Como ficou o grid de largada da F1 no Brasil: https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/lando-norris-crava-pole-gp-sao-paulo-max-verstappen-cai-q1-gabriel-bortoleto-nem-participa/
Lando Norris, da McLaren, confirmou o favoritismo e vai largar na pole-position do GP de São Paulo. Na classificação realizada na tarde deste sábado (8) em Interlagos, o líder do Mundial de Pilotos comandou todos os segmentos da atividade e, com o tempo de 1min09s511 no Q3, chegou na sexta pole da temporada e a 15ª da carreira.
Assim como na corrida sprint, quem divide a primeira fila com o inglês da McLaren é o italiano Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. O novato adotou uma estratégia de não entrar na pista no início dos segmentos, e com o tempo de 1min09s685, registrou a melhor posição de largada da curta carreira na Fórmula 1.
Brigando pelo título mundial e se recuperando do acidente na sprint, Oscar Piastri, da McLaren, vai mais uma vez largar da quarta colocação. Desta vez, quem partirá à frente do australiano é o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que cresceu na reta decisiva e sai de terceiro. George Russell, da Mercedes, partirá apenas em sexto, batido também pelo francês Isack Hadjar, de Racing Bulls.
Liam Lawson, de Racing Bulls; Oliver Bearman, da Haas; Pierre Gasly, de Alpine e Nico Hülkenberg, de Sauber, completam o top-10. Heptacampeão mundial, Lewis Hamilton teve outra performance frustrante e sairá apenas em 13º, atrás também de Fernando Alonso e Alexander Albon.
Tetracampeão mundial, Max Verstappen foi um dos grandes choques da sessão. Sofrendo com a falta de aderência na Red Bull, o neerlandês amargou uma surpreendente eliminação no primeiro segmento da classificação ao cravar 1min10s403. Com 39 pontos de desvantagem para o líder Norris, o piloto precisa de uma recuperação semelhante a de 2024 para manter viva as chances de taça.
Depois do forte acidente na corrida sprint, Gabriel Bortoleto sequer participou da classificação em Interlagos. A Sauber até fez uma força-tarefa para consertar o carro do brasileiro, que chegou a se pesar e colocou o capacete, mas os esforços não foram o suficiente, e o piloto largará da última colocação, muito provavelmente dos boxes.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Seja a primeira pessoa a comentar