Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente do Congresso Nacional de Honduras, Luis Redondo, afirmou categoricamente que não vai validar o resultado das eleições presidenciais realizadas no fim de novembro no país. A declaração lança o país em uma profunda incerteza política e institucional. A recusa em reconhecer o pleito sinaliza um agravamento da crise e possíveis conflitos entre os poderes.
Reportagem: Eliseu Caetano


Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/SeQHtqb6fMc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O secretário internacional, presidente do Congresso Nacional de Honduras, afirmou que não vai validar o resultado das eleições presidenciais realizadas no fim de novembro no país.
00:10O Eliseu Caetano está de volta aqui com a gente para atualizar informações em cima desse assunto. Pois não, Eliseu?
00:17Exatamente, Nonato. Aliás, assunto esse que estamos de olho desde antes das eleições aqui no Jornal da Manhã.
00:24Muito bom dia novamente para você, para a Soraya e para todos que acompanham a programação da Jovem Pan.
00:28Falamos ao vivo, direto dos Estados Unidos, sete horas da manhã com 17 minutos, neste momento aqui na Costa Leste do país.
00:35Temperatura de momento no sul da Flórida, 12 graus Celsius na manhã desta quinta-feira.
00:41Estamos acompanhando, como eu disse, desde antes das eleições, depois o dia fatídico e conturbado, o dia das eleições lá em Honduras.
00:50E agora veio essa novidade de que o Congresso Nacional do país, através da sua comissão permanente, anunciou que não vai validar os resultados da eleição presidencial que aconteceu no último dia 30 de novembro.
01:02Essa decisão, segundo os analistas políticos de lá e também daqui dos Estados Unidos, representa aí um choque institucional no país.
01:10O presidente do Congresso, Luiz Redondo, afirmou agora há pouco que o processo eleitoral foi, abre aspas, contaminado por pressões internas e externas e que teriam comprometido a liberdade dos votos, fecha aspas.
01:24Entre os fatores citados pelo presidente do Congresso estão a suposta interferência de grupos criminosos organizados, como as gangues do MS-13 e do Bario-18.
01:37Pressões também consideradas externas, incluindo comentários do presidente daqui dos Estados Unidos, Donald Trump, que vinha apoiando um dos candidatos.
01:46Também por lá, segundo ele, há alegações de irregularidades no sistema de transmissão de resultados e contagem que deixaram partes consideráveis dos votos em disputa ou, em alguns casos, revisão.
02:02Essa crise política e institucional que o país mergulha agora vem de uma maneira muito mais forte por conta dessa declaração, que só adiciona mais tensão a uma eleição já marcada por contagem de votos atrasados, muitos protestos no país e alegações de fraude.
02:23O Congresso, porém, vale a gente ressaltar, não tem atualmente todo o poder para anular automaticamente o resultado.
02:29A validação formal depende de outras instâncias também no sistema eleitoral hondurenho e há, nesse momento, um debate sobre o impacto real dessa decisão no processo final.
02:40Para a gente encerrar, só trazendo atitude de curiosidade, o que pode acontecer a partir de agora é potenciar o bloqueio da pós-presidencial até que haja aí uma solução institucional ou legal.
02:51E também a gente deve acompanhar mais protestos nas ruas de Honduras.
02:56Soraya, Nonato.
02:56Bom, Eliseu, a coisa no cenário internacional segue aí.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado