a segurança pública e o combate ao crime organizado, principalmente as atividades das facções criminosas.
00:10Alguns estados têm se destacado no setor e um deles é o Distrito Federal. Veja na reportagem de Janaína Camilo.
00:18As facções criminosas ampliaram nos últimos anos o poder e a influência em diversas regiões do Brasil.
00:24Grupos organizados que nasceram dentro do sistema prisional hoje comandam o tráfico de drogas, armas e até serviços ilegais fora dos muros das cadeias.
00:34De acordo com as Forças de Segurança do Brasil, essas organizações atuam de forma estruturada, com hierarquia definida, divisão de tarefas e estratégias para lavagem de dinheiro.
00:45A presença das facções é mais forte em estados do Norte e Nordeste, mas já se espalha por todo o país.
00:51Em entrevista exclusiva a Jovem Pão, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, fez uma avaliação sobre a atuação dessas facções no Brasil.
01:01Nós temos aqui no Distrito Federal um presídio federal e temos o complexo da Papuda, que são várias unidades prisionais, que são, no caso do DF, coordenadas pela Polícia Penal do Distrito Federal.
01:15E no caso do Presídio Federal, são a Polícia Penal Federal.
01:20Ambas instituições muito competentes e fazendo um trabalho muito forte no sentido de controlar as lideranças criminosas que estão dentro desses estabelecimentos.
01:29As disputas entre grupos rivais provocam um aumento nos índices de violência, especialmente nos casos de homicídio.
01:36Em muitas comunidades, moradores vivem sob constante ameaça e relatam toques de recolher impostos pelos criminosos.
01:44Além do tráfico de drogas, as facções também lucram com extorsões, assaltos, golpes virtuais e o controle de presídios.
01:52Especialistas apontam que a fragilidade do sistema carcerário contribui para o fortalecimento dessas organizações.
01:59O governo federal e os estados afirmam que operações conjuntas e uso de tecnologia tem resultado em prisões e apreensões recordes.
02:08Mas que mesmo assim o desafio permanece, conter o avanço do crime organizado e reduzir a violência na vida da população.
02:18Enquanto o combate segue nas ruas e nas investigações, comunidades inteiras aguardam por mais segurança e pela retomada do controle do território pelo poder público.
Comentários