A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liberdade provisória a Gabriela Cristina Elias de Jesus, de 25 anos, uma das 99 pessoas presas na megaoperação policial no Complexo da Penha, no fim de outubro. A decisão considerou não haver indícios de que a jovem, que trabalha como faxineira, tenha qualquer envolvimento com o tráfico de drogas. Reportagem: Rodrigo Viga
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/XVnsfnhGbRY
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A justiça do Rio de Janeiro concedeu liberdade provisória a uma faxineira de 25 anos que foi presa na mega operação da semana retrasada.
00:08A justiça aponta falta de provas na acusação de que ela teria envolvimento com o tráfico.
00:13O Rodrigo Viga tem os detalhes.
00:15Uma faxineira de 25 anos de idade que foi presa na mega operação na Penha no Alemão há cerca de duas semanas a ser solta pela justiça.
00:25Segundo o Poder Judiciário Fluminense não há qualquer comprovação de ligação de Gabriela Cristina Elias de Jesus de 25 anos de idade com o Comando Vermelho.
00:38Ela foi uma das quase 100 pessoas que foram presas na mega operação dos conjuntos de favelas na terça-feira da semana retrasada.
00:49Segundo relatos, traficantes de drogas em fuga teriam entrado na casa da faxineira de 25 anos de idade.
01:00Fugiram e os policiais em seguida foram até o local.
01:05Gabriela teria começado a filmar a presença dos agentes de segurança.
01:10Esse foi apontado como o motivo para a prisão de Gabriela Elias de 25 anos de idade.
01:18Ela passou por audiência de custódia e agora veio a decisão do Poder Judiciário de soltar a faxineira ajudante cozinheira de 25 anos de idade que tem uma filha de 6 anos.
01:32O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, falou nesta terça-feira sobre esse caso específico e garantiu que o governo e as polícias filomenenses estão tratando essa mega operação com a maior transparência possível e necessária.
01:51O grande ativo dessa operação tem sido a transparência.
01:55Se alguém errou, que esse erro seja demonstrado.
01:58Por isso, o Ministério Público está participando desde o planejamento, está fazendo a sua auditoria externa, assim como manda a decisão da DPF 635.
02:08Então, o cumprimento da decisão não quer dizer que ninguém errou.
02:12Quer dizer que se tem toda a transparência para apontar, inclusive, se alguém errou.
02:16Acho que esse tem que ser o grande ativo.
02:18Essa semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, fez à Justiça do Rio de Janeiro e ao governo fluminense uma série de questionamentos e, principalmente, pedidos extraordinários adicionais sobre a mega operação na Penha e no Alemão.
02:37O governo e a Justiça têm até o final dessa semana para se pronunciar.
02:42O governador Cláudio Castro classificou como natural essa postura do ministro Alexandre de Moraes e garantiu que esse tipo de procedimento, de atitude, em nada, vai inibir novas mega operações que já estão sendo programadas pelas forças de segurança.
03:01Os questionamentos eram muito naturais, até porque quando o ministro Alexandre de Moraes veio aqui, ele falou que ouviria os outros em seguida.
03:09E é normal que cada um tenha a sua perspectiva, a sua crítica, a sua demanda, a sua dúvida.
03:17Então, era super normal que isso acontecesse.
03:20No retardo em nada, o planejamento continua firme para a gente continuar combatendo a criminalidade dessas organizações narcoterroristas.
03:29O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou nesta terça-feira aqui no Palácio Guanabara de uma cerimônia de formatura de lideranças femininas que vão atuar em pelo menos setenta municípios do estado do Rio.
Seja a primeira pessoa a comentar