Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O ministro Guilherme Boulos foi criticado por fazer "turismo" na COP30 e virar "sommelier de açaí", em referência a um vídeo em que celebra a fruta. O corte contrasta a postura de Boulos com os problemas reais do evento.

Uma manifestação da sociedade civil, da qual participaram indígenas, terminou com feridos em frente à Blue Zone da COP30 em Belém, apesar de a organização garantir acordos prévios. Duda Teixeira analisa a postura de Boulos e a confusão gerada pelo protesto.

🕛 Transmissão ao vivo de segunda a sexta-feira às 12h. Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum programa! #MeioDiaemBrasília

Apoie o jornalismo Vigilante: 10% de desconto para audiência do Meio-Dia em Brasília.

https://bit.ly/meiodiaoa

🎧Ouça O Antagonista nos principais aplicativos de áudio, como Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, TuneIn Rádio e muito mais.

Siga O Antagonista no X:

https://x.com/o_antagonista

Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp.

Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo e muito mais.

https://whatsapp.com/channel/0029Va2SurQHLHQbI5yJN344

Leia mais em www.oantagonista.com.br | www.crusoe.com.br

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Uma manifestação da sociedade civil da qual participou um grupo de indígenas deixou feridos em frente à Blue Zone da COP30.
00:06A confusão aconteceu no início da noite desta terça-feira.
00:09O grupo fazia parte da Marcha Global Saúde e Clima, que diz ter reunido cerca de 3 mil pessoas.
00:15Elas saíram da Avenida Duque de Caxias, na área central de Belém, até a sede da COP30, em um percurso de 1,5 km.
00:21A entidade diz que cumpriu acordos previamente firmados com a organização da COP30. Vamos ver o vídeo.
00:30Entra junto! Entra junto!
01:00E falando em movimentos sociais, o agora ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, resolveu fazer um vídeo para celebrar o açaí.
01:28Vamos assistir!
01:58Droça aqui, você junta.
02:02Para a sobremesa, é com tapioca.
02:06Você vai, com um pedacinho do pirarucouco.
02:11E ó...
02:12Uma delícia, gente. Recomendo, venham para o Pará, para comer isso aqui, que é iguaria. Bem melhor que o açaí e sorvete.
02:25Duda Teixeira, boa tarde. O que você destaca?
02:27Boa tarde, Resc.
02:30Bom, essa ceninha do Guilherme Boulos, obviamente as pessoas estão criticando muito nas redes sociais, porque o Boulos, principalmente aqui em São Paulo, já tem aí uma peixa em volta dele, de que ele não trabalha.
02:46Vamos lembrar que aqui na campanha da Prefeitura de São Paulo, o Paulo Marçal mostrava lá a carteira de trabalho para ele.
02:54Então, tem já essa imagem de Bon Vivant, o cara que ocupava prédios e casas com o movimento dos trabalhadores sem teto.
03:05E aí, vai lá para Belém com essa desculpa de que precisa trabalhar e faz essa ceninha dele como Bon Vivant, curtindo a vida.
03:18Então, primeiro destaco aí um erro monumental da equipe de mídias sociais do Guilherme Boulos, que parece esquecer as críticas que o Boulos já está acostumado a receber.
03:32E aí, faço uma ligação entre esse vídeo do Boulos e o protesto que aconteceu, porque o Boulos vai para Belém prometendo uma das copes com maior participação popular.
03:46Então, o Boulos, nesse cargo da Secretaria-Geral do governo Lula, a missão dele é fazer a ponte com os movimentos sociais.
03:56Mas isso, obviamente, o Boulos só fala com o movimento social de esquerda, movimento social que apoia o governo Lula.
04:04Então, o Boulos foi para lá com essa missão de fazer manifestações e que, obviamente, não estamos falando aí de participação popular,
04:15porque se o povo entra lá na COP, não tem muito o que fazer, não vai sair dando opinião, decidindo coisa.
04:23A COP existe para que representantes dos vários países possam discutir e debater as metas para reduzir o aquecimento global.
04:34Então, o povo pode entrar ali só para assistir, não tem muito mais o que participar.
04:40Mas o Boulos vende essa ideia e é um cara que tem essa função, que é, no fundo, propaganda do governo Lula.
04:50E aí teve essa Marcha Global da Saúde pelo Clima, que foi uma manifestação organizada por várias ONGs e também por instituições que têm alguma ligação com o governo Lula.
05:07Então, pelo menos duas delas, a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que está ligada ao Ministério da Saúde e foi, em grande parte, instrumentalizada por esse governo
05:18para fazer propaganda do governo e também o Conselho Federal de Enfermagem, que é uma autarquia federal, mas é super parceiro ali do Ministério da Saúde.
05:28E várias ONGs também que estão acostumadas a mamar no Ministério da Saúde, no governo Lula, na ONU e na Organização Pan-Americana de Saúde.
05:37Então, essa turma é que faz essa manifestação.
05:41Então, obviamente, não é um protesto, eles estão indo ali só para falar, olha, precisamos nos preocupar com o clima, mas é super pró-governo, é de esquerda.
05:54E aí, quando a manifestação termina, uma turma que estava ali no meio, com bandeira da Palestina, outros ali de índio,
06:04a gente nunca sabe se é índio de verdade, se é gente vestida de índio, eles entram e fazem essa confusão na COP.
06:12Então, tem uma lição a tirar daí, que é o seguinte, o governo Lula só vê esse povo tutelado, um povo encabrestado,
06:22que você usa como massa de manobra para fazer propaganda do governo.
06:28O governo Lula, aliás, é especialista em fazer isso, quando teve um encontro no final do ano passado, no Rio de Janeiro, do G20,
06:35também tinha essa ideia, o Lula fala, vamos fazer um encontro do G20 com muita participação popular.
06:41O que é isso? É pegar essas organizações, esses movimentos sociais afins ao governo e fazer aí um movimento para o Lula, no final, sair bem na fita.
06:52Só que o que acontece? É que o povo não aceita esse cabresto, o povo não aceita só falar o que mandam ele falar.
07:03E aí, pode descambar e fugir do controle. Foi isso, então, o que a gente viu ontem lá na COP30.
07:11Duda, e será que vai sair alguma coisa positiva da COP30? Porque, até o momento, a gente tem visto só, parece confusão, problemas de infraestrutura.
07:19Tem algo positivo que pode sair do evento? Porque, no final das contas, nós estamos falando de uma conferência sobre as mudanças climáticas, um assunto bastante relevante.
07:25A gente acabou de aprender a comer açaí, como os paraenses. Tem gente que pode achar isso como uma coisa positiva.
07:32A gente aprendeu também que isso de cobrar muito caro da população e lucrar as custas do povo vendendo comida a preços de dólar para a população não dá certo.
07:47A população de Belém conseguiu improvisar um jeito ali de vender uma marmitinha a R$10.
07:54Então, achavam que iam lucrar muito dinheiro, ainda vão lucrar bastante, mas o povo também consegue encontrar os seus meios.
08:02O fundamental da COP30 é a questão das NDCs, as metas de emissões de gases que produzem aquecimento global.
08:11E aí, o Brasil, que está assidiando essa COP30, não é exemplo para ninguém.
08:15O Brasil não cumpriu as próprias metas que foram definidas no governo de Dilma Rousseff, que é do PT, mesmo partido do governo Lula.
08:26E tudo, a gente teve obras sem licença ambiental e todo esse gasto, esses aviões que vão para lá.
08:37No fim, a gente só está contribuindo para o aquecimento global.
08:39Tchau.
08:40E aí, o Brasil, que está noENN T
08:48É o Brasil.
08:53E aí, o Brasil
08:55É o Brasil
08:57É o Brasil
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado