O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou neste domingo que o senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, não atua como porta-voz do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração surge em meio a especulações sobre uma possível chapa presidencial para 2026, encabeçada por Tarcísio de Freitas, com Nogueira como vice. Reportagem: Igor Damasceno
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/ZujOG20j-1s
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O senador Ciro Nogueira e o governador Ronaldo Caiado trocaram farpas ontem sobre as eleições de dois mil e vinte e seis.
00:08O Igor Damasceno tem aqui as informações pra gente.
00:11Essa incerteza sobre os possíveis nomes para as eleições acaba dividido de alguma forma a direita.
00:17Não, Igor, e aí essa troca de farpas que a gente verificou ontem, né?
00:21Com certeza, viu, Nonato? E o que a gente vê é que até o momento a direita brasileira ainda não tem o nome certeiro para disputar as eleições presidenciais do ano que vem com o presidente Lula a partir de outubro de dois mil e vinte e seis.
00:39O que a gente observa é que existe ali uma dificuldade de alinhamento para saber quais serão os nomes indicados e quem será esse candidato da direita para fazer oposição a Lula no pleito eleitoral do ano que vem.
00:52E o que já se fala aqui nos bastidores do Palácio do Planalto é que o presidente Lula vê ali um racha na direita e um desgaste na imagem dos principais líderes da direita brasileira.
01:04Essa situação entre o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressista, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, realmente expõe que existe ali um desgaste, uma falta de alinhamento entre os principais líderes da direita.
01:21O que aconteceu é que em entrevista Ciro Nogueira disse que só há dois nomes ali possíveis para o apadrinhamento de Jair Bolsonaro, que seria o próprio governador de São Paulo, Tassísio de Freitas, ou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
01:40Segundo ele, esses são os dois nomes mais fortes e que podem trazer uma boa oposição ao presidente Lula no pleito eleitoral do ano que vem.
01:48A direita brasileira aguarda quem será o candidato de Jair Bolsonaro, haja vista que o ex-presidente está inelegível e muita gente espera esse apadrinhamento.
02:00Ciro Nogueira coloca esses dois nomes somente como oposição, o governador do Paraná e o governador de São Paulo, apesar de que Tassísio de Freitas já disse que é pré-candidato à reeleição pelo governo do Estado.
02:13Só que isso despertou a ira do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que também é pré-candidato.
02:21Ele que já deu várias entrevistas dizendo que é pré-candidato da direita a respeito da presidência, da disputa presidencial do ano que vem.
02:31Ele utilizou as redes sociais e disse o seguinte, abre aspas,
02:34Então, uma crítica forte feita pelo governador de Goiás ao senador Ciro Nogueira, criticando não só o fato de que Ciro Nogueira já foi mais próximo do presidente Lula,
02:59mas o fato de que o capital político de Ciro Nogueira não é tão forte assim.
03:04Então, foi essa troca de farpas.
03:06Um tem uma preferência clara por outros candidatos, o outro não gostou desse sentido e acabou atacando, então, o senador Ciro Nogueira, que é o presidente do Partido Progressista.
03:18O fato é que o Brasil inteiro espera quem será o apadrinhado de Jair Bolsonaro, além de Ronaldo Caiado.
03:27À direita tem também Tarcísio de Freitas, tem Ratinho Júnior, tem também Romeu Zema, que é o governador de Minas Gerais,
03:35mas pode ser também que o apadrinhamento de Jair Bolsonaro seja pela própria ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que não está fora do páreo.
03:44Ela já disse que não quer ser presidente, quer ser primeira-dama, mas que está disposta a ser a porta-voz do marido nos quatro cantos do país.
03:53Disse isso em um evento do PL Mulher.
03:55Então, todos esses nomes são considerados fortes e aguardam o apadrinhamento de Jair Bolsonaro.
04:02Enquanto esse anúncio não é feito, a gente vê, então, esse racha na direita e alguns dos líderes dessa ala trocando farpas nas redes sociais.
04:12Voltamos ao estúdio.
04:12É só um esquenta para 2026, certamente a gente vai acompanhar outros cenários desse gênero na nossa política.
04:20Muito obrigado, Igor Damasceno, Direto de Brasília.
Seja a primeira pessoa a comentar